Os cães podem comer cenouras? O que necessita saber

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Enquanto tutor de um animal de companhia preocupa-se com os ingredientes presentes nos alimentos do seu cão e por isso está sempre a procurar biscoitos saudáveis para oferecer ocasionalmente ao seu melhor amigo. Melhor ainda, quer algo com vitaminas e minerais e seria ainda melhor se fosse algo que tivesse regularmente em casa. É aí que se começa a perguntar, se as cenouras são realmente benéficas para os cães. Sabe que está presente como ingrediente em alguns dos alimentos que comprou para o seu cão, mas será que os cães podem comer cenouras frescas diretamente do frigorífico ou do jardim? Descubra se o seu cão pode ou não comer cenouras.

Os cães podem comer cenouras?

Sim! Cenouras são uma escolha saudável se procura um biscoito para o seu cão exigente. Estes tubérculos existem em várias cores, nomeadamente branco, roxo, amarelo, vermelho e a mais comum laranja. São fáceis de encontrar nos supermercados e podem crescer mesmo nas zonas de climas mais frios.

Mas será que as cenouras fazem bem aos cães? Sim! De acordo com a Mis Animales, "As cenouras são uma fonte particularmente rica em beta-caroteno, fibra, vitamina K1, potássio e antioxidantes". As cenouras também contêm vitamina A, biotina e vitamina B6 e têm um baixo teor em calorias.

Experimente. Vista ampliada de um comedouro nas mãos de uma senhora com uma aparência gentil a dar alimento ao seu cão

Como proporcionar cenouras ao seu cão?

No que toca a dar cenouras ao seu cão, pode comprar qualquer cor ou tamanho de cenoura para o seu animal de companhia. Certifique-se apenas de que lava bem os legumes para remover qualquer sujidade e potenciais pesticidas.

Depois, e a parte mais importante, deve preparar as cenouras antes de as entregar ao seu cão. De acordo com a Mis Animales, "os cães podem sufocar com cenouras inteiras, por isso aconselha-se que as corte aos pedaços". Pode cortar as cenouras às rodelas, tiras pequenas ou pequenos pedaços do tamanho do alimento seco do seu cão. Determine qual o melhor tamanho para o seu cão com base no seu tamanho!

Pode dar cenouras cruas ou cozinhadas ao seu cão. Se o seu cão não gostar de cenouras cruas, ofereça-lhe cenouras cozidas — pode preferir uma textura mais suave. É importante ter em conta que os nutrientes das cenouras cruas são absorvidos em menor quantidade do que das cenouras cozidas. Certifique-se que evita cozinhar estes legumes com manteiga, temperos ou especiarias pois podem fazer com que o seu cão fique doente. Pode até considerar colocar algumas cenouras juntamente com o alimento do seu cão para aumentar o seu consumo de vitaminas, minerais e fibra.

Embora existam muitos benefícios em dar cenouras como um biscoito ao seu cão, é sempre importante consultar o veterinário do seu animal de companhia antes de introduzir um novo alimento no seu plano alimentar. O veterinário será capaz de lhe aconselhar a frequência que deve dar este tubérculo e quantas cenouras pode o seu cão consumir.

Já não se precisa perguntar "Será que os cães podem comer cenouras?" ou "Será que as cenouras são benéficas para os cães?". Pode mimar o seu melhor amigo com este biscoito nutritivo, se pretender. Até podem comer este snack em conjunto!

Biografia da autora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. A sua escrita pode ser encontrada na Internet e nas livrarias e inclui entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e Brana Bonder, B.S, M.S

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • As necessidades nutricionais de um cão, desde cachorro a cão sénior

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.

Produtos relacionados