Porque é que o seu gato pode começar subitamente a fazer as necessidades fora da caixa de areia?

minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Uma das muitas qualidades dos gatos enquanto animais de companhia é o seu cuidado com a higiene. Mesmo que o gato não vá fazer as necessidades ao exterior, sabe manter a higiene no interior. Por isso, pode ser muito frustrante e confuso quando este hábito se altera e o gato começa a fazer as necessidades fora da caixa de areia. Por vezes, pode ser mesmo à saída de casa em cima de um jornal, mas outras vezes, o gato começa a fazer as necessidades por toda a casa e até nos locais mais inesperados. Este artigo aborda os motivos mais comuns para isso começar a acontecer e o que pode fazer se isso de facto acontecer.

Não fez qualquer alteração na caixa, na areia ou na localização

Se a caixa de areia tiver estado sempre no mesmo local, se tiver usado sempre a mesma areia e o seu gato a tiver utilizado consistentemente, é provável que a alteração do comportamento se deva a um problema de saúde. Alguns exemplos:

  • Diarreia ou outro problema gastrointestinal, tal como doença inflamatória intestinal (IBD). O gato pode simplesmente não estar a conseguir chegar a tempo à caixa de areia quando está muito aflito para fazer as necessidades. Geralmente, irá constatar que as fezes são moles ou líquidas. Também pode existir muco ou sangue. Neste caso, deve contactar o veterinário para determinar a causa.
  • Artrite. À medida que os gatos envelhecem, as articulações tendem a ficar mais rígidas, especialmente na anca e nos ombros, fruto de uma vida a saltar e a trepar. À medida que a situação avança, o gato pode ter dificuldade ou dor ao entrar na caixa de areia. Isto é particularmente verdade quando as caixas de areia são altas. Tente ver se o gato também tem dificuldade ou está relutante em saltar para subir ou descer dos móveis. O melhor será consultar o veterinário. A dor crónica deve ser levada a sério e os gatos são seres subtis no que diz respeito a dar sinais de dor ou doença.

Algo foi alterado na caixa de areia ou no ambiente

Estas são, de longe, as causas mais comuns para os gatos não utilizarem a caixa de areia quando costumam ser disciplinados e limpos.

  • Localização. Para os tutores, é conveniente colocar as caixas de areia afastadas, num local onde o cheiro não incomode. Por isso, muitas vezes as caixas de areia estão na área da lavandaria ou num local semelhante, e demasiadas vezes perto do alimento e da água do gato. Imagine se fossemos nós. Gostaria de ir à casa de banho na sala de jantar? Gostaria de ter barulho, luz e pessoas a passar enquanto tenta usar a casa de banho? As caixas de areia devem estar em lugares silenciosos e escondidos, longe do comedouro e do bebedouro.
  • Número de caixas de areia. O ideal é ter uma ou mais caixas de areia do que gatos e estas devem estar em divisões diferentes. Os gatos podem ser facilmente importunados por outros gatos em casa e é possível que um dos seus gatos não consiga ter acesso à caixa de areia. Assim, o gato sente-se forçado a ir a outro sítio.
  • Limpeza. Pode simplesmente precisar de mudar a areia com mais frequência. Quando vamos a uma casa de banho pública e todos os compartimentos estão sujos, não nos queremos sentar. Os gatos têm de entrar na caixa de areia e lá pousar as suas patas limpas. É compreensível que prefiram usar a parte de baixo da sua cama limpa!
  • Stress. Os gatos são muito sensíveis e facilmente se deixam afetar pelo stress. Pode ter visitas ou um novo bebé, ou pode ter começado a fazer as malas para as férias e o seu gato percebe que uma visita ao hotel para gatos está para breve. Pode ter um novo gato ou cão. Qualquer um destes fatores aparentemente insignificantes são o suficiente para inquietar um gato e fazê-lo procurar a solidão, incluindo no momento de fazer as necessidades.
  • Tipo de areia. Alguns gatos simplesmente não consideram certos tipos de areia confortáveis para usar. Experimente diferentes tipos.

Se verificar que algo mudou obviamente e as fezes parecem normais, poderá reverter a mudança e obter um resultado rápido. O hábito será restabelecido! Se tiver dúvidas, mas particularmente se suspeitar de algum problema de saúde, dor ou stress, é essencial consultar o veterinário o mais cedo possível. Perante qualquer problema físico ou mental, quanto mais depressa chegar ao fundo da questão, melhor.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA