Como dar banho a um gato: o nosso guia

Publicado por Christine O'Brien
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Um dos aspetos fantásticos de ter um gato como animal de companhia é o seu nível de higiene. Os gatos são famosos por serem muito cuidadosos com a higiene e por passarem uma grande parte do seu dia a cuidar do pelo. Além disso, são também famosos por detestarem molhar-se, sendo que muitos tutores já terão visto o desagrado do gato após uma molhadela inesperada ou um salto mal calculado sobre uma poça de água.

Assim, há quem se questione se os gatos precisam de facto de tomar banho e se isso não será mesmo cruel. Apesar de todos os esforços para se manterem limpos, existem raras ocasiões em que pode ser necessário dar banho ao gato. É possível que o gato desenvolva um problema de pele que exija o uso de um champô específico recomendado pelo veterinário. O gato pode entrar em contacto com algo pegajoso que sozinho não consiga retirar do pelo. Pode também constatar que o seu gato entrou em contacto com algo tóxico, como o pólen do lírio, e precisa de o lavar para o manter em segurança. Embora seja raro necessitar de dar banho ao gato, é sempre bom saber como fazê-lo!

 

1. Dispor da ajuda de um assistente atencioso com o gato

Não subestime o poder de um assistente! Pedir ajuda a um amigo ou familiar de confiança é uma boa ideia, já que controlar quatro patas com duas mãos pode ser um desafio. Por razões óbvias, essa pessoa deverá gostar muito de gatos e saber como tratá-los da melhor forma.

2. Escovar o pelo antecipadamente

Escovar o seu gato com frequência pode ajudar a manter o pelo, mas também pode ser útil antes da hora do banho para remover o excesso de sujidade e os pelos emaranhados ou soltos. Nunca tente cortar o pelo emaranhado com uma tesoura, pois corre o risco de magoar o seu melhor amigo.

3. Ter toalhas à mão

Irá precisar de uma toalha grande para envolver o gato depois do banho, mas não é má ideia ter mais toalhas à mão caso surjam imprevistos. Também precisará de um ou dois panos.

Gato cinzento e branco a ser lavado no lava-loiça.

4. Escolher o champô adequado

Pode encontrar uma ampla gama de champôs para gatos numa loja especializada para animais de companhia, física ou online. Leia atentamente os rótulos e não compre um champô destinado a cães, uma vez que pode irritar o pelo e a pele do gato. Alguns champôs não requerem água, mas pergunte primeiro ao veterinário se são apropriados para o seu gato e certifique-se de que o mesmo não é alérgico a algum dos seus ingredientes. De um modo geral, evite os champôs para humanos, a não ser que sejam formulados e seguros para bebés.

5. Oferecer biscoitos

Tudo o que fazemos aos nossos animais de companhia, ou com os mesmos, deve ser a experiência mais positiva possível. Em particular, devemos sempre recompensar o bom comportamento em vez de punir o mau comportamento. Assim, pode ser boa ideia manter o seu croquete preferido ou um biscoito especial à mão para recompensar o gato por cooperar ao longo da experiência do banho. Oferecer um biscoito antes, durante (apenas se o gato estiver relaxado) e depois pode ajudar o gato a começar a associar o banho a aspetos positivos.

Hora do banho

Assim que tenha todo o equipamento ao seu alcance, pode começar o banho. O ideal é fazê-lo numa banheira ou num local onde a pressão da água seja suave. Se não tiver um chuveiro de mão, pode usar um recipiente inquebrável. Use sempre água morna e siga cuidadosamente as instruções do champô. Molhe suavemente e aplique champô no gato, começando pela parte superior do pescoço atrás das orelhas. Não tente lavar a face do gato, uma vez que é muito difícil evitar os olhos, as orelhas e o nariz. Se considerar que a face precisa de atenção, o melhor é tentar limpá-la com um pano ou pedir aconselhamento ao veterinário.

Para esfregar o corpo, pode utilizar um pano ou os seus dedos para ensaboá-lo. Depois de ensaboar o gato, lave-o bem com cuidado utilizando água morna (use um pano limpo ou um recipiente de plástico se não tiver um chuveiro de mão). Retire todo o champô com água (novamente evitando os olhos, as orelhas e o nariz) para evitar qualquer irritação. Após o banho, o seu gato irá limpar-se durante muito tempo e não deverá lamber qualquer resíduo de champô.

Por fim, envolva o gato numa toalha macia e seque-o suavemente. Conceda espaço ao gato, pois o mesmo pode não estar disposto a aconchegar-se no seu colo imediatamente. Deixe-o vir até si quando estiver pronto.

Em suma…

É muito raro ter de dar banho a um gato, uma vez que o gato é um verdadeiro especialista em evitar situações pegajosas e em manter-se em excelente estado. No entanto, se o inesperado acontecer, pelo menos agora tem o que precisa para entrar em ação e tornar o processo o mais agradável possível para si, e acima de tudo, para o seu gato.

Fonte da imagem: Flickr

Biografia da autora

$authorImageAlt

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS