O que esperar do seu novo gato?
Um novo gato significa muita diversão — e muito trabalho também! Tem dúvidas sobre o que irá precisar na primeira semana? No primeiro mês? Escolha uma opção abaixo para ter uma noção do que o espera.
-
Na primeira semana:
Os gatinhos transbordam energia e curiosidade. Prepare-se para algumas mordidelas, arranhões, alguns acidentes e muita brincadeira. Para mais detalhes, consulte a linha temporal da vida de um gatinho.
Certifique-se de que a identificação e um microchip do seu gatinho têm as informações atualizadas.
Certifique-se de que tem tudo o que é necessário para o seu gatinho.
Os acidentes irão acontecer, por isso inicie o treino com a caixa de areia o mais rapidamente possível.
O seu gato pode já saber fazer as necessidades no local certo, mas poderá ser boa ideia
certificar-se de que sabe usar a caixa de areia até estar familiarizado com a casa.
-
No primeiro mês:
Os níveis de energia do seu gatinho irão começar a estabilizar, contudo este irá continuar a querer brincar muito. Antes de gastar o seu orçamento em brinquedos, tente construir alguns.
-
Nos primeiros seis meses:
Não irá demorar muito até que o seu gatinho alcance a etapa de adulto. À medida que vai demonstrando a sua personalidade, irá, sem dúvida, ver alguns comportamentos peculiares.
Durante a consulta no veterinário, não se esqueça de questionar relativamente a produtos de controlo de pulgas e carraças.
Poderá chegar um momento em que irá desejar passear juntamente com o seu gato, por isso prepare-se com esta lista de viagem com dicas úteis.
-
Na primeira semana:
O seu gato vai precisar de algum tempo para se adaptar ao novo ambiente e às novas pessoas. Seja paciente, pois este poderá ainda ter algumas dificuldades no uso da caixa de areia, podendo também estar ainda a esconder-se e a explorar os limites.
Até os gatos adultos podem fazer travessuras. Prepare a sua casa para a excitação.
Certifique-se de que a identificação e o microchip do seu gatinho têm as informações atualizadas.
Ajude o seu gato a sentir-se confortável, apresentando-o lentamente a outros animais de companhia e familiares.
O seu gato pode já saber fazer as necessidades no local certo, mas poderá ser boa ideia
certificar-se de que sabe usar a caixa de areia até estar familiarizado com a casa.
-
No primeiro mês:
À medida que o seu gato continua a adaptar-se à vida em sua casa, agora é uma boa altura para começar a reforçar rotinas e comportamentos saudáveis para o dia-a-dia.
O seu gato poderá ainda precisar de outras vacinas ou reforços, por isso pergunte ao seu veterinário durante a consulta.
O seu gato terá muita energia para queimar, pelo que deverá envolvê-lo em várias atividades.
-
Nos primeiros seis meses:
Nesta altura, o seu gato já estará habituado à vida em sua casa e a ser parte integrante da família. Depois de todas as apresentações, agora é uma boa altura de procurar novos ensinamentos e experiências para partilhar.
A personalidade do seu novo gato irá começar a revelar-se. Eis como compreender os seus comportamentos peculiares.
O seu gato irá, certamente, acompanhá-lo em aventuras na estrada ou mesmo aéreas. Prepare-se com esta lista de viagem com dias úteis.
O seu gato nunca será demasiado velho para começar a aprender coisas novas, por isso consulte este guia de treino de gatos como uma forma divertida de criar laços.
Neste momento, deve ter as bases de como cuidar de gatos!
-
Na primeira semana:
Os gatos mais velhos precisam de cuidados diferentes, à medida que envelhecem. A energia será provavelmente menor, mas a vontade do manter saudável mantém-se. Saiba como satisfazer as suas necessidades específicas.
Até os gatos mais velhos podem fazer travessuras, por isso prepare a sua casa para a euforia.
Certifique-se de que a identificação e o microship do seu gatinho têm as informações atualizadas.
Ajude a diminuir a ansiedade do seu gato apresentando-o lentamente a outros animais de companhia e familiares.
A maior parte dos gatos mais velhos já sabe onde fazer as necessidades, mas se não é necessário treinar o seu gato para usar a caixa de areia até este estar familiarizado com a sua casa.
-
No primeiro mês:
Embora seja menos provável que tenha de correr atrás dele, um pouco de atividade irá ajudar a manter os anos de ouro do seu gato sénior o mais saudáveis possível.
O seu gato poderá já não ser um gatinho, mas poderá ainda necessitar de outras vacinas ou reforços.
Os gatos mais velhos poderão já não ter a energia que tinham quando eram gatinhos, mas existem ainda várias formas de manter o seu gatinho sénior ativo.
-
Nos primeiros seis meses:
A personalidade do seu novo gato irá começar a revelar-se, pelo que compreenda os seus comportamentos peculiarespara lhe proporcionar os melhores cuidados.
Até os gatos mais velhos merecem a oportunidade de partir em aventuras, por isso prepare-se com esta lista de viagem com dicas úteis.
O seu gato nunca será demasiado velho para começar a aprender coisas novas, por isso consulte este guia de treino de gatos como uma forma divertida de criar laços.
Neste momento já deve ter todas as bases do cuidado de gatos.
-
O que preciso antes de adotar um gato?
Arranje espaço no seu orçamento para algumas necessidades, como:
- Coleira
- Chapinha de identificação
- Comedouro e Bebedouro
- Areia, pá e caixa de areia
- Transportadora
- Cama
- Escova
- Corta-unhas
- Brinquedos
- Veterinário
Existem também outros artigos que terá de adquirir regularmente. Por exemplo:
- Champô
- Produtos de controlo de pulgas e carraças
- Alimento para gato
- Desparasitantes internos
-
Como devo preparar a minha casa para o meu novo melhor amigo?
Antes de receber o seu gato em casa, deverá certificar-se de que todas as pessoas com quem vive compreendem como devem receber o seu novo amigo, bem como o que as suas novas responsabilidades implicam.
Lembre-se de que os gatinhos têm MUITA energia e podem querer arranhar móveis, saltar para cima de coisas e urinar fora da caixa de areia.
Em contrapartida, o nível de energia dos gatos mais velhos é, frequentemente, menor em comparação com o dos gatos mais novos, por isso defina as expetativas das crianças e de outros membros da família para não sobrecarregar o seu novo amigo. -
Após o primeiro ano, com que frequência o meu gato deve ir ao veterinário?
No mínimo, um gato saudável precisa de um check-up veterinário completo por ano. Os gatos podem esconder sinais de lesões e doenças, por isso cabe-lhe a si determinar o que é um comportamento "normal" para o seu gato e ficar atento a tudo o que pareça invulgar.
Descarregue a lista de verificação de check-up no veterinário
-
Que tipo de alimento devo dar ao meu gato?
Dependendo da etapa de vida do seu gato, deverá ajustar o seu alimento em conformidade.
Gatinhos (menos de 1 ano)
Especialmente elaborado para o seu estilo de vida enérgico e brincalhão, o alimento para gatinhos é formulado para alimentar a energia infinita de um gato jovem e apoiar o seu desenvolvimento saudável.
Gatos adultos (1-7 anos)
Os alimentos para gatos adultos precisam do equilíbrio perfeito de nutrientes – nem demasiado, nem insuficiente – para apoiar as necessidades nutricionais diárias de um gato.
Gatos mais velhos (mais de 7 anos)
À medida que o seu gato envelhece irá precisar de apoio adicional para reduzir o risco de doença renal, problemas de mobilidade e outras patologias associadas à idade.
-
Posso dar alimentos para consumo humano ao meu gato?
Ao contrário da crença popular, alimentar regularmente o seu novo gato com alimentos próprios para consumo humano pode originar obesidade, problemas orais, problemas gastrointestinais e hábitos alimentares difíceis de satisfazer. É também importante saber quais os alimentos tóxicos para os gatos antes de lhes dar seja o que for.
Em vez de lhe dar alimentos para consumo humano, pergunte ao seu veterinário qual a alternativa mais saudável para gatos.
-
Qual o custo de cuidar de um gato?
Independentemente da idade do seu gato, existe definitivamente um custo associado a proporcionar-lhes uma vida feliz e saudável. Segundo a loja americana de produtos para animais Pet Coach, de um modo geral, os custos de ter um gato rondam os 770 euros por ano, e isto não inclui idas inesperadas ao veterinário nem momentos de fraqueza em que não resiste em comprar um novo brinquedo para o seu melhor amigo. Certifique-se de que está pronto a cuidar do seu gato fisicamente, emocionalmente E financeiramente antes de decidir ter um amigo para sempre.
-
Porque é que o meu gato arranha tudo?
As unhas de um gato são uma parte muito importante das suas vidas, e parte da forma como interagem com o mundo. Não é de admirar que arranhem o mobiliário e outros objetos como forma de aliviar o stress ou mostrar ansiedade. Outra possibilidade é que o seu gato está simplesmente aborrecido! Invista num arranhador e não se esqueça de ser paciente.
-
Porque é que o meu gato continua a ter acidentes ou a vomitar?
As pessoas tendem a assumir que um gato, quando urina fora da caixa de areia, está a ser maldoso ou intencional, mas há razões menos maliciosas por detrás deste tipo de comportamentos. Urinar em objetos dentro de casa é frequentemente sinal de ansiedade, ou mesmo um possível problema médico que está a afetar o seu gato.
Os gatos também podem manifestar ansiedade sob a forma de problemas digestivos, por isso, embora seja fácil culpar o alimento que dá ao seu gato, uma das piores coisas que pode fazer para tentar melhorar o problema é mudar imediatamente o seu alimento.
O mais importante a não esquecer é não perder a esperança. À medida que o seu gato começa a sentir-se mais confortável em sua casa e depois do seu veterinário descartar quaisquer possíveis problemas de saúde, este irá provavelmente voltar a fazer as necessidades na caixa de areia.
-
Onde encontro alimentos Hill's para gato?