petting a cat

O seu gato tem comichão, costuma coçar-se ou tem pele seca?

 

Idealmente, o pelo do seu gato devia ser limpo e fofo, ter um toque macio e suave quando lhe faz festas. Por isso, se detetar vermelhidão, tumefações, descamação ou outros sinais de irritação quando lhe faz festas, pode existir um problema de pele que requer tratamento. Esteja atento se o seu gato se coça mais vezes, se se lambe mais vezes ou se tem prurido com mais frequência.

 

 

Por que motivo os gatos têm comichão?

 

Os gatos têm pele seca e comichão por vários motivos. Se o gato apresenta sinais de irritação, consulte o seu veterinário, que irá diagnosticar qual o problema. O seu veterinário pode recomendar exames para identificar com precisão o que se passa com o seu gato. As causas comuns podem incluir:

 

Intolerâncias alimentares

podem ocorrer como reação a determinados tipos de proteínas nos alimentos do seu gato.

Outras alergias

O seu gato pode ser alérgico a alergénios "inalados", como pó, pólen, bolores, etc. Alguns tratamentos contra pulgas podem causar alergias de "contacto".

Parasitas

As pulgas, piolhos e ácaros podem causar irritação na pele. As mordidelas de parasitas são irritantes, fazendo com que os gatos se mordam e cocem, prejudicando a pele.

Desequilíbrios hormonais

O excesso ou a falta de determinadas hormonas podem predispor os gatos a problemas de pele. Estes desequilíbrios podem indicar problemas graves subjacentes que têm de ser identificados e tratados.

Infeções

As infeções bacterianas podem causar problemas de pele.

 

Problemas de pele no gato aos quais deve estar atento

 

 

cat lying on bed

ISe tem um gato, já reparou no esforço que faz para manter o pelo limpo. Devido ao seu aspeto bem tratado, porém, pode demorar algum tempo a identificar problemas de pele que possam estar a incomodá-lo. De facto, pode não reparar em qualquer tipo de irritação, a menos que identifique um destes sinais:

  • Manchas vermelhas, pontos ou borbulhas
  • Escoriações, crostas ou pele inflamada
  • Descamação ou pele seca
  • Perda de pelo
  • Mau odor da pele
  • Prurido, coçar, esfregar ou lamber

 

O que posso fazer para ajudar a resolver a comichão e prurido do meu gato?

 

owner petting his cat

Verificar a presença de parasitas

 

Examine bem o pelo e a pele do seu gato para ver se encontra carraças, pulgas, ácaros, piolhos ou outros parasitas. Se encontrar algum, peça ajuda ao seu veterinário e faça o tratamento adequado.

Russian Blue

Possíveis alergias

 

Se o seu gato estiver livre de parasitas e for saudável, o desconforto pode ser causado por uma reação alérgica a alguma coisa presente no ambiente, como pólen, pó ou bolores. Pode originar dermatite alérgica, inflamação da pele, e consequentemente lambidelas, coceira, perda de pelo, pele seca e escamada.

cat eating

Alimente bem o seu gato

 

Mesmo que a causa do problema de pele do seu gato não esteja relacionada com nutrição, pode ajudá-lo com alimentos de elevada qualidade, formulados especialmente para qualquer sensibilidade da pele. Procure alimentos que contenham proteína de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais e antioxidantes, todos estes nutrientes são importantes e podem ajudar a controlar e proteger a pele do seu gato.

 

Fale com o seu veterinário

 

Os problemas de pele podem ter diversas causas, desde parasitas a alergias, de desequilíbrios hormonais a bactérias, infeções, stress e muito mais. Consulte o seu veterinário sobre a saúde do seu gato e opções de tratamento.
Pergunte-lhe se mudar de dieta pode ajudar.

 

anchor

Cuidar do seu gato

ARTIGOS E FERRAMENTAS