Cuidado Digestivo

 

 

O que são problemas digestivos?

 

Qualquer condição que impeça uma digestão adequada ou altere o trânsito dos alimentos ao longo do trato gastrointestinal do seu cão é considerado um problema digestivo. Os  problemas digestivos nos cães são uma das causas mais comuns das visitas ao veterinário.

 

 

Conheça os sinais de alerta

 

 

petting little dog

Alguns sinais dos problemas digestivos do seu cão são fáceis de identificar. Certifique-se de que consulta o seu veterinário se o seu cão mostrar alguns destes sinais:

  • Vómitos
  • Diarreia ou fezes moles
  • Alteração de apetite
  • Flatulência
  • Borborigmos do estômago
  • Obstipação intestinal
  • Inatividade súbita ou depressão

Tenha em atenção que, por vezes, os animais mostram outros sinais, como pele ou orelhas irritadas.

blond woman hugging white little dog

O que causa problemas digestivos nos cães?

 

As perturbações digestivas podem ocorrer por vários motivos, e qualquer um deles pode fazer com que o seu cão não se sinta tão bem. Seguem-se algumas das causas mais comuns de perturbações digestivas e problemas de estômago em cães.

dog enjoying a good meal

Sensibilidade alimentar

 

Uma sensibilidade alimentar é uma reação aos ingredientes de um alimento que o organismo do seu cão não tolera bem. É também conhecida como Reação adversa aos alimentos, ou RAA. Este problema comum pode ser causado por uma reação imunitária ou não-imunitária.

A sensibilidade aos alimentos é um problema individual e apesar de cada cão ser diferente, a maioria das sensibilidades aos alimentos envolve ingredientes comuns aos quais o seu cão foi exposto antes, como carne de vaca, frango, produtos lácteos ou trigo. Se o seu cão tiver diarreia regular ou vómitos, especialmente depois de comer, pode ter sensibilidade aos alimentos.

Tender puppy

 

Stress em cães

 

Tal como as pessoas, alguns cães são mais sensíveis a alterações do que outros. Há muitas coisas que podem provocar stress nos cães. O stress crónico, ou a exposição frequentes a episódios de stress de curta duração, podem causar várias reações negativas, incluindo problemas digestivos. Os fatores mais comuns que dão origem a stress nos cães incluem:

  • Alterações na rotina diária (exposição a novas pessoas, locais ou objetos, um novo bebé, convidados, alteração dos horários em casa)
  • Ruídos intensos (como fogo-de-artifício ou trovoadas)
  • Alteração do ambiente (mudança para uma nova casa ou viagem de férias)
  • Invasão de espaço pessoal (interrupção durante o sono ou demasiados abraços e beijos)
  • Separação de membros da família (que resultam em ansiedade de separação)

 

 

 

Outras causas

Inflammation and irritation of stomach icon
Inflamação e irritação
do estômago
Inflammation of  small or large intestine icon
Inflamação do intestino
grosso ou delgado
(enterite, colite)
Excessive growth of bacteria in  intestines icon
Crescimento excessivo das bactérias intestinais
Inflammation of pancreas icon
Inflamação do pâncreas (pancreatite) ou número insuficiente de enzimas digestivas

 

 

Como podemos ajudá-lo?

 

 

 

Primeiro, se suspeita que o seu cão sofre com perturbações digestivas, fale com o seu veterinário sobre a nutrição que o poderá ajudar. O seu veterinário pode também recomendar-lhe outros tratamentos.

 

 

 

Pode também ajudar o seu cão, se reduzir o número de fatores que desencadeiam o stress ambiental, com algumas destas sugestões.

staring dog

Crie uma rotina

 

Os cães adoram previsibilidade. Saber o que pode esperar quando você chega a casa, quando as refeições vão ser servidas e quando é a altura do passeio irá ajudá-lo muito a encontrar organização e tranquilidade.

little boy playing ukulele for little dog

Socializar, socializar, socializar!

 

Quando os cães estão bem adaptados socialmente, isso significa que não só foram expostos a vários tipos de pessoas, animais, locais, sons e situações, como fazem uma associação positiva a estes eventos. Ao garantir que as saídas são experiências agradáveis para o seu cão vai ajudá-lo a ficar descontraído.

woman sharing time with little white dog

Usar acessórios

 

Há vários produtos concebidos a pensar na redução do stress dos cães, desde casacos de acupressão ou "coletes de ansiedade" a difusores elétricos anti-stress, para ajudar o seu cão a acalmar em situações que causam ansiedade. Estes produtos não resolvem o problema de raiz, mas podem ajudar a lidar com o stress imediato ou melhorar a resposta a este fator..

 

Confronte o stress no seu próprio território: o seu cão!

 

Quando ocorre uma situação de stress, pode afetar muito o seu cão. O cérebro produz substâncias químicas que indicam "Stress!" ao resto do organismo, incluindo o sistema digestivo. Contudo, a nutrição do seu cão pode fazer uma grande diferença. A proteína do leite tem um efeito calmante que pode contribuir para acalmar os cães stressados.  Os alimentos produzidos com ingredientes de fácil digestão podem ser suaves para estômagos irritados. Pode conseguir este alívio ao alterar a dieta do seu cão, fale com o seu veterinário 

anchor

Cuidar do seu cão

ARTIGOS E FERRAMENTAS