Alimentos perigosos ou tóxicos para os gatos

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Quando trata-se do seu gato, quer garantir que lhe fornece o melhor alimento de modo a atender a todas as suas necessidades nutricionais. Por vezes, pode existir a tentação de lhe dar da sua comida e biscoitos especiais, mas deve ter em atenção que certos alimentos podem ser tóxicos para os gatos. De seguida segue uma lista de alguns dos alimentos mais tóxicos para os gatos.

Cebola e Alho

Cebolas, alhos e cebolinho podem causar danos aos glóbulos vermelhos do seu gato e provocar anemia. Estes alimentos geralmente são tóxicos quando consumidos em grandes quantidades, assim como quando estão presentes em outros alimentos, nomeadamente nas sopas. Se o seu gato apresentar sinais de letargia, fraqueza, redução de apetite, mucosas pálidas e urina com uma cor alaranjada a vermelha escura deve levá-lo de imediato ao veterinário

Tabby cat approaches woman by standing on the arm of a green and white plaid couch.

Ovos crus, carne crua e ossos

Assim como nos seres humanos, quando existe o consumo de ovos crus ou carne crua pode haver uma intoxicação por Salmonella ou E. coli. Os sinais da doença variam, mas podem incluir vómitos, diarreia e letargia. Salmonella e E. coli também podem ser transmitidas aos seres humanos, por isso é importante ter alguns cuidados, tais como lavar as mãos adequadamente após cozinhar e manter o seu gato longe destes alimentos crus. Os ovos crus também contêm uma enzima que pode causar problemas na pele e no pelo. Evite que o seu gato ingira ossos crus, pois pode engasgar-se, traumatizar o trato digestivo ou danificar os dentes.

Chocolate e bebidas com cafeína

É muito comum ouvir dizer que o chocolate pode ser fatal para os cães, contudo também pode ser tóxico para os gatos. O chocolate contém substâncias chamadas metilxantinas, que podem causar vómitos e diarreia, aumento da temperatura corporal, tremores musculares, ritmo cardíaco anormal, desconforto abdominal, sede excessiva e convulsões. Também se pode encontrar metilxantinas nas bebidas com cafeína, que tal como o chocolate não deve dar ao seu gato. Consulte o veterinário se o seu gato apresentar algum destes sinais. Em regra geral, o chocolate negro é mais perigoso que o chocolate de leite e o chocolate branco.

Álcool e massa crua

Bebidas alcoólicas e alimentos que contenham álcool podem ser perigosos para o seu gato. A ingestão pode causar vómitos, diarreia, tremores, desorientação, problemas respiratórios, coma e até a morte do animal. É também importante manter o seu gato longe de massa crua. A massa crua causa o aumento do tamanho do estômago ou a produção de álcool no estômago. Se suspeita que o seu gato ingeriu uma pequena quantidade de álcool, deve levá-lo imediatamente ao veterinário.

Leite e Laticínios

Apesar do seu gato gostar de beber leite, não é benéfico para a sua saúde. Os gatos têm dificuldade para digerir a lactose presente no leite, o que pode causar dores no estômago ou diarreia. A maioria dos gatos só está exposto à lactose quando ingere o leite materno. Dado que os gatinhos só ingerem leite materno por algumas semanas, no futuro, o seu sistema digestivo não está preparado para ingerir alimentos com lactose. Deste modo, apesar de alguns gatos não serem intolerantes à lactose, não é recomendável oferecer leite além do leite materno, devido à possibilidade de surgir problemas digestivos.

Uvas e Passas

Mesmo uma pequena quantidade de uvas e passas pode fazer com que o seu gato fique doente - pode até levar rapidamente ao desenvolvimento de insuficiência renal. Após 12 horas da ingestão, pode ocorrer, por vezes, vómitos. Outros sinais que podem surgir, mas após as 24 horas da ingestão, são letargia, diarreia, redução do apetite, diminuição da micção e dor abdominal. Deve manter as uvas e passas fora das bancadas e doutros locais que sejam acessíveis para o seu gato.

Alimento para cão

Embora o alimento para cão não seja tóxico para os gatos, é necessário fornecer um alimento diferente por forma a garantir que o seu gato recebe todos os nutrientes essenciais para a sua vida. O alimento para gatos deve possuir quantidades elevadas de vitamina A, taurina, ácido araquidónico e proteínas, o dos cães pelo contrário devem conter níveis baixos desses nutrientes. Os cães podem sobreviver com níveis mais baixos de vitamina A e proteína, enquanto que os gatos não. Os cães são capazes de produzir taurina e ácido araquidónico, aos gatos é necessário fornecê-los no alimento. Se os gatos tiverem deficiência de taurina, podem desenvolver doenças cardíacas, de visão e problemas dentários.

Como prevenir que os gatos ingiram estes alimentos perigosos

A vida e o bem-estar do seu gato dependem do tipo de alimento que ele consome. Manter os alimentos tóxicos e perigosos fora do alcance do seu gato, garante não só que eles consomem uma dieta equilibrada, mas também os ajuda a permanecer saudáveis.

Aqui estão algumas dicas fáceis para impedir que o seu gato ingira alimentos perigosos e tóxicos:

  • Coloque os alimentos fora do alcance do seu gato. Se o seu gatinho for muito curioso pode instalar fechaduras nos armários;
  • Não deixe que o seu gato suba para cima das bancadas da cozinha ou das mesas enquanto está a cozinhar ou a comer;
  • Não lhe dê da sua comida
  • Tenha uma atenção especial durante as férias. É provável que haja alimentos mais atraentes para dar ao seu gato, sendo que muitos podem causar desconforto abdominal ou outros danos na saúde do seu gato.

Se suspeitar que o seu gato ingeriu algum desses alimentos, deve levá-lo imediatamente ao veterinário. Enquanto que alguns desses alimentos podem causar apenas um leve desconforto ao seu gato, outros podem ser muito mais perigosos para a saúde dele. Em caso de dúvida, pergunte sempre ao veterinário.

PRODUTOS RELACIONADOS