Um ou dois quilos a mais podem ter impacto na saúde do seu gato
O excesso de peso pode predispor a menos tempo para brincadeiras, depressão e aumento do risco de vários problemas de saúde graves. Infelizmente, o aumento de peso ocorre frequentemente de forma gradual ao longo do tempo, pelo que nem sempre é evidente quando é altura de agir.
Gatos com excesso de peso têm maior risco de desenvolver problemas de saúde graves
Como identificar se o seu gato tem excesso de peso?
O seu gato pode parecer bem, mas o peso ideal varia dependento do seu tamanho e raça. O veterinário poderá dizer-lhe se o seu gato tem excesso de peso.
Sinais de que o seu gato pode ter excesso de peso:
- Perda de uma cintura definida
- Necessário alargar a coleira
- Movimentos mais lentos
- Falta de ar
Verifique o peso do seu gato
Entre consultas de rotina, pode fazer um exame simples para ver se o seu gato mantém um peso saudável. Coloque as suas mãos em ambos os lados do seu gato — as suas costelas são difíceis de sentir ou até mesmo impossíveis de sentir? Se assim for, é muito provável que tenha excesso de peso.
Sinas de que o seu animal de companhia está com baixo peso:
As costelas, a coluna vertebral e os ossos da anca são visíveis à distância e não existe gordura corporal percetível.
Sinais de que o seu animal de companhia tem um peso saudável:
As costelas podem-se sentir facilmente sem excesso de gordura, e pode ver-se a cintura por trás das costelas a partir de cima. A prega abdominal está presente.
Sinas de que o seu animal de companhia tem excesso de peso:
Não consegue sentir as costelas, pois estas estão revestidas por gordura. Os grandes depósitos de gordura encontram-se no pescoço, peito, coluna vertebral e na base da cauda. A cintura e a prega abdominal estão ausentes.
Ainda não tem a certeza?
Faça o nosso teste L.O.V.E. para descobrir. Receberá ainda um relatório de peso personalizado para o seu animal de companhia, que poderá partilhar com o seu veterinário.
Porque é que ter excesso de peso importa?
O aumento excessivo de peso pode reduzir significativamente a esperança de vida do seu gato comparativamente com um animal de companhia com peso saudável. Gatos com excesso de peso podem também ter um maior risco de desenvolver problemas de saúde graves, como diabetes mellitus, osteoartrite, cálculos urinários, doenças cardíacas, dificuldades respiratórias e até cancro da bexiga.
O que causa o aumento de peso em gatos?
O aumento de peso em gatos é o resultado de um aumento da gordura corporal. É normalmente causado por uma alimentação excessiva, especialmente quando combinada com a falta de exercício físico, mas podem existir outros fatores que contribuem para isso:
Idade
Os gatos adultos maturos têm tendência a serem menos ativos e necessitam de menos calorias, por isso uma nutrição formulada especificamente para a sua idade é vital para cuidar do seu peso e saúde.
Raça
As diferentes raças de gatos podem ter metabolismos diferentes, o que significa que algumas raças são mais predispostas a ter excesso de peso.
Esterilizar
Estudos clínicos mostram que as necessidades energéticas de gatos esterilizados são mais baixas e que estes necessitam de poucas calorias.
Problemas de saúde
Muito ocasionalmente, o aumento de peso está associado a um problema de saúde que pode exigir um tratamento específico.
Sobrealimentação
O consumo de mais calorias do que as necessárias pode contribuir para o aumento de peso. Isto pode dever-se a quantidades ilimitadas ou inconsistentes de alimento.
Hábitos alimentares
Dar restos e "alimentos próprios para humanos", ou demasiados biscoitos, pode levar à obesidade.
Género
As fêmeas são mais predispostas ao excesso de peso.
Falta de exercício
Alimentos em excesso e muito pouco exercício podem ter o mesmo resultado.
Descubra o que estes alimentos realmente significam para o seu animal de companhia
Experimente o nosso Conversor de Calorias para animais de companhiaTome medidas para ajudar o seu gato a perder peso
Para além de alimentar o seu gato com uma nutrição correta, promover um exercício regular ajudará a manter um peso saudável. Ficam aqui algumas dicas de exercícios para que possam exercitar juntos.
Brincar com brinquedos
Oferecer ao seu gato alguns brinquedos comprados ou feitos por si encoraja-o a movimentar-se.
Apanhar a luz
Reflita uma luz branca nas paredes e deixe o seu gato brincar. No entanto, cuidado para não usar um laser vermelho — pois pode danificar os olhos do seu gato.
Caminhadas para exercitar
Experimente levar o seu gato a passear com uma trela. Trelas para gatos estão disponíveis na sua loja para animais. Enquanto estiverem no exterior, tente encorajar o seu gato a saltar e a brincar utilizando "brinquedos" naturais como montes de folhas.
Escolher o alimento certo para redução de peso
A dieta do seu gato é talvez o fator mais importante para o ajudar a manter um peso ideal. Peça ao seu veterinário que lhe recomende um plano de perda de peso, incluindo qual o alimento e a quantidade, e faça o seu melhor para o seguir.
Isto é fundamental porque, se o seu gato teve excesso de peso, pode ter predisposição para o aumento de peso. O seu gato deve ter um plano de controlo de peso contínuo baseado numa alimentação ideal, exercício, consultas regulares e pesagens.
Produtos relacionados para animais de companhia saudáveis com predisposição para o aumento de peso
Produtos relacionados para animais de companhia com excesso de peso ou obesidade
Recursos e dicas
Para obter mais informações sobre o estado do seu gato - e para o ajudar a prestar os melhores cuidados possíveis no percurso que tem pela frente - consulte estes recursos úteis proporcionados pela nossa equipa de veterinários.
Faça com que o seu gato com excesso de peso entre no caminho da recuperação
Se o seu gato já tem problemas de peso, existem muitas coisas que pode fazer para melhorar a sua condição.