O que causa o stress em gatos?
Embora os problemas gastrointestinais ou urinários sejam visíveis, é provável que os gatos também estejam a ocultar que estão a sofrer de stress. Existem diversos fatores que podem provocar stress.
- Mudanças no ambiente da casa
- Inconsistência nas rotinas
- Tédio
- Doença subjacente ou dor
- Mau tratamento
- Relações adversas com outros animais de companhia
- Eventos ruidosos
Se suspeitar que o seu gato sofre de stress, monitorize o seu comportamento e anote quaisquer alterações para discutir com o seu veterinário.
![gato cinzento a caminhar na cama com menina](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/stress-page-causes.png)
![Imagem de gato com stress escondido num tapete](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/stress-page-signs.jpg)
Quais os sinais não visíveis de stress?
Mesmo quando os sinais são visíveis, é fácil descurar o stress não visível de um animal de companhia. Os sinais urinários são os mais notórios dos sinais não visíveis de stress, pelo que pode estar a questionar-se se o seu gato está a urinar por stress ou se o stress pode estar a causar os problemas urinários. Se notar qualquer um destes sinais, é importante marcar uma consulta com o seu veterinário.
- Problemas urinários, problemas digestivos ou vómitos
- Fazer as necessidades fora do local correto
- Miar ou uivar
- Arranhar os móveis ou tapetes
- Esconder-se ou parecer ansioso
- Morder ou lutar
Controlar o stress do seu animal de companhia
Se suspeita que o seu gato está a sofrer devido ao stress, o primeiro passo deve ser consultar o seu veterinário, para que este lhe possa disponibilizar orientações e informações sobre como controlar o stress em gatos. O seu veterinário também pode recomendar uma nutrição ou medicamentos para o maneio de alguns dos sinais associados ao stress, como diarreia e fazer as necessidades acidentalmente em locais inadequados.
Em casa
Estabelecer uma rotina ao seu gato pode ajudar a aliviar algum stress. Ficam aqui algumas dicas para ajudar a manter o seu gato calmo em casa:
- Tenha sempre as caixas de areia limpas e água fresca disponível. Mantenha o bebedouro e a caixa de areia em zonas separadas
- Em lares com vários gatos, providencie o número suficiente de bebedouros, comedouros e caixas de areia para cada gato
- Crie uma zona para brincar, de forma a mantê-lo entretido e satisfazer a sua necessidade de arranhar
- Esteja atento à sua linguagem corporal antes de lhe tocar ou pegar
- Os gatos adoram trepar, ajude-o a atingir novas alturas e encontrar um lugar à janela onde possa observar o mundo lá fora
![gato a olhar para o brinquedo](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/managing-stress-routine.png)
Medicação
Para além das adaptações comportamentais e ambientais, um veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar o stress do seu gato. Se está à procura de medicamentos para dar ao seu gato, consulte primeiro o seu veterinário. Os medicamentos de venda livre só devem ser utilizados conforme recomendado pelo seu veterinário.
![gato laranja com veterinário](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/managing-stress-medication.png)
Nutrição
Peça ao seu veterinário uma recomendação nutricional que possa ajudar a controlar os sinais de desequilíbrio emocional para melhorar a qualidade de vida dos gatos.
![gato a comer alimento da Hill's num comedouro](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/managing-stress-nutrition.png)
“Uma epidemia oculta à vista de todos”
– Uma perspetiva de uma especialista em comportamento animal sobre o stress em gatos
![gato laranja ajuda equilíbrio emocional](/content/dam/cp-sites/pt_pt/hills/hills-pet/global/health-conditions/cat/stress/stress-page-nutrition.png)
Encontrar a nutrição correta para ajudar a controlar o equilíbrio emocional
Um veterinário pode recomendar uma nutrição clínica como parte de um plano de tratamento integral para ajudar a controlar o stress em gatos. Uma combinação adequada de ingredientes pode fazer uma diferença visível nos animais de companhia que sofrem de um desequilíbrio emocional.
Ingredientes que demonstraram controlar o stress
- O L-triptofano é um ingrediente que pode ajudar a manter o equilíbrio emocional1,2
- A proteína do leite hidrolisada reduz o nível de medo e aumenta a predisposição para o contacto com pessoas3
- O ómega-3 e os antioxidantes ajudam a apoiar a resposta do corpo ao stress
1Pereira GG, Fragoso S, Pires E. Effect of dietary intake of L-Tryptophan supplementation on multi housed cats presenting stress related behaviours, in Proceedings, BSAVA 2010 DMS10000044045.
2Meyer HP, Becvarova I. Effects of a urinary food supplemented with milk protein hydrolysate and L-tryptophan on feline idiopathic cystitis - results of a case series in 10 cats. Intern J Appl Res Vet Med 2016;14:59-65.
3Beata et al. J Vet Behavior 2007;2:40-46.
Fale com o seu veterinário sobre o alimento mais adequado para o seu gato
Peça recomendações ao seu veterinário
Os alimentos Hill's Prescription Diet oferecem uma nutrição clínica para diversos problemas de saúde. São clinicamente testados e desenvolvidos por uma equipa de veterinários e doutorados em nutrição, pelo que pode ter a certeza de que o seu animal de companhia está a receber uma nutrição de excelente qualidade apoiada pela ciência.
Marque uma consulta com o seu veterinário e pergunte como a Hill's Pet Nutrition pode ajudar.
Centro de Nutrição Animal da Hill's
Visite a página do Centro de Nutrição Animal da Hill's para mais informações e artigos sobre como ajudar o seu cão ou gato a manter-se saudável.