Será que os Cães Podem Comer Melancia?

Published by
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Será que os cães podem comer melancia? É uma deliciosa guloseima de verão para nós, mas será que a melancia é segura para os cães? Se gosta dessa suculenta fruta mas teme que não seja boa para o seu cão, o seu instinto está parcialmente correto. Melancia pode ser uma guloseima saudável para cão — quando servida corretamente.

Será que os Cães Podem Comer Melancia?

Jack russell terrier a comer melancia.O centro carnudo e rosado de uma melancia está repleto de nutrientes saudáveis que são tão benéficos para os seres humanos como para os nossos companheiros caninos.

A melancia não tem colesterol e quase não tem sódio ou gordura. De acordo com o PDSA, é uma fonte rica em potássio, vitamina C, vitamina A e vitamina B6. Também é rica em fibra para ajudar a uma digestão saudável, e o seu elevado teor de água (92%) também mantém os cães frescos e hidratados - é perfeita como guloseima de verão! A melancia possui um elevado teor de açúcar mas não causa picos de hiperglicemia no sangue, uma vez que o seu teor em fibras ajuda os cães a absorver lentamente o açúcar na sua corrente sanguínea.

A Melancia é Segura para Cães?

O interior de uma melancia é seguro e nutritivo para os cães, mas comer demais pode deixar o seu cão com dor de barriga. A melancia também contém açúcar, embora o elevado teor de água signifique que não deve causar quaisquer picos de hiperglicemia.

É ideal para oferecer ao seu cão como pequeno snack ou guloseima ocasional!

Então e as sementes e a casca? A Battersea Dogs Home adverte que as outras partes da fruta podem ser perigosas para o seu cão. Dizem que as sementes de melancia não podem ser devidamente digeridas pelos cães, o que pode causar bloqueios intestinais nos nossos amigos caninos.

Embora seja pouco provável que uma ou duas sementes causem problemas de saúde a cães grandes, não é preciso muitas para causar um bloqueio em cães pequenos.

Isso não só é doloroso para o seu cão, como pode tornar-se grave ao ponto de requerer cirurgia. Também não é sensato dar ao seu cão a casca da melancia. Pois pode causar bloqueios, ou causar ao seu cão disfunsão gastrointestinal que leva a vómitos ou diarreia.

Como Dar Melancia ao Seu Cão (e o que evitar)

Golden retriever bebé lambe pedaço de melancia num garfo.Como deve partilhar esta guloseima com o seu companheiro canino? Aqui estão algumas diretrizes a seguir quando der melancia ao seu cão:

  • Ofereça ao seu cão apenas melancia sem sementes ou pedaços de melancia dos quais tenha retirado todas as sementes.
  • Retire a fruta com uma colher de fazer bolas de melão ou corte-a em pequenos pedaços, tendo o cuidado de remover bem a casca.
  • Apenas dê melancia fresca ao seu cão. Os doces ou guloseimas com sabor artificial podem conter outros ingredientes, açúcares adicionados ou edulcorantes artificiais que podem prejudicar o seu cão.

Guloseimas não devem constituir mais de 10% da ingestão diária de calorias do seu cão, de acordo com as recomendações do The Dogs Trust. Não importa o tamanho do seu cão, siga esta regra ao determinar a quantidade de melancia que lhe deve dar, tendo em conta que uma porção de 100g de melancia contém cerca de 30 calorias. Mesmo que o seu cão olhe para si com aqueles enormes olhos de cachorrinho, lembre-se que eles ficam perfeitamente satisfeitos a comer a sua comida habitual, dia após dia. Por isso, embora possa estar tentado a ceder e a partilhar um snack de vez em quando, o seu cão fica melhor com os nutrientes da sua comida diária para animais de estimação.

Antes de alimentar o seu cão com qualquer alimento para humanos, certifique-se de verificar novamente com o seu veterinário para ter a certeza de que não faz mal. Embora a melancia possa ser uma guloseima saudável para muitos cães, é melhor confirmar que não irá afetar negativamente o sistema digestivo único do seu cão

Assim sendo, da próxima vez que estiver num piquenique, poderá partilhar alguns pedaços pequenos e sem sementes de melancia com o seu cão. Desde que seja dada em segurança e com moderação, a melancia é uma guloseima perfeita para o seu cão.

Jean Marie Bauhaus

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • As necessidades nutricionais de um cão, desde cachorro a cão sénior

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.