Quando deve começar a alimentar os gatinhos com alimentos sólidos?

minutos de tempo de leitura

Um perfil lateral de um gatinho malhado com a cabeça virada para a câmara, com os olhos e as orelhas atentos

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Para um melhor início de vida física e mentalmente, os gatinhos devem ficar com as suas mães até, pelo menos, às nove semanas de idade. Normalmente, quando leva o seu gatinho para casa, ele já deve ter feito o desmame total e estará a comer alimentos sólidos, quer sejam húmidos, secos ou, idealmente, uma combinação dos dois. No entanto, se a mãe e a ninhada forem suas, ou se os gatinhos tiverem ficado órfãos, poderá ter de proceder ao desmame você mesmo. Pode começar a fazê-lo por volta das três a quatro semanas de idade.

Trabalhar com a mãe e a mãe natureza

Se a mãe dos gatinhos estiver no local, o processo de desmame começa normalmente de forma bastante natural, à medida que os gatinhos começam a movimentar-se mais e a explorar o ambiente que os rodeia. Eles vão, literalmente, tropeçar no alimento da mãe e começar a explorar o sabor e a sensação do mesmo. O ideal é que a mãe já esteja a comer alimento para gatinho, pois esta é a melhor forma de garantir que tem as calorias e os nutrientes de que necessita para a lactação. Fale com o veterinário o mais cedo possível durante a gestação para saber mais sobre desparasitação, nutrição e quando e como passar a mãe do alimento para adulto para o alimento para gatinho.

A mãe pode não gostar muito que os gatinhos lhe roubem o alimento e pode até tentar dissuadi-los. Com três a quatro semanas, ou quando vir que este processo se inicia, consoante o que for mais cedo, pode começar a oferecer aos gatinhos o seu próprio alimento. Pode acrescentar um espaço para facilitar o acesso, ou criar uma pequena área separada da mãe para lhe dar também uma pausa.

É muito importante dar um alimento completo e equilibrado ao gatinho (que idealmente seria o mesmo que o da mãe). Pode dar alimento húmido, seco ou uma combinação de ambos, mas para começar, qualquer alimento que dê deve ser humedecido com um pouco de água morna antes da alimentação, para ser mais macio para a boca dos gatinhos.

O desmame tem de ser um processo gradual para evitar sobrecarregar o sistema gastrointestinal dos gatinhos, por isso comece por oferecer apenas uma pequena quantidade várias vezes ao dia. Pode colocá-lo num comedouro ou oferecê-lo na ponta do dedo. Para começar, os gatinhos andam sempre às voltas com o alimento porque não sabem realmente o que é. Isto é normal e vai ajudá-los a aprender, por isso seja paciente e limpe os comedouros com frequência, e os gatinhos se for necessário!

Com o passar dos dias, pode aumentar lentamente a quantidade de alimentos sólidos que dá e diminuir gradualmente a água adicionada aos croquetes até que estes sejam oferecidos secos. Assim que os gatinhos se habituarem ao alimento, devem começar a preferi-lo e tornar-se-ão comedores muito entusiastas, recorrendo mais à mãe para se abastecerem e para o conforto da amamentação. Quando estiver satisfeito com a aceitação do alimento e não houver problemas intestinais, pode alimentar os gatinhos ad libse quiser. Isto significa que podem comer várias vezes por dia, como e quando quiserem. Se não o conseguir fazer, o gatinho deve fazer, no mínimo, quatro refeições por dia, mas idealmente mais.

A mãe, tal como nós humanos, começará a transmitir aos gatinhos quando já está cansada de os alimentar e a sua produção de leite começará a diminuir. A maioria dos gatinhos deve estar a comer completamente alimentos sólidos entre as seis e as oito semanas e estar prontos para irem para as suas novas casas a partir das nove semanas.

Como é que se sabe se está tudo bem?

Para começar, os seus gatinhos devem ser pesados de poucos em poucos dias. O veterinário deve poder fornecer-lhe gráficos de crescimento para poder ver se estão a crescer como esperado. Quando bem nutridos e satisfeitos, os gatinhos dormem muito tempo e têm barrigas cheias e redondas. Se estiverem a chorar muito, não dormirem, ou parecerem magros, então algo está errado e uma visita ao veterinário é necessária.

Se os gatinhos tiverem ficado órfãos ou se houver um problema com o fornecimento de leite, peça ao veterinário uma fórmula de leite de substituição adequada e conselhos sobre como a dar. Não dê leite de vaca aos gatinhos; não é nutricionalmente adequado para os gatinhos e eles não serão capazes de o digerir.

Se estiver a criar os gatinhos à mão, siga o mesmo conselho de desmame e reduza gradualmente a quantidade de leite para gatinhos que está a oferecer entre as quatro e as oito semanas, à medida que os alimentos sólidos aumentam.

E por fim...

Os gatinhos devem continuar a comer alimento para gatinho até serem adultos, normalmente entre os nove e os doze meses. Os alimentos para gatinho são formulados para serem densos em calorias e nutrientes, a fim de apoiar o seu incrível crescimento. Após a esterilização, alguns gatos jovens podem começar a aumentar o seu peso com o alimento para gatinho e beneficiarão de um alimento formulado exatamente para esta etapa. Fale com o veterinário para saber quando e como deve mudar a alimentação dos gatinhos. Mas o mais importante é que não se esqueça de reservar algum tempo para ver os gatinhos a transformarem-se em adolescentes, ainda mais atrevidos e divertidos!

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA