Hill's Logotipo

Saúde digestiva em gatos

O que são problemas digestivos em gatos?

Um problema digestivo (ou gastrointestinal) é qualquer condição de saúde que impeça o seu gato de digerir corretamente os alimentos ou que altere a velocidade a que os alimentos passam pelo seu aparelho digestivo. Não ignore os sinais! Se o seu melhor amigo apresentar sinais de problemas digestivos, consulte imediatamente o veterinário.

Gato a brincar no sofá


Sinais de que o seu gato pode ter um problema digestivo

Os sinais mais comuns de problemas de estômago e digestivos nos gatos são fezes moles ou diarreia. Pode também notar alguns ou todos os sinais que se seguem no seu gato.

  • Vómitos

  • Regurgitação

  • Flatulência

  • Fraqueza

Os problemas digestivos crónicos podem ser um problema debilitante para muitos gatos e requerem exames e um diagnóstico completo por parte do veterinário.

Exemplos de problemas digestivos comuns

Os problemas digestivos podem ocorrer por vários motivos, e todos podem fazer com que o seu gato se sinta mal. Lembre-se que a diarreia pode ser difícil de detetar nos gatos que fazem as necessidades no exterior. Se suspeitar que o seu gato está a ter problemas, vale a pena providenciar uma caixa de areia para que possa ver o que se está a passar. Abaixo estão alguns dos problemas digestivos mais comuns observados em gatos.

 

Gato numa mesa de veterinária ao lado de um veterinário
  • Gastroenterite aguda

    Esta é a causa mais comum de "problemas de estômago" em gatos. Normalmente consiste em vómitos e diarreia que começam subitamente. Pode ser causada por muitas coisas, como ingerir algo desagradável (ou, como muitos gatos gostam de fazer, comer metade de um rato e deixar o resto para nós encontrarmos!), parasitas, vírus e bolas de pelo, para citar apenas algumas.

  • Enteropatia crónica ou doença inflamatória intestinal
    • Ao contrário dos problemas de início súbito que acabámos de mencionar, as enteropatias crónicas surgem mais lentamente e tendem a durar muito tempo. A diarreia e a perda de peso são sinais comuns. Mais uma vez, pode ter diversos motivos, como reações adversas alimentares, reações imunitárias e genética.

  • Colite

    O cólon faz parte do intestino grosso e quando fica inflamado, denominamos de colite. Normalmente, é uma doença muito caraterística e a maioria dos gatos apresenta os mesmos sinais clínicos: parece que precisam urgentemente de defecar, podem esforçar-se para defecar mas a quantidade é mínima e um dos sinais comuns de colite é sangue fresco e/ou muco viscoso nas fezes.

  • Obstipação

    Tal como acontece com os humanos, quando os gatos têm obstipação, têm dificuldade em defecar e, consequentemente, uma menor frequência em realizar as suas necessidades. A obstipação pode ter diversas causas. A ingestão de ossos pode tornar as fezes duras e difíceis de defecar, a presença de muito pelo, especialmente em gatos de pelo comprido, ou um intestino lento resultam também em fezes secas e de deslocação difícil. Algumas raças, como a Siamês, são mais predispostas a ter um intestino lento do que outras. Isto pode resultar numa doença chamada megacólon.

  • Pancreatite

    Esta é uma doença complexa nos gatos e pode ser difícil de diagnosticar com sinais vagos. Estes sinais incluem vómitos, letargia e falta de apetite. Nos gatos, pode parecer que vai e vem e, muitas vezes, está associada a outros problemas, como reações adversas alimentares e doença inflamatória intestinal.

  • Alergias alimentares

    Os gatos podem reagir mal a determinados alimentos por diversos motivos que, em conjunto, denominamos por reações adversas alimentares. As verdadeiras alergias alimentares são mais raras do que se pensa e tendem a ser causadas por proteínas presentes em alimentos como o frango, o peixe e o leite. As alergias alimentares podem causar vómitos e diarreia, bem como problemas de pele, como comichão e excesso de higienização.

Como pode ajudar?

Em primeiro lugar, se suspeitar que o seu gato sofre de um problema digestivo, fale com o seu veterinário sobre os tratamentos que podem ajudar. Pode ainda ajudar o seu gato reduzindo a quantidade de fatores de stress no seu ambiente com algumas destas sugestões:

Mulher de camisola cor de laranja com gato ao colo

Mantenha uma rotina

As alterações no ambiente ou na rotina do seu melhor amigo podem provocar problemas gastrointestinais. Proporcionar ao seu gato um ambiente calmo e seguro – bem como algum tempo de brincadeira regular –pode ajudar na ansiedade do seu gato.

Descubra os conselhos

Gato com criança

Acessórios

Parasitas como lombrigas e ancilostomídeos podem causar problemas gastrointestinais, por isso, se o seu gato tem tendência para explorar o exterior, certifique-se de que tem os cuidados preventivos adequados.

Saiba mais

Gato a comer alimento do comedouro

Tenha em conta a sua alimentação

Os alimentos preparados com ingredientes de elevada digestibilidade podem ser ideais para a dor abdominal. Pergunte ao seu veterinário sobre como mudar a alimentação do seu gato e como fazê-lo sem prejudicar ainda mais o seu estômago.

Descubra as opções

Produtos recomendados para gatos com problemas digestivos

Produtos recomendados para apoiar a saúde digestiva

Recursos e dicas

Para ajudar a proporcionar ao seu gato os melhores cuidados possíveis, consulte estes recursos úteis da nossa equipa de veterinários.