Como dar banho a um gato: Um guia de preparação

Publicado por Christine O'Brien
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os gatos, especialmente os gatinhos curiosos, podem sujar-se ou impregnar maus odores à medida que exploram o seu ambiente. Também é conhecida a sua aversão à água. Apesar de os gatos se limparem muito bem sozinhos, pode ser necessário dar-lhes banho quando estão sujos ou a cheirar mal. O banho pode também ajudar os gatos a manter uma pelagem e uma pele saudável.

Seja para mimá-lo ou para limpá-lo após a sua última aventura, certifique-se de que tem tudo o que precisa para tornar esta uma experiência positiva para ambos.



1. Pedir ajuda

Pode nunca ter pensado em recorrer a outra pessoa, mas não subestime o valor de um ajudante. Pedir ajuda a um amigo ou familiar de confiança pode ser uma boa ideia, já que controlar quatro patas com duas mãos pode ser um desafio. Por razões óbvias, essa pessoa deverá gostar muito de gatos e saber como tratá-los da melhor forma.

2. Escovar o pelo antecipadamente

Escovar o seu gato com frequência pode ajudar a manter a sua pelagem, mas também pode ser útil antes da hora do banho para remover o excesso de sujidade e os pelos emaranhados ou soltos.   Nunca tente cortar o pelo emaranhado com uma tesoura, pois corre o risco de magoar o seu melhor amigo.

3. Ter toalhas à mão

Irá precisar de uma toalha grande para envolver o seu gato depois do banho, mas é não é má ideia ter mais toalhas à mão caso surjam imprevistos.

Gray and white kitten being washed in a kitten sink.

4. Escolher um champô

Pode encontrar uma ampla gama de champôs para gatos na loja mais perto de si ou online. Leia atentamente os rótulos dos ingredientes e, tal como aconselha VetStreet, não compre um champô para cães ou humanos, já que pode irritar a pelagem e a pele do seu gatinho. Alguns champôs não requerem água, mas pergunte primeiro ao seu veterinário se são apropriados para o seu gato e certifique-se de que não é alérgico a nenhum dos seus ingredientes.

5. Os biscoitos podem ajudar

Pode ser boa ideia ter à mão o seu croquete favorito ou uma recompensa especial pelo seu comportanmento durante o banho.. 

Hora do banho

Assim que tenha todo o equipamento ao seu alcance, pode começar o banho. O ideal é fazê-lo numa banheira ou num local onde a pressão da água seja suave. O local onde for dar banho ao seu gatinho deve ser adequado, de forma a que o seu gatinho não se magoe.   Encha a banheira com 5 a 13 cm de água e introduza o seu gatinho. Use sempre água morna e siga cuidadosamente as instruções do champô. Molhe e lave suavemente o seu gatinho, começando pelo rosto e evitando os olhos, ouvidos e nariz. Para esfregar o corpo, pode utilizar os seus dedos para ensaboá-lo. Quando estiver ensaboado, remova cuidadosamente com água morna (use um terceiro pano limpo para enxaguar se não tiver um spray disponível). Retire todo o champô (novamente evitando os olhos, as orelhas e o nariz) para evitar qualquer irritação. Após o banho, o seu gato irá limpar-se durante muito tempo e não deverá lamber qualquer resíduo de champô.

Depois do banho, envolva o seu gato numa toalha suave e seque-o bem, especialmente os membros (não vai querer um rasto de pegadas molhadas por toda a casa), o quanto ele permitir. Ambos merecem uma recompensa após a hora do banho, por isso tenha pronto o seu croquete favorito para agradecer-lhe toda a cooperação e dê-lhe espaço - provavelmente não irá aconchegar-se no seu colo de imediato. Deixe-o vir até si quando estiver pronto.

Com paciência, confiança e persistência, pode incorporar o banho à rotina de cuidados do seu gato sem demasiadas complicações. Dar um banho com sucesso ao seu gato não é um mito. Agora, dispõe de todos os instrumentos e conselhos para dar ao seu melhor amigo um bom banho e mantê-lo limpo e brilhante! Mas lembre-se: dar banho a um gato não precisa de ser uma atividade tão frequente como é com os cães. Uma vez que os gatos se limpam meticulosamente a si mesmos, só terá que dar banho ao seu gato em situações especiais (quando esteja a cheirar mal), por exemplo se for atacado por uma doninha.

Fonte da imagem: Flickr

Biografia da autora

$authorImageAlt

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien

Artigos relacionados

Produtos relacionados