dog waiting for the ball

O seu cão tem articulações rígidas?

 

“Articulações rígidas” é um termo comum para alterações nas articulações causadas por desgaste normal ou anormal. Uma vez que as dores nas articulações do seu cão afetam diretamente a sua mobilidade e capacidade de movimentação, isso pode afetar consideravelmente a qualidade de vida do seu cão.

Nos cães que sofrem de rigidez articular, a cartilagem (os tecidos que protegem a articulação entre os ossos) desgasta-se mais depressa do que é substituída. Por exemplo, quando a cartilagem na articulação da anca de um cão se desgasta, a mobilidade diminui, a dor e incapacidade aumentam progressivamente. Embora seja um processo crónico (sem cura) a rigidez articular e a saúde das articulações do seu cão podem melhorar através da nutrição e exercício.

 

Qual a causa de rigidez articular?

 

Há muitas causas pelas quais o seu cão pode estar a sentir dor articular, associado à rigidez articular.

 

Idade:

À medida que o seu cão envelhece, a cartilagem das articulações vai-se desgastando progressivamente. Apesar de ser muito mais comuns em cães mais velhos, os cães mais novos também podem sofrer de rigidez articular.

Raça:

Algumas raças têm mais predisposição para a rigidez articular. As raças de cães "em risco" incluem Labrador Retrievers, Golden Retrievers, Pastores Alemães e Rottweilers.

Excesso de peso:

O excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações e cartilagens do seu cão e aumenta o risco de rigidez articular.

Má formação congénita ou hereditária:

Algumas raças podem apresentar más formações congénitas ou hereditárias que pode aumentar o risco de rigidez articular.

Acidente ou trauma:

O trauma nas cartilagens pode dar origem a rigidez articular à posteriori, e afetar a mobilidade.

 

Quais são os sintomas de rigidez articular?

 

 

Loving look dog

Se verificar algum dos seguintes sinais de aviso de dor articular no seu cão, poderá estar a sofrer de rigidez articular e deve agendar uma consulta no seu veterinário..

  • Rigidez, especialmente depois de descansar
  • Dificuldade em subir e descer escadas
  • Ficar para trás nos passeios ou cansar-se facilmente
  • Prefere ficar deitado do que sentar-se ou ficar de pé
  • Queixa-se, resmunga ou tenta morder quando se toca nas articulações
Moment of caresses for dog

Articulações e exercício

A prática de exercício suave é muito importante para o seu cão. Ajuda a manter um movimento livre das articulações, mas também lhe permite manter um peso saudável e a evitar um stress excessivo sobre as articulações, o que é importante para a saúde geral das mesmas.

A solução é controlar o nível de exercício, para que o seu cão não esforce demasiado as articulações. Se o colocar num espaço aberto, o seu cão vai ficar muito feliz e correr até se cansar, por falta de energia ou pelo estado das suas articulações, e pode pagar o preço desta ação com dor ou até coxear. Mas se permitir que corra um pouco e depois prendê-lo ou der um passeio tranquilo com ele, pode controlar o nível de exercício e permitir que o seu cão faça exercício suficiente para queimar calorias e manter as articulações móveis sem danos.

Tenha sempre em atenção que, se está preocupado com o facto do seu cão estar a fazer mais exercício do que deveria, o seu veterinário terá todo o prazer em aconselhar-lhe um regime de exercício responsável.

 

Mudar de nutrição pode ajudar

 

A alimentação do seu cão também pode influenciar a saúde das articulações e a mobilidade. Uma nutrição equilibrada é essencial para um estilo de vida ativo e saudável dos cães. Se está preocupado com a saúde articular do seu cão, consulte o seu veterinário e pergunte-lhe qual é a melhor dieta.

 

anchor

Cuidar do seu cão

ARTIGOS E FERRAMENTAS