O seu gato está a engordar?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Ser tutor de um gato significa assumir a responsabilidade pela saúde e bem-estar do mesmo. Uma parte vital desta relação é manter a balança equilibrada, a fim de garantir que o seu gato não tem peso a mais nem a menos. No entanto, pode ser um equilíbrio difícil de alcançar dado que o peso pode flutuar naturalmente como consequência das diferentes etapas de vida de um gato. Um gato esterilizado/castrado, por exemplo, poderá necessitar de menos alimento do que antes, e pode rapidamente tornar-se obeso ou apresentar excesso de peso se a quantidade ou o tipo de alimento não for alterado para corresponder às mudanças no seu corpo.

Nem sempre é simples, mas saber o que procurar e como pode ajudar através da alimentação e rotina diária, pode impedir possíveis riscos para a saúde antes que estes se desenvolvam.

Porque é que o excesso de peso é um problema?

De acordo com a Experto Animal, estudos demonstram que a obesidade reduz a esperança de vida dos gatos. Para além disso, os gatos com excesso de peso correm um maior risco de sofrer de várias doenças diferentes, tais como:

  • Diabetes
  • Artrite
  • Problemas do trato urinário
  • Tumores

Infelizmente, o excesso de peso também pode resultar num gato muito menos confortável e satisfeito, tornando incrivelmente difícil para ele levar uma vida feliz e satisfatória. É por isso que é seu dever:

  1. Manter o seu gato com um peso saudável
  2. Ajudá-lo a perder peso caso tenha excesso de peso

Como posso saber se o meu gato tem excesso de peso?

As verificações de peso regulares são um ótimo hábito a adquirir para o ajudar a detetar o aumento de peso do seu gato. Mas se o seu gato gosta de ser ocasionalmente acariciado, há outras coisas a que pode estar atento:

  • Existe um "avental" ou uma prega de gordura por baixo do abdómen e entre as patas posteriores?
  • Consegue sentir as costelas do seu gato se exercer uma ligeira pressão enquanto o acaricia? Se não, é provável que haja demasiada gordura.
  • Visto de cima, os ombros e o peito do seu gato devem ser mais largos e o flanco – a área entre as costelas e a pélvis – deve ser mais estreito, como uma cintura. Se estiver a olhar de lado, a silhueta do corpo do gato deve fazer uma linha ascendente à medida que passa do peito para o abdómen.

Porque é que o meu gato tem excesso de peso?

A maioria dos gatos tem excesso de peso devido a uma alimentação excessiva e é muito fácil perceber porquê. Aprendemos rapidamente o quão felizes se sentem com alguns biscoitos especiais ou novos alimentos.

No entanto, para que o seu gato volte a estar em forma, terá de reduzir as calorias e/ou aumentar os níveis de atividade. Ao reduzir as calorias, há alguns aspetos importantes a ter em conta. Pode ser perigoso simplesmente reduzir as quantidades do seu alimento normal, uma vez que pode acabar por reduzir os nutrientes, como vitaminas e minerais. Além disso, isto pode deixar o seu gato com apetite, frustrado e mais suscetível de mendigar por alimento, roubar ou ser agressivo.

Alguns conselhos para controlar o peso do seu gato

O seu veterinário é a melhor pessoa para o ajudar a definir um plano de alimentação saudável para um gato com excesso de peso, mas estas dicas também podem ajudar:

  • Os gatos devem comer várias refeições pequenas todos os dias. Se estiver muito tempo fora de casa, experimente um dispensador de alimento temporizado ou um brinquedo interativo.
  • Se o seu gato estiver a implorar por alimento, dê-lhe mais mimo e atenção.
  • Reserve um tempo todos os dias para brincar com o seu gato. Ofereça-lhes novos brinquedos ou use apenas papel esmagado.
  • Compre um arranhador alto ou um centro de atividades para incentivar o seu gato a trepar.
  • O simples facto de colocar algumas das refeições em locais diferentes ou num andar diferente da casa significa que o seu gato terá de se deslocar mais para obter alimento.
  • Cuidado com os biscoitos para gato – podem conter muitas calorias.
  • Peça ao seu veterinário que lhe recomende um alimento para controlo de peso.
  • Tente alimentar o seu gato com alimento em lata ou em saqueta, uma vez que estas podem ajudá-lo a sentir-se mais saciado e menos predisposto a procurar biscoitos ou a implorar por alimento.
  • Certifique-se sempre de que o seu gato recebe uma alimentação completa e equilibrada.

Embora a responsabilidade de manter o seu gato com um peso saudável seja sua, o seu veterinário pode dizer-lhe se o seu gato tem excesso de peso e orientá-lo no sentido de garantir que este se mantém feliz e saudável.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

Produtos relacionados