Cat

Quanto deve pesar o seu gato?

 

Meio quilo a mais pode fazer toda a diferença na saúde, bem-estar geral e qualidade de vida do seu gato. Todos os gatos têm um peso ideal de acordo com o tamanho e a raça, e o seu veterinário pode indicar-lhe qual é.

O excesso de peso pode causar depressão e menos tempo de diversão. Pode mesmo reduzir consideravelmente a esperança de vida do seu gato, em comparação com um gato de peso saudável. Os gatos com excesso de peso apresentam um risco acrescido de contrair doenças graves, como diabetes melittus, osteoartrite, cálculos urinários, doenças cardíacas, dificuldade de respiração e mesmo cancro na bexiga.

Perceber que o seu gato está a ganhar peso, pode ser difícil, pois é algo gradual. O importante é tomar medidas para ajudar o seu gato a reduzir o peso e a atingir um peso saudável.

 

O que causa excesso de peso nos gatos ?

 

O aumento de peso nos gatos é o resultado do aumento de gordura corporal. Isto normalmente é causado pelo consumo excessivo de alimento, especialmente quando combinado com falta de exercício. Mas há outros fatores que também podem contribuir.

 

Idade

Os gatos mais velhos são menos ativos, têm menos energia e necessitam de menos calorias. Por isso têm maior predisposição para o excesso de peso.

Raça

Algumas raças de gatos têm mais tendência para o excesso de peso. Isto é mais comum em gatos de raças mistas.

Género

As gatas têm mais tendência para o excesso de peso.

Problemas médicos

Um aumento de peso muito ocasional está associado a problemas médicos que podem exigir um tratamento específico.

Castração/esterilização

Estudos clínicos demonstraram que o metabolismo básico dos gatos esterilizados é menor. Gatos esterilizados necessitam de menos calorias. Gatos esterilizados ou castrados têm duas vezes mais risco de se tornarem obesos porque têm um estilo de vida mais sedentário. (As razões que justificam a castração ou esterilização são várias e importantes, simplesmente recorde-se de controlar o peso do seu animal.)

 

Alimentação em excesso

Os gatos com acesso livre ao alimento comem, como é óbvio, mais do que o necessário.

Alimentos desequilibrados

Muitos alimentos comerciais podem conter demasiado sal e gordura. Isto melhora o sabor, o que significa que o seu gato vai querer comer mais.

Hábitos alimentares

Os petiscos e as sobras das suas refeições podem levar à obesidade.

Falta de exercício físico

O excesso de alimento aliados à falta de exercício têm um resultado típico: obesidade.

 

Lembre-se que, mesmo que o seu gato não apresente sinais de excesso de peso, é importante que regularmente faça controlos de peso na clínica veterinária para garantir que mantém o peso ideal.

 

 

 

Sinais de excesso de peso no seu gato

 

 

petting a Cat

No período entre check-ups, pode efetuar um teste simples para verificar se o seu gato tem um peso saudável. Coloque as mãos no torax do seu gato: tem dificuldade em palpar as costelas ou é impossível senti-las? Se for o caso, é provável que tenha excesso de peso. Pode também identificar alguns dos seguintes sinais:

  • Perda de cintura normal
  • A coleira tem de ser alargada
  • Dificuldade de locomoção
  • Movimentos lentos
  • Falta de ar
  • Mau humor
  • Maior número de horas de sono do que o normal

 

Tome medidas para que o seu gato reduza o peso

 

Além de fornecer a nutrição correta ao seu gato, a prática de exercício físico com regularidade vai ajudá-lo a reduzir o peso de forma saudável. Seguem-se algumas sugestões de exercício físico e treino que pode fazer em conjunto com o seu gato:

 

black cat

Brincar

 

Dar alguns brinquedos caseiros ou de lojas da especialidade para animais pode encorajá-lo a mexer-se.

cat lying on bed

Apanhar a luz

 

Aponte uma lanterna de luz branca para a parede e veja como reage. Não utilize um laser de luz vermelha, pode afetar a visão do gato.

hanging a cat

Passeios rápidos

 

Experimente passear o seu gato com uma trela. As trelas para gatos estão disponíveis em lojas de animais. Quando estiver ao ar livre, incentive o seu gato a saltar e a brincar com "brinquedos" naturais, como montes de folhas.

anchor

Woman hanging a cat

PEÇA CONSELHO AO SEU VETERINÁRIO

 

A dieta do seu gato talvez seja o fator mais importante para ajudar a manter o seu peso ideal. Peça ao seu veterinário que recomende um alimento para redução de peso e que defina a quantidade diária. Faça os possíveis para cumprir esse regime, pois se o seu gato já teve excesso de peso é mais propenso a engordar.

É conveniente que o seu gato siga um programa de controlo de peso que tenha por base uma boa nutrição, exercício físico e pesagens regulares.

Cuidar do seu gato

ARTIGOS E FERRAMENTAS

 

 


Comece o caminho para recuperar o peso ideal do seu gato 

 

Se o seu gato já tem problemas de peso, há muito que pode fazer para melhorar a sua condição corporal 

 

Ver menos