Ajudar o seu gato a perder peso: Dicas de alimentação e exercício

Published by
minutos de tempo de leitura

Se o veterinário do seu gato lhe tiver dito que o seu gato está mais pesado do que devia, não se sinta sozinho. A International Cat Care diz que 39 a 52 por cento dos gatos no Reino Unido têm excesso de peso. E não é um problema apenas para os gatos ingleses: aproximadamente 60 por cento dos gatos nos EUA foram classificados como obesos em 2018, de acordo com a Association for Pet Obesity Prevention.

Mas como pode ajudar um gato a perder peso? O segredo é uma combinação de nutrição e exercício adequados. Siga estes passos durante o seu percurso para ajudar o seu gato a perder peso.

O meu gato tem excesso de peso?

Gato laranja e preto de pelo comprido com excesso de peso a olhar por uma janela.

Se não tiver a certeza se o seu gato tem excesso de peso, há uma forma simples de avaliar o seu tamanho em casa, sem precisar de uma balança! A World Small Animal Veterinary Association recomenda utilizar o Sistema de pontuação da condição corporal para ajudar a avaliar o seu gato. Existem três passos simples para identificar em que patamar o seu gato se encontra nesta escala de 1-9 (o 5 é o ideal).

  • Passe ambas as mãos, com as palmas para baixo, ao longo das laterais da caixa torácica do seu gato até às coxas.
  • Olhe para o seu gato de lado para obter uma boa visão do seu perfil.
  • Olhe para o seu gato de cima para ver a cintura.

Se não conseguir sentir as costelas do seu gato nem ver a linha da cintura, significa que o seu gato provavelmente tem excesso de peso. Para confirmar se o seu gato tem excesso de peso e para descobrir o seu peso ideal, leve-o ao veterinário para uma consulta de rotina e para excluir quaisquer motivos subjacentes para o seu aumento de peso.

Como ajudar um gato a perder peso?

Assim que souber que o seu gato tem excesso de peso, é da sua responsabilidade, juntamente com o veterinário, criar um plano nutricional e de exercício para o seu animal. Uma boa forma de pensar para o seu gato reduzir o peso é: " Comer bem, brincar mais."

Escolher o alimento certo para a redução de peso

Gato cinzento às riscas a dormir.

A nutrição desempenha um papel importante na perda de peso, mas antes de mudar o plano alimentar do seu gato, e especialmente antes de reduzir a quantidade de alimento que lhe dá, deve consultar um veterinário para evitar criar potenciais problemas de saúde. A Cats Protection avisa que nunca deve deixar o seu gato passar fome nem mudar para uma "dieta radical". Isto nunca é bom para ninguém e pode causar graves problemas no fígado. Embora este seja o pior cenário possível, qualquer mudança no plano alimentar do seu gato irá afetar a sua saúde, por isso, certifique-se de que efetua o planeamento com o seu veterinário caso pretenda ajustar a alimentação.

Apesar de poder encontrar alimentos "light" ou para "controlo de peso" numa loja de animais, é sempre importante falar com o seu veterinário para saber se estes alimentos são apropriados para o seu gato. Se o seu gato tiver de perder muito peso, o seu veterinário pode recomendar um alimento dietético que é formulado especialmente para ajudar o seu gato a alcançar um peso saudável. Estes alimentos tendem a ter um elevado teor de fibra e menos calorias por quantidade do que outros alimentos. Também são formuladas para fornecer proteína, vitaminas e minerais suficientes para garantir que o seu gato consegue perder peso em segurança, embora esteja a ingerir menos calorias por dia.

Por fim, se gosta de mimar o seu gato com recompensas, a melhor forma de melhorar a sua saúde é reduzir ou parar de lhe dar estas calorias desnecessárias. Embora possa pensar que o seu gato irá detestá-lo, o seu melhor amigo ficará igualmente feliz com miminhos extra e brincadeiras consigo.

De que forma o exercício físico pode ajudar

Um alimento nutritivo é apenas uma parte da perda de peso. Os gatos, normalmente, são seres sedentários, mas durante as horas em que está acordado, mantenha-o em movimento! Pense em si como o treinador pessoal do seu gato. Atire um pequeno brinquedo para que ele o possa perseguir ou crie um arranhador. Mesmo uma bola de papel amachucada irá entreter o seu melhor amigo. Varie as atividades de forma a manter o interesse do animal.

Quer combinar exercício com a altura de alimentação do seu gato? Considere adquirir um comedouro tipo puzzle. Estes comedouros especiais exigem que o seu gato se esforce por obter alimento, ajudando-o a queimar as calorias extra.

Impedir que o seu gato acumule quilos extra

Em média, uma taxa de perda de peso saudável para o seu gato é um e meio a dois por cento do peso corporal por semana. A PDSA diz que embora as embalagens dos alimentos forneçam um guia para a quantidade de alimento que deve dar ao seu gato, as necessidades de calorias diárias reais variam em função do tamanho, idade e saúde. E para a perda de peso, acrescentam que deve alimentar o seu gato com base no seu peso ideal, em vez do peso atual. Se não tiver a certeza sobre a quantidade de alimento que o seu gato deve comer para perder peso de forma saudável, é preferível aconselhar-se junto do seu médico veterinário. 

Estabelecer um plano de alimentação regular também é essencial para ajudar o seu gato a não aumentar o peso. Alguns gatos ficam satisfeitos com uma ou duas refeições por dia, enquanto outros preferem refeições mais pequenas e mais frequentes. Observe os seus hábitos alimentares para determinar as melhores práticas alimentares para o seu gato de forma a ajudá-lo a manter o peso ideal. O seu gato pode não ficar muito contente com estas mudanças inicialmente, mas irá apreciá-las a longo prazo. Afinal de contas, manter um peso saudável permite-lhe mover-se e brincar mais e ter uma melhor qualidade de vida.

Artigos relacionados

Produtos relacionados