Sete problemas digestivos dos cães e como lidar com a situação

Publicado por Erin Ollila
minutos de leitura

O seu cão não se sente bem? Poderá estar a sofrer com um dos muitos problemas digestivos em cães? Se estiver a vomitar ou observar alterações nas fezes, poderá ter um problema gastrointestinal ou digestivo.

Os problemas gastrointestinais nos cães acontecem por diversos motivos, podendo qualquer um deles fazer com que o seu cão não se sinta bem. Comeu algum alimento novo? Se tiver ingerido algo que não seja alimento para cão, poderá ser alérgico, intolerante, não conseguir digerir ou, pior ainda, poderá ter desenvolvido uma infeção. Por outro lado, algumas raças, como os Pastores Alemães, os Grand Danois e os Schnauzers, têm uma maior tendência a desenvolver problemas digestivos.

Estes são os sete problemas digestivos em cães que deve conhecer. É importante saber o que pode deixar o seu cão doente, para que o possa evitar. Por outro lado, se o seu cão já estiver afetado com problemas gastrointestinais, ficará a saber o que pode fazer para ajudar.

1. Diarreia

Poderá reparar que as fezes do seu cão são moles e líquidas. A diarreia é um problema comum nos cães e noutros animais, sendo provocada por muitos fatores distintos. Algumas das causas para o seu cão estar com diarreia são:

  • stress
  • alimentos estragados
  • alergias a ingredientes específicos dos alimentos
  • mudança muito rápida da alimentação 
  • parasitas internos
  • infeções
  • falência de órgãos 

2. Má absorção do intestino delgado

A má absorção é um tipo de problema digestivo em cães. Se o seu cão sofrer de má absorção do intestino delgado, isso significa que não está a digerir os alimentos ou que não está a absorver as vitaminas e os minerais após a digestão. 

3. Colite

A colite, uma inflamação da membrana que reveste o cólon, está entre os problemas digestivos mais comuns em cães. Também há inflamação do intestino grosso, podendo provocar defecação com dor ou diarreia no seu cão. A inflamação e a irritação podem ser crónicas ou agudas.

As lombrigas podem ser uma causa de colite. Por outro lado, se o seu cão tiver tumores ou pólipos, estes poderão irritar o cólon, dando origem a uma colite. Uma mudança de alimentação, a ingestão de algo que não seja alimento ou uma alergia a um alimento específico é normalmente a causa de uma crise de colite. 

4. Gastroenterite aguda

A gastroenterite aguda causa a inflamação do estômago ou dos intestinos e é normalmente uma situação temporária. Geralmente, acontece quando um cão come alimentos com elevado teor de gordura ou estragados. Também pode acontecer se um cão comer algo tóxico ou que seja alérgico. Os parasitas internos podem ser o prenúncio da gastroenterite. O stress é outra das causas. 

5. Gastroenterite hemorrágica

Tal como a gastroenterite aguda, a gastroenterite hemorrágica é normalmente uma situação temporária, podendo ser fatal se não for tratada. A gastroenterite hemorrágica provoca vómitos intensos e fezes com sangue, normalmente com diarreia. Pode ser provocada pela ingestão de alimentos ou substâncias que o seu cão não deve comer ou a que é alérgico, tal como pancreatite e outras doenças autoimunes. 

6. Pancreatite

A pancreatite é uma infeção ou inflamação do pâncreas. Não se conhecem os motivos da pancreatite, ainda que os alimentos com alto teor de gordura possam ser um fator no seu desenvolvimento. Outros problemas na base desta condição incluem traumas no pâncreas, infeções ou uma doença. 

7.  Insuficiência pancreática exócrina

A insuficiência pancreática exócrina acontece quando o pâncreas do seu cão não consegue produzir enzimas digestivas em quantidade suficiente. Perda de peso, aumento do apetite, fezes moles e volumosas são os principais sinais. Se observar uma perda de peso extrema, o pâncreas poderá não estar a produzir enzimas suficientes.

Como pode ajudar?

Conhecer o estado normal do seu cão

Os problemas digestivos em cães podem surgir repentinamente, pelo que deve estar sempre atento a formas de proteger o seu animal de companhia. A melhor forma de cuidar do seu cão é conhecer o seu comportamento e o seu estado de saúde normais. Normalmente, quantas vezes por dia defeca o seu cão? Como são as suas fezes? Ainda que pareça repugnante pensar nisso, e mais ainda controlá-lo, isso poderá ser fundamental para manter a saúde do seu cão. Fale com o seu veterinário sobre o aspeto que devem ter as fezes de um cão saudável para compreender melhor o que procurar se houver alterações no comportamento do seu cão. Costuma vomitar? Ainda que vomitar nem sempre seja sinónimo de um problema digestivo mais grave, é um dos sinais mais comuns de que algo está errado. Se reparar que isso acontece frequentemente, será melhor levar o seu cão ao veterinário para ser examinado. Que quantidade come e bebe? Tudo isto são perguntas que precisam de respostas para conseguir identificar que algo está errado.

Controle sempre o que o seu cão come

Certifique-se de que o seu cão recebe uma nutrição equilibrada e que não tem qualquer contacto com alimentos que não deve comer. Do mesmo modo, não deixe que o seu cão ingira o que não deve, especialmente que não seja alimento. Determinadas plantas ou objetos estranhos deixam o seu cão extremamente doente.

Alimentos para cães saudáveis e de fácil digestão são excelentes para o sistema digestivo de um cão ansioso. Por outro lado, visitas de prevenção regulares ao veterinário vão mantê-lo a par de eventuais problemas de saúde que o seu cão possa ter.

Mantenha o seu cão hidratado

Um cão que tenha problemas gastrointestinais ou digestivos deve manter-se hidratado, especialmente se estiver com vómitos ou diarreia. Atenção a um aspeto: Se observar que o seu cão começa a beber com menor frequência ou bebe quantidades extremas, isso é indicador de que algo está errado. Estar bem hidratado é fundamental para manter o seu cão saudável.

Seja paciente e calmo

Os problemas gastrointestinais em cães podem ser incomodativos para toda a família. Se o seu cão, feliz e brincalhão, ficar subitamente letárgico, abatido e possivelmente começar a vomitar ou com diarreia, pode ser devido ao stress que pode provocar problemas digestivos, por isso tente manter o seu cão calmo e tranquilo. Em momentos de muito stress, poderá notar que o seu cão tem mais problemas de estômago. Utilize mecanismos de compensação que funcionem para o seu cão, como fazer-lhe festas na cabeça ou na barriga.

Contacte o seu veterinário

À mais leve suspeita de que o seu cão tem um problema digestivo ou gastrointestinal, contacte imediatamente o seu veterinário. Muitas destas condições são graves, devendo o seu cão ser vigiado e possivelmente tratado com medicação.

Se o seu cão sofrer mais à noite ou ao fim de semana, não espere por ir ao veterinário. Dirija-se a um centro veterinário que tenha atendimento de urgência.

Biografia da colaboradora

Kara MurphyErin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na Internet como em diversas obras literárias, entrevistas em revistas, artigos assinados com outro nome, e publicações em blogues. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

Artigos relacionados

Produtos Relacionados