O que é a Doença do Tracto Urinário Inferior Felino?

cat at laundry room

A Doença do Tracto Urinário Inferior Felino (FLUTD) é uma designação geral e inclui, por exemplo, cálculos urinários e outras causas de irritação da bexiga.

A perturbação mais comum do grupo é a cistite idiopática felina (CIF). A CIF envolve inflamação por uma causa desconhecida, mas o stress é considerado um fator importante.

Embora a FLUTD inclua infeções no trato urinário do gato, isto ocorre poucas vezes. Se observar sangue na urina do seu gato, isto é, muito provavelmente, um sinal de FLUTD, cálculos na bexiga ou um tampão uretral, mas não uma infeção. Nos cães, o sangue na urina é sinal de infeção, mas isto raramente acontece no caso de gatos jovens e de meia idade.

A FLUTD também está associada à formação de cristais e cálculos no trato urinário, que podem causar dor no seu gato. Os cálculos de estruvite e de oxalato de cálcio são os tipos de cálculos mais comuns.

Os cristais de estruvite na urina do seu gato podem misturar-se com muco e formar um tampão uretral. A uretra é o tubo que transporta urina da bexiga para o exterior do organismo.

Se o seu gato não urina bem, isso pode ser causado por uma obstrução urinária. Contacte o seu veterinário de imediato porque esta situação é urgente e pode ser fatal se não for tratada.

 

Quais são os sinais de FLUTD

no seu gato?

 

 

cat lying on the floor

Se o seu gato apresentar alguns destes sinais de alerta de FLUTD, consulte o seu veterinário.

  • Urinar fora da caixa de areia(micção inadequada)
  • Esforço durante a micção
  • Perda de controlo da bexiga
  • Aumento da frequência de micção, normalmente em pequenas quantidades
  • Urina rosada, escura ou com sangue
  • Gemer com dor quando tenta urinar
  • Lambe os órgãos genitais
  • Perda de apetite
  • Falta de energia ou interesse em atividades normais

 

Riscos nutricionais da FLUTD

 

Já sabe que a alimentação do seu gato é muito importante para a saúde geral. No entanto, ao escolher o alimento inadequado pode contribuir para o desenvolvimento de FLUTD ou outra ITU do gato.

 

cat lying on bed

Uma quantidade aumentada de determinados minerais, como cálcio, fósforo e magnésio encontrados em determinados alimentos para gatos pode causar a formação de cristais na urina, o que por vezes pode causar cálculos urinários.

petting a cat

A alimentação influencia o pH, ou a acidez da urina. A urina deve ser moderadamente ácida para que o trato urinário seja saudável, porque é mais difícil que cristais de estruvite se formem num ambiente ácido.

Riscos em casa e outras causas

 

Stress

Os gatos podem interiorizar o stress no trato urinário, o que pode resultar numa inflamação dolorosa. O stress pode ser causado por fatores tais com, visitas em casa, conflitos com outros animais de companhia ou ausência de locais para descansar ou esconder-se.

Excesso de peso

Os gatos com excesso de peso têm mais tendência para sofrer de FLUTD.

Baixo consumo de água

Quando os animais bebem menos água, a urina é mais concentrada, o que aumenta a probabilidade de formação de cálculos.

Caixa DE AREIA

Os gatos podem associar micção dolorosa à caixa de areia e deixar de utilizá-la.

 

 Tratamento e recorrência de FLUTD

 

 

cat giving paw

A FLUTD é grave e requer atenção médica. Felizmente, pode ajudar o seu gato a recuperar graças ao tratamento do seu veterinário e uma dieta especialmente indicada para a FLUTD.
Contudo, deve ter em atenção que a doença do trato urinário pode ser uma doença crónica. Um gato que tenha recebido tratamento para uma doença do trato urinário corre o risco de contraí-la novamente. Mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos podem ter sinais recorrentes ou episódios periódicos. Esteja muito atento aos sinais e sintomas e consulte o seu veterinário se verificar que os sinais voltam a aparecer.

anchor

Cuidar do seu gato

ARTIGOS E FERRAMENTAS

 

 

Não deixe que o seu gato sofra de problema urinários.

 

A FLUTD pode ser um assunto difícil para si e para o seu gato. Veja as soluções que temos para ajuda-lo.

 

Ver conselhos