Hill's Transforming Lives

SAÚDE URINÁRIA DOS GATOS: CUIDADOS
VITALÍCIOS PARA
UM PROBLEMA
VITALÍCIO

Muitas vezes, os problemas urinários dos gatos prolongam-se por toda a vida e exigem cuidados vitalícios. Muitos destes problemas podem ser desencadeados pelo stress ou por diversos fatores ambientais, criando um barreira entre os gatos e os seus tutores. Felizmente,  os alimentos para a saúde urinária dos gatos podem desempenhar um papel importante no maneio destes problemas, ajudando a reduzir o risco de acidentes urinários futuros e a favorecer o uso novamente da caixa da areia.

Como parte de um plano de cuidados abrangente, que inclui a criação de um ambiente doméstico calmo, os alimentos para a saúde urinária dos gatos podem ajudar o seu companheiro a retomar as suas rotinas.

"PORQUE É QUE O MEU GATO URINA EM TODO O LADO?"

PERCEBER UM PROBLEMA INCOMPREENDIDO

Urinar fora da caixa de areia é muitas vezes interpretado como uma questão comportamental e não como um problema médico, pelo que este e outros problemas urinários figuram entre os mais incompreendidos. Infelizmente, estes problemas podem afetar negativamente a relação de carinho entre os tutores e os gatos. É por isso que é importante identificar os sinais de problemas urinários do seu gato: para que se possa tomar decisões informadas sobre a sua saúde.

IDENTIFIQUE OS SINAIS DE PROBLEMAS URINÁRIOS DO SEU GATO

Os problemas urinários do seu gato são stressantes para si e para o seu animal de companhia. Tendo em conta que os gatos tendem a sofrer em silêncio com os seus problemas urinários, poderá passar algum tempo até alguém notar e diagnosticar a doença. Eis alguns sinais a que deve estar atento se suspeitar que o seu gato pode sofrer de um distúrbio urinário.

 

ACIDENTES DENTRO DE CASA

Se o seu gato adulto tem acidentes frequentes ou urina em locais incomuns, pode ser sinal de vários problemas urinários comuns, que frequentemente podem ser resolvidos com a ajuda do seu veterinário.

"VOCALIZA" AO URINAR

Se o seu gato tem dificuldades em urinar ou vocaliza sons de dor e desconforto quando está na caixa de areia, pode estar com uma cistite idiopática felina (CIF), cálculos na bexiga ou mesmo tampões uretrais.

SANGUE NA URINA

Marque uma consulta com o seu veterinário se observar a presença de sangue na urina ou na caixa de areia do seu gato. A presença de sangue na urina de um gato é um sinal grave de CIF, de cálculos na bexiga ou da existência de um tampão uretral, situações que necessitam de tratamento urgente.

URINAR COM MAIOR FREQUÊNCIA

Se o seu gato urina pequenas quantidades e passa mais tempo na caixa de areia do que o normal, informe imediatamente o seu veterinário acerca do que o está a preocupar. Pode tratar-se de um caso de obstrução uretral, que é uma emergência médica.

GET THE TIPS YOU NEED TO HELP YOUR CATSign up to receive ongoing information to help manage your cat’s urinary issues.

Sign Up Now

PROBLEMAS URINÁRIOS COMUNS NOS GATOS

Embora muitas pessoas assumam que se trata sempre de uma infeção do trato urinário quando um gato apresenta algum destes sinais, existem vários outros problemas que podem estar a afetar o seu animal de companhia. Cálculos, tampões ou CIF contabilizam até 85% dos problemas do trato urinário inferior dos gatos. O tratamento poderá variar de caso para caso, consoante o diagnóstico, mas os alimentos para a saúde urinária dos gatos são uma parte importante dos cuidados a longo prazo para o seu gato, pois ajudam a gerir problemas futuros.

CONTROLO DOS PROBLEMAS URINÁRIOS DO SEU GATO

Não existe uma solução única capaz de resolver todos os problemas urinários. Por esse motivo, a ajuda de um veterinário é importante para determinar a melhor forma de responder às necessidades únicas do seu gato.

Por norma, os gatos diagnosticados com problemas urinários podem beneficiar de uma abordagem diversificada, que pode consistir numa combinação de diversos elementos — dos alimentos específicos para a saúde do trato urinário dos gatos à medicação ou até mesmo cirurgia, se necessário. Mas lembre-se, mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos podem apresentar sinais recorrentes ou episódios periódicos.

NUTRIÇÃO

Na maioria dos problemas urinários em gatos, a nutrição é o tratamento médico mais frequente, pois ajuda a reduzir o risco de episódios futuros. Os alimentos direcionados à saúde urinária dos gatos irão regular a ingestão de determinados minerais — como o cálcio, o fósforo e o magnésio — que podem conduzir à formação de cristais na urina. Alguns alimentos são mesmo formulados para ajudar os animais de companhia em stress a não desenvolver problemas urinários.

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Os casos em que fatores ambientais causam problemas urinários não são raros. Pode ajudar um gato em stress tornando o seu ambiente familiar mais calmo, disponibilizando um poste arranhador para o gato arranhar e um espaço vertical para trepar ou simplesmente oferecer-lhe mais amor e carinho.

MEDICAÇÃO

Dependendo das necessidades específicas do seu gato, o veterinário poderá prescrever medicação para ajudar o seu melhor amigo a ultrapassar um episódio agudo. Normalmente, esta medicação tem como objetivo ajudar o seu gato a gerir a dor associada ao seu problema, ao mesmo tempo que o tutor lhe oferece a nutrição adequada e um ambiente calmo.

RECURSOS E CONSELHOS

O controlo dos problemas urinários em gatos é frequentemente complicado, pelo que ainda estão ser realizados diversos estudos sobre estes problemas de saúde complicados. Para obter mais informações sobre o problema do seu gato — e para lhe providenciar o melhor cuidado possível ao longo da sua vida — consulte estes recursos úteis elaborados pela nossa equipa de veterinários.

1Lekcharoensuk C, Osborne CA, Lulich JP. Epidemiologic study of risk factors for lower urinary tract diseases in cats. J Am Vet Med Assoc. 2001;218(9):1429-1435.

Peça ao seu veterinário informações sobre a nutrição de cuidados urinários que está um passo à frente para uma vida melhor

ENCONTRAR UM VETERINÁRIO