Problemas associados ao excesso de peso nos gatos

Publicado por Chrissie Klinger
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Preocupado com o volume do seu gato? As pessoas percebem facilmente que ganharam peso quando as roupas começam a ficar apertadas, mas quando se trata do seu companheiro, cabe-lhe a si detetar os sinais de alerta. Se o seu gato precisar de perder peso, siga estas dicas.

Determinar se o seu gato tem obesidade

Uma vez que vê o seu gato todos os dias, nem sempre será fácil detetar uma alteração do peso, especialmente se o gato for de uma raça com pelo longo. Por isso, é muito importante monitorizar o peso do seu gato ao longo da vida. Descobrir se o seu gato tem tendência para aumentar ou perder peso concede-lhe uma grande vantagem para obter ajuda antes que seja tarde.

Pode não acreditar, mas a perda de peso também é preocupante. As oscilações de peso, em qualquer direção, podem ser causadas por problemas de saúde. Do mesmo modo, o peso do seu gato também pode causar problemas de saúde. Se o seu gato apresentar sinais de problemas de saúde, converse com o veterinário. O veterinário pode verificar se o seu gato precisa de perder peso para melhorar a saúde e descobrir se há outros problemas de saúde que possam preocupar.

Falta de atividade

Outro sinal de que o seu gato pode ter excesso de peso é quando está menos ativo do que o normal. Quando um gato é castrado ou esterilizado, começa a dar sinais de uma taxa metabólica mais lenta, o que significa que pode estar menos ativo e por isso necessitar de ingerir menos calorias. Se a quantidade de calorias ingeridas não for devidamente ajustada, o gato pode continuar a ganhar peso e ficar obeso.

A idade do seu gato também tem de ser considerada ao monitorizar o nível de atividade. Geralmente, os gatos mais velhos tornam-se menos ativos e por isso não precisam de comer tanto. Por vezes, os tutores que ajustam a alimentação dos gatos verificam que estes recuperam os níveis de atividade.

Está a alimentar o seu gato em excesso?

O primeiro passo para ajudar um gato a perder peso corretamente é controlar a quantidade de alimento que coloca no comedouro. Com a ajuda do veterinário, escolha um alimento completo e equilibrado que corresponda à idade e às necessidades nutricionais do seu gato. (Os gatos não devem ingerir alimentos próprios para consumo humano!)

Não tem a certeza da quantidade de alimento que pode oferecer ao seu gato? Comece por consultar as recomendações presentes na embalagem. Algumas gramas podem fazer uma grande diferença para o gato, pelo que é boa ideia pesar a porção numa balança de cozinha para assegurar a máxima precisão possível. 

O alimento ingerido diariamente pelo gato deve ser dividido por 4-6 refeições, se possível. Isso facilita a digestão e ajuda o gato a sentir-se saciado ao longo do dia. Os comedouros com temporizadores podem ser bastante úteis para poder realizar a sua rotina habitual e para manter o seu gato alimentado enquanto dorme!

Estabeleça com o veterinário a quantidade e a frequência exatas. Embora as indicações na embalagem ofereçam uma ideia geral, o seu veterinário é a melhor pessoa para determinar o tipo e a quantidade de alimento que o seu gato deve ingerir para perder peso ou manter um peso saudável. 

Quando estabelecer a quantidade correta de alimento num horário de alimentação adequado, o passo seguinte é integrar exercício adequado (mas divertido) na rotina do gato.

Ajude o gato a perder peso com exercício

Os ajustes alimentares por si só podem ajudar os gatos a evitar a obesidade, mas na maior parte dos casos, é necessário combinar a dieta com o exercício. Brincar com o gato é uma excelente forma de o estimular, incentivar o movimento e fortalecer o vínculo.

Os gatos são predadores naturais, pelo que é importante que o seu gato encontre formas divertidas de extravasar os seus instintos. Os tutores de gatos e cães podem divertir-se a criar jogos novos e criativos, como o jogo das escondidas ou mini pistas de obstáculos dentro de casa. Se não tiver em casa objetos simples com os quais o gato goste de brincar, uns brinquedos novos podem ajudá-lo a envolver-se e a preparar-se para se tornar mais ativo. Veja a nossa lista de jogos que pode jogar com o seu gato para o manter em movimento.

Comece por incentivar o seu gato a brincar alguns minutos várias vezes por dia. Nas semanas seguintes, tente aumentar para várias rondas de jogos todos os dias. Naturalmente, os gatos só gostam de brincar durante cerca de cinco minutos de cada vez, pelo que é melhor realizar vários jogos curtos em vez de forçar uma maratona de jogos. 

O aumento da atividade pode ajudar o seu gato com excesso de peso a perder peso e a manter consistentemente um peso saudável. Se mantiver uma alimentação correta e uma rotina mais ativa, o seu gato terá uma melhor qualidade de vida, algo que todos os tutores desejam para os seus companheiros.

Adote passos para manter um peso saudável

Manter o gato com um peso saudável não só melhora a sua qualidade de vida, como também permite poupar bastante dinheiro. De acordo com a PFMA, os tutores gastam milhões todos os anos para mitigar problemas de saúde causados pela obesidade. Se tiver um gato obeso, um gato que apresente sinais de alerta de excesso de peso ou apenas se preocupa com a possibilidade de o seu gato ficar obeso, adotar medidas para controlar o alimento que o seu gato ingere e o nível de atividade é benéfico para toda a família. 

Para que o seu gato mantenha um peso saudável, monitorize continuamente o nível de atividade, pese os alimentos ingeridos diariamente e peça ao veterinário que avalie regularmente o peso e as necessidades alimentares do seu gato. Considere também perguntar ao veterinário sobre um alimento especialmente formulado para gatos castrados ou esterilizados. Este alimento pode promover a redução da taxa metabólica do seu gato para minimizar a possibilidade de aumentar o peso.

Biografia da autora

Chrissie Klinger, Fotografia

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é educadora, mãe e uma tutora empenhada em manter um estilo de vida saudável e eco-consciente.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

  • O que causa o aumento de peso em gatos?

    154502253 O peso em excesso coloca o gato em risco de desenvolver problemas de saúde graves. O aumento de peso indica um incremento da gordura corporal e geralmente resulta do facto do gato comer muito e exercitar-se pouco.
  • O seu gato está a engordar?

    Cat playing with ownerw Descubra os sinais de alerta, os sinais clínicos e os tratamentos para a obesidade felina, como controlar o peso nos gatos e as doenças que afetam o seu gato.
  • O meu gato tem pele seca? - Dicas e conselhos

    Saiba como identificar os sinais de pele seca em gatos, o que poderá estar a causar a irritação cutânea e como pode ajudar a aliviar a pele seca do seu gato.
  • Como lidar com o problema de estômago do seu gato

    Muitos animais de companhia sofrem com dor abdominal de vez em quando. Embora os detalhes específicos por vezes não sejam uma leitura agradável, é importante saber o que esperar.

Produtos relacionados