Como treinar um gatinho a utilizar a caixa de areia?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Treinar o seu novo gatinho a fazer as necessidades

Os gatos são naturalmente muito limpos e é provável que o seu gatinho já tenha aprendido a utilizar a caixa de areia com a mãe. Tudo o que tem de fazer é comprar uma caixa de areia em plástico suficientemente grande para o seu gatinho se movimentar e enchê-la com areia de modo a cobrir o fundo. Se puder utilizar a mesma areia que o criador, o seu gatinho apreciará a familiaridade do cheiro e da textura.

Mostre ao gatinho onde se encontra a caixa de areia e coloque-o lá depois das refeições. Faça-o também se vir o gatinho a farejar, agachado ou a comportar-se como se precisasse de fazer necessidades. É frequente procurarem locais escondidos, escuros e silenciosos, por isso preste atenção às fugas depois das refeições.

Gato numa caixa de areia

O que fazer e não fazer quanto à caixa de areia

Veja a caixa de areia do gato como se fosse uma casa de banho pública. Ninguém gostaria de ir à casa de banho num local barulhento e com imensas pessoas a passar, o mesmo acontece com os gatos. Coloque a caixa de areia afastada da cama e do comedouro do gato e certifique-se de que é um local tão privado e sossegado quanto possível. Muitas pessoas colocam a caixa de areia na lavandaria, mas os ruídos existentes no local podem ser assustadores e afastar o gatinho, ou até um gato adulto.

Mude a areia da caixa regularmente, porque o gatinho não a irá querer utilizar se estiver "suja".  O ideal é ter uma caixa de areia a mais do que o número de gatos. A caixa de areia deve estar posicionada num local diferente, para que esteja sempre livre e limpa. Deve limpar a caixa de areia pelo menos uma vez por dia. Alguns desinfetantes e a lixívia são tóxicos para os gatos, pelo que o melhor é usar apenas água quente e detergente. Se estiver grávida, tente que seja outra pessoa a limpar a caixa de areia ou certifique-se de que usa luvas e lava bem as mãos a seguir. Isso minimiza o risco de toxoplasmose, que apesar de muito rara pode causar problemas graves ao feto.

Quando o gatinho tiver idade para se aventurar no exterior, pode dispensar a caixa de areia. Poderá constatar que quando o gato tem acesso ao mundo exterior, deixa de querer usar a caixa de areia. Mas não se precipite. Inicialmente, o mundo exterior poderá ser assustador para o gatinho, pelo que pode manter a opção da caixa de areia. É também bastante útil manter a caixa de areia em algumas situações, por exemplo se mudar de casa, devendo manter o gato no interior algumas semanas até que se familiarize com a nova casa.

Os acidentes acontecem

Até o gatinho mais esperto pode ter um acidente. Faça o que fizer, não o castigue. Elogie-o quando utilizar a caixa de areia e pode até oferecer-lhe uma pequena recompensa. Verá que rapidamente voltará ao caminho certo. Se apanhar o gatinho em flagrante no local errado, tente pegar nele cuidadosamente e colocá-lo na caixa de areia antes que termine. Deste modo, as atividades de arranhar e escavar, usuais depois das necessidades, serão feitas na caixa de areia e estará a reforçar o local onde o gatinho as deve fazer.

Se o seu gato ou gatinho tiverem descuidos frequentes por toda a casa e aparentemente não quiserem usar a caixa de areia, isso pode indicar um problema médico ou comportamental subjacente, sobretudo se envolver um gato mais velho. Deve contactar o veterinário caso verifique comportamentos estranhos ao longo do processo de treino para utilizar a caixa de areia ou numa fase mais avançada da vida.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS