Será que os Cães Podem Comer Melancia?

Published by
minutos de tempo de leitura

Será que os cães podem comer melancia? É uma deliciosa guloseima de verão para nós, mas será que a melancia é segura para os cães? Se gosta dessa suculenta fruta mas teme que não seja boa para o seu cão, o seu instinto está parcialmente correto. Melancia pode ser uma guloseima saudável para cão — quando servida corretamente.

Será que os Cães Podem Comer Melancia?

Jack russell terrier a comer melancia.O centro carnudo e rosado de uma melancia está repleto de nutrientes saudáveis que são tão benéficos para os seres humanos como para os nossos companheiros caninos.

A melancia não tem colesterol e quase não tem sódio ou gordura. De acordo com o PDSA, é uma fonte rica em potássio, vitamina C, vitamina A e vitamina B6. Também é rica em fibra para ajudar a uma digestão saudável, e o seu elevado teor de água (92%) também mantém os cães frescos e hidratados - é perfeita como guloseima de verão! A melancia possui um elevado teor de açúcar mas não causa picos de hiperglicemia no sangue, uma vez que o seu teor em fibras ajuda os cães a absorver lentamente o açúcar na sua corrente sanguínea.

A Melancia é Segura para Cães?

O interior de uma melancia é seguro e nutritivo para os cães, mas comer demais pode deixar o seu cão com dor de barriga. A melancia também contém açúcar, embora o elevado teor de água signifique que não deve causar quaisquer picos de hiperglicemia.

É ideal para oferecer ao seu cão como pequeno snack ou guloseima ocasional!

Então e as sementes e a casca? A Battersea Dogs Home adverte que as outras partes da fruta podem ser perigosas para o seu cão. Dizem que as sementes de melancia não podem ser devidamente digeridas pelos cães, o que pode causar bloqueios intestinais nos nossos amigos caninos.

Embora seja pouco provável que uma ou duas sementes causem problemas de saúde a cães grandes, não é preciso muitas para causar um bloqueio em cães pequenos.

Isso não só é doloroso para o seu cão, como pode tornar-se grave ao ponto de requerer cirurgia. Também não é sensato dar ao seu cão a casca da melancia. Pois pode causar bloqueios, ou causar ao seu cão disfunsão gastrointestinal que leva a vómitos ou diarreia.

Como Dar Melancia ao Seu Cão (e o que evitar)

Golden retriever bebé lambe pedaço de melancia num garfo.Como deve partilhar esta guloseima com o seu companheiro canino? Aqui estão algumas diretrizes a seguir quando der melancia ao seu cão:

  • Ofereça ao seu cão apenas melancia sem sementes ou pedaços de melancia dos quais tenha retirado todas as sementes.
  • Retire a fruta com uma colher de fazer bolas de melão ou corte-a em pequenos pedaços, tendo o cuidado de remover bem a casca.
  • Apenas dê melancia fresca ao seu cão. Os doces ou guloseimas com sabor artificial podem conter outros ingredientes, açúcares adicionados ou edulcorantes artificiais que podem prejudicar o seu cão.

Guloseimas não devem constituir mais de 10% da ingestão diária de calorias do seu cão, de acordo com as recomendações do The Dogs Trust. Não importa o tamanho do seu cão, siga esta regra ao determinar a quantidade de melancia que lhe deve dar, tendo em conta que uma porção de 100g de melancia contém cerca de 30 calorias. Mesmo que o seu cão olhe para si com aqueles enormes olhos de cachorrinho, lembre-se que eles ficam perfeitamente satisfeitos a comer a sua comida habitual, dia após dia. Por isso, embora possa estar tentado a ceder e a partilhar um snack de vez em quando, o seu cão fica melhor com os nutrientes da sua comida diária para animais de estimação.

Antes de alimentar o seu cão com qualquer alimento para humanos, certifique-se de verificar novamente com o seu veterinário para ter a certeza de que não faz mal. Embora a melancia possa ser uma guloseima saudável para muitos cães, é melhor confirmar que não irá afetar negativamente o sistema digestivo único do seu cão

Assim sendo, da próxima vez que estiver num piquenique, poderá partilhar alguns pedaços pequenos e sem sementes de melancia com o seu cão. Desde que seja dada em segurança e com moderação, a melancia é uma guloseima perfeita para o seu cão.

Jean Marie Bauhaus

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • Requisitos nutricionais dos cães em função da sua idade

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.