Jogos divertidos para exercitar o seu gato

Published by
min read

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Partir a varinha mágica

Não é segredo que os gatos adoram pássaros. Ou melhor, adoram tentar caçá-los. Um brinquedo tipo varinha mágica com penas na ponta pode ser a solução mágica para transformar o seu pacato gatinho num caçador obstinado em minutos. Os brinquedos tipo varinha mágica são fáceis de encontrar tanto online como na maioria das lojas de animais. Ou tente fazer a sua própria utilizando um pau de madeira e corda ou fita resistente – basta amarrar algumas penas ou um brinquedo com penas na ponta da corda!

Corra!

Uma vez mais na linha de caça, esta brincadeira é um pouco mais elaborada. Um pequeno carro com controlo remoto (do tamanho de um rato!) pode proporcionar algum entretenimento hilariante para o seu gato - e para si, ao vê-lo a correr atrás do carro! Imita um rato real ao conduzir o carro por baixo de uma cadeira ou atrás de um sofá para "se esconder". Certifique-se de que supervisiona o seu gato de perto enquanto brinca com qualquer tipo de brinquedo com peças motorizadas; a segurança está em primeiro lugar!

Jogo das escondidas

Os cães não são os únicos animais que conseguem jogar a este jogo divertido! Comece com um jogo fácil, de forma a ser divertido e gratificante para o seu gato. Chame-o (a hora da refeição é a melhor forma de começar, se ainda não o fez) e veja como corre. Em seguida, vá para quartos diferentes e torne o jogo gradualmente mais difícil. Recompense os esforços do gato com o brinquedo preferido ou alguns croquetes. Para além de ser um jogo divertido que ensina ao seu gato que é divertido ir ao seu encontro, também é uma excelente forma de ensinar que venha quando é chamado!

Objetos que se movem misteriosamente

Este jogo brinca com a curiosidade natural do seu gato de uma forma extremamente divertida em que todos podem jogar! Amarre uma corda longa a um dos brinquedos preferidos do seu gato quando ele não estiver a ver (um rato de peluche funciona na perfeição, ou até mesmo um bocado de papel amachucado ou rolha saltitante). Segure numa ponta da corda, enquanto mantém o brinquedo no meio da sala. Um puxão forte na corda faz o brinquedo dançar e vai chamar a atenção do seu gato rapidamente! Ou, puxe lentamente o brinquedo no chão e ele virá a correr para investigar. Mantenha o seu gato em movimento, mas deixe-o apanhar o brinquedo antes de o arrumar.

Pesca de gato

Tal como o jogo acima, este envolve um brinquedo favorito e um longo pedaço de corda. Desta vez, atire o brinquedo por cima de uma porta, enquanto se esconde do outro lado. Tal como no típico "Jogo da Pesca" para crianças, estará a pescar o seu gato! Mantenha o seu gato a saltar ao tentar chegar ao brinquedo, deixando-o fazer uma grande captura antes de terminar o jogo, para que se sinta entusiasmado por jogar novamente da próxima vez. Quaisquer brinquedos com cordas devem ser guardados em segurança fora do alcance dos gatinhos entre sessões de brincadeira para impedir que os comam ou fiquem presos na corda.

Desfile de gatinhos

Em vez de colocar comedouros de imediato no respetivo lugar, primeiro caminhe pela casa, de modo a que o seu gato faça um "passeio" enquanto segue a comida. Dê um pedaço ou dois de vez em quando para o recompensar por o/a estar a seguir, assim não irá perder o interesse. Ainda melhor, combine a caminhada com alimentar o seu gato através de uma bola de dispensar croquetes em vez de utilizar a taça habitual, e alimente-o com ração húmida num prato raso em outras ocasiões. (Os gatos adoram ser alimentados várias vezes ao dia, por isso mantenha as quantidades reduzidas para que não ganhem peso).

Os humanos nunca são presas: Tenha cuidado – nunca deixe o seu gato utilizar os seus dedos, tornozelos, etc. como "presas". Caso contrário, estará a ensinar ao seu gato que caçar pessoas é apropriado. Uma vez que é doloroso e pode rapidamente tornar-se perigoso, já para não dizer que é um comportamento difícil de contornar depois de estabelecido, não o deixe sequer começar. Poderá parecer fofo quando é um gatinho pequeno, mas quando se torna num gato adulto e assume uma postura de caçador, com garras afiadas e caninos compridos, será tudo menos fofo!

Seja realista: Faça com que os movimentos dos brinquedos sejam realistas para o seu gato. Observe um rato ou pássaro real para ver como as presas atuam e se movem na realidade e, em seguida, certifique-se de que os brinquedos imitam isso, durante as vossas brincadeiras. Os vídeos são um excelente recurso; uma simples pesquisa na Internet apresenta milhares de exemplos.

Não tenha medo de pôr mãos à obra: Os brinquedos simples podem ser feitos em segundos utilizando coisas que já tem em casa. Os gatos aborrecem-se facilmente, por isso, ir mudando de brinquedos ou dar-lhes um brinquedo destinado apenas a alguns minutos de diversão é uma solução inteligente. Olhe à sua volta e encontrará dezenas de excelentes fontes de diversão gratuitas! Uma tampa de uma garrafa de plástico é um brinquedo divertido para andar atrás, que poderá simplesmente reciclar quando o gato se fartar. As caixas de cartão podem tornar-se castelos que precisam de ser conquistados e uma garrafa de plástico vazia (limpa e seca, claro) pode servir como um dispensador tudo-em-um de snacks e estimulação mental. O seu único limite é a sua imaginação! Uma rápida pesquisa na Internet também pode ajudar se não tiver muitas ideias.

Mantenha a diversão e varie, mas acima de tudo, mantenha a segurança.

Artigos relacionados