Obstipação em gatos: Sinais e causas

minutos de tempo de leitura

Um gato cinzento com o peito branco recebe festinhas na cabeça da sua dona carinhosa

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Tal como as pessoas, de vez em quando, os gatos podem ficar obstipados, o que não é agradável para ambos. Nem sempre é fácil detetar se o gato tem dores abdominais ou problemas intestinais, especialmente se fizer as necessidades no exterior, mas geralmente existem sinais a que pode prestar atenção.

O que é a obstipação?

Basicamente, a obstipação é o oposto da diarreia. As fezes ficam secas, duras e difíceis de expelir. Esta situação pode ser bastante desconfortável e, caso se prolongue por vários dias, os gatos podem sentir-se muito mal e infelizes.

Causas comuns de obstipação em gatos

Geralmente, os gatos são animais de companhia com poucas exigências, mas há vários fatores que causam obstipação. Vejamos quais são esses fatores e como detetar a existência de um problema.

Desidratação. Os gatos evoluíram de ancestrais que viviam em locais desérticos e quentes, pelo que são bastante bons a conservar água no corpo. Tal significa que tendem a não beber muita água, o que pode causar desidratação e fezes secas.

Isso é ainda mais provável que aconteça quando existem vários gatos em casa, em que o gato possa não ter igual acesso a alimento e água pela presença de um outro residente. Para assegurar que o seu gato permanece hidratado, coloque vários bebedouros à volta de casa para que tenha água sempre disponível onde quer que esteja. No mínimo, garanta que existe mais um bebedouro do que o número de gatos em casa. 

Hoje em dia, muitos gatos comem alimento seco por uma questão de conveniência, o que pode reduzir a ingestão normal de água. Oferecer alimento húmido, em lata e saqueta, é uma excelente forma de assegurar que o gato recebe bastantes líquidos. 

Ingestão de pelo. Os gatos adoram limpar-se e dedicam cerca de 30-40% do tempo em que estão acordados a cuidar desta importante tarefa. Enquanto alguns gatos que ingerem muito pelo podem vomitar uma ou duas bolas de pelo, algum pelo pode passar e causar obstruções.

Lesões e dores. As lesões, tais como fraturas pélvicas, podem causar estreitamentos no intestino grosso, dificultando a passagem das fezes do gato. Do mesmo modo, à medida que os gatos envelhecem e as suas articulações ficam rígidas, podem ter dores ao agacharem-se. Por isso, podem evitar fazer as necessidades com tanta frequência, o que faz com que as fezes fiquem demasiado secas.

Tumores. Alguns tumores nos intestinos podem bloquear a passagem das fezes, pressionando os intestinos desde o exterior ou ocupando espaço no interior.

Problemas nervosos. O conteúdo dos intestinos passa de uma extremidade para a outra através de contrações musculares denominadas movimentos peristálticos. Isso acontece involuntariamente, sem que se tenha de pensar nisso. Alguns gatos sofrem de problemas nervosos que podem prejudicar estes movimentos. Algumas raças de gatos, como os siameses, têm mais tendência a sofrer deste tipo de problemas. Esta pode ser a causa de megacólon, que faz com que o cólon se torne muito débil e dilatado.

Outros problemas. Outras condições, como doença renal, podem causar desidratação, cuja consequência pode ser a obstipação. 

Obesidade e falta de exercício. A obesidade e a falta de exercício podem causar obstipação, porque o exercício estimula o intestino a movimentar-se. 

Como saber quando o seu gato está obstipado?

Nem sempre é fácil determinar se o sistema digestivo do seu gato não está a funcionar como deveria. Os vómitos e a diarreia são sinais evidentes, mas a obstipação pode ser muito mais difícil de detetar.

Aspetos a ter em atenção:

  1. Se o seu gato usar a caixa de areia, preste atenção a alterações de frequência e consistência. Se verificar que de um momento para o outro não tem de esvaziar a caixa de areia com tanta frequência ou se as fezes parecerem ter um tamanho ou um aspeto diferente (duras ou esfareladas), pode ser um sinal de que algo está errado.

  2. Preste atenção ao esforço ou vocalização. Se o gato parecer estar a chorar ou passar imenso tempo na caixa de areia sem sucesso, deve consultar o veterinário o mais rapidamente possível. Este pode ser um sinal de obstipação que necessita de atenção, mas também pode ser um sinal de cistite ou bexiga obstruída, que constituem emergências médicas.

  3. Preste atenção se o gato defecar no local errado. Se o gato tiver dores, dificuldade em usar a caixa de areia ou estiver relutante em ir ao exterior defecar, pode estar obstipado.

  4. Mal-estar geral. A obstipação faz os gatos sentirem-se muito infelizes, tal como nós. Por vezes, o único sinal de que o seu gato está obstipado é o facto de parecer apático. O gato pode mostrar-se letárgico e desinteressado na brincadeira ou na companhia.

Com alguma sorte, o seu gato viverá uma vida com intestinos saudáveis, mas se detetar um problema, converse sempre com o veterinário. O melhor é jogar pelo seguro e tratar o problema antes que se agrave. É possível que a simples alteração do alimento seja suficiente para oferecer mais fibra ou mais hidratação ao gato, mas se existir uma doença subjacente, quanto mais depressa a descobrir melhor.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA