cat lying on the floor

Quais são os problemas gastrointestinais e digestivos do gato?

 

Uma perturbação digestiva (doença gastrointestinal) é um problema que impede uma digestão adequada ou altera o trânsito do alimento pelo trato digestivo. As perturbações digestivas são uma das causas mais comuns de visitas a clínicas veterinárias.

As perturbações digestivas podem causar desidratação, má nutrição ou outros problemas de saúde graves, pelo que é importante reconhecer os sinais e consultar o seu veterinário.

 

Quais são os tipos e causas das perturbações digestivas em gatos?

 

Há vários tipos de doenças digestivas. As causas de doenças digestivas variam entre a ingestão de alimentos diferentes ou não apropriados para gatos e inflamação dos órgãos gastrointestinais, sensibilidade ou intolerância alimentar ou sensibilidades, infeções ou falta de enzimas digestivas. Algumas raças de gatos, como Sphynx, Rex e Ragdoll têm mais tendência a sofrer de problemas digestivos específicos. O seu veterinário pode efetuar testes para determinar a causa precisa do problema gastrointestinal do seu gato.

 

As condições mais comuns, diagnosticadas:  

 

Gastroenterite aguda

Trato digestivo inflamado, normalmente a curto prazo. As causas podem incluir a ingestão de alimentos rançosos ou estragados, objetos estranhos, plantas tóxicas, parasitas internos, stress, alergias alimentares e outras condições clínicas.

Colite

A colite, é mais comum em gatos com menos de 5 anos, causa a inflamação do intestino grosso e resulta na passagem dolorosa de fezes frequentes. Se o seu gato sofre colite, pode conter muco e sangue. Muito frequentemente, a colite é causada por tumores ou pólipos, alterações alimentares, alergias (incluindo a alimentos), ingestão de corpos estranhos e outras doenças.

Diarreia

Causada por infeções, parasitas internos, stress, alterações na alimentação, restos de alimento ou guloseimas muito enriquecidas, restos do caixote do lixo e disfunção orgânica.  

 

Obstipação intestinal

Normalmente causada por desidratação, ingestão insuficiente de fibras, ingestão de pelo ou outros objetos estranhos, envelhecimento, tumores, traumas ou fraturas, doença da coluna vertebral, doenças nervosas no intestino grosso, doenças metabólicas ou doenças endócrinas, debilidade e falta de exercício.

 

Pancreatite

Inflamação ou infeção do pâncreas (uma glândula alongada e cónica que se situa atrás do estômago). As causas são muitas vezes desconhecidas. As potenciais causas são a redução do fluxo sanguíneo (devido a desidratação, ou outras doenças), infeções, doenças ou traumas.

Síndrome do intestino irritado

Normalmente associado a inflamação crónica e desconforto dos intestinos do gato, mas não diretamente associado a doença gastrointestinal. Algumas possíveis causas incluem intolerâncias alimentares e a capacidade do alimento passar de forma eficaz através do seu trato gastrointestinal. As doenças mentais também podem contribuir para este problema.

Insuficiência pancreática exócrina

Esta doença caracteriza-se por perda de peso, aumento do apetite e uma grande quantidade de fezes moles. A pancreatite crónica é a causa mais comum.

Má absorção do intestino delgado

A inflamação do intestino delgado afeta a absorção dos nutrientes e resulta em diarreia persistente, perda de peso e perda de apetite no gato.

 

 

 

 

 

O meu gato tem uma doença gastrointestinal ou digestiva?

 

 

cat lying on couch

Os sinais mais comuns de perturbações no estômago e doenças digestivas dos gatos são fezes moles ou diarreia. Também poderá identificar parte ou todos os sinais que se seguem.

  • Vómitos
  • Regurgitação
  • Flatulência
  • Fraqueza
  • Diarreia/obstipação intestinal

As perturbações digestivas crónicas podem ser um problema debilitante para muitos gatos e requerem exames e um diagnóstico rigoroso do seu veterinário.

IMPORTANTE: Se o seu gato tem diarreia ou vómitos, pode estar muito desidratado. Consulte o seu veterinário se notar algum destes sinais.

 

A nutrição pode ajudar

 

A nutrição digestiva adequada pode ajudar a aliviar problemas de estômago, a resolver diarreia e a melhorar a digestão. Se o seu gato apresentar sinais de perturbações digestivas, pergunte ao seu veterinário se deve mudar a alimentação do seu gato.

anchor

Cuidados com seu gato

ARTIGOS E FERRAMENTAS