O bloqueio urinário é doloroso e uma condição potencialmente fatal que costuma afetar gatos machos. Se o seu gato tiver com um bloqueio urinário, significa que a sua uretra — o tubo que drena a urina da bexiga para o pénis e para fora do corpo —está bloqueada por minerais e células. Quando a uretra está bloqueada e a urina não consegue sair do corpo, a bexiga fica demasiado cheia ou "hiperextendida". Se o bloqueio persistir durante muito tempo, os rins podem começar a inchar e ficam danificados, podendo causar eventualmente uma rutura da bexiga, assim como fugas de urina para a cavidade abdominal do gato.
O bloqueio urinário em gatos machos é bastante comum, especialmente entre os machos esterilizados/castrados; por conseguinte, é fundamental que os tutores do animal de companhia estejam atentos a sinais do problema. Quando mais rápido o gato receber um tratamento adequado, maior é a probabilidade de ter uma recuperação saudável.
Causas de bloqueio urinário em gatos macho
Gatos esterilizados/castrados são especialmente predispostos a desenvolver um bloqueio urinário porque podem ter uma uretra estreita — tão estreita que espasmos musculares uretrais involuntários podem bloquear o fluxo de urina. A uretra de um gato macho também pode bloquear com pequenos cálculos urinários ou por plugs uretrais: uma mistura de células que são utilizadas para alinhar a bexiga, muco e cristais formados a partir de minerais na urina. Outras causas de bloqueio urinário são o consumo de alimentos ricos em magnésio ou a presença de uma condição subjacente chamada Cistite Idiopática Felina (CIF).
Sinais e diagnóstico do bloqueio urinário em gatos macho
O sinal mais comum, também chamado de "gato bloqueado", é dirigir-se à caixa de areia para urinar, colocar-se em posição e não conseguir fazer nada. O seu gato também pode parecer desconfortável ou a miar com dor ao tentar urinar. Se o bloqueio continuar, o seu gato desenvolverá algo a que os veterinários chamam de "uremia", que é causada por todas as toxinas que estão normalmente presentes na urina acumulada no corpo, o que pode resultar num estado mental deprimido ou alterado, vómitos e um ritmo cardíaco lento. Também podem esconder-se ou tentar evitar o contacto visual.
O veterinário diagnosticará o seu gato com base no historial médico, um exame físico, análises de sangue e urina, e possivelmente um raio-X abdominal ou ultra-som. Se suspeitar que o seu gato tem uma infeção na bexiga (que é bastante raro em gatos), o veterinário pode querer uma amostra de urina para cultura.
Tratar o bloqueio urinário
Se o seu gato tiver um bloqueio urinário, deverá ser hospitalizado imediatamente para um tratamento de emergência. A equipa veterinária poderá ter de colocar um cateter intravenoso para administrar fluídos e medicamentos ao seu gato. O seu gato será então sedado e um cateter urinário será introduzido para aliviar a obstrução e esvaziar a bexiga. O cateter ficará no local durante vários dias para que a uretra recupere e o seu gato melhore. A maioria dos gatos com bloqueio ficam internados durante vários dias.
Assim que o seu gato urinar normalmente, poderá levá-lo para casa. É provável que o veterinário prescreva antibióticos, medicamentos para a dor e/ou medicamentos para relaxar a uretra, bem como um alimento terapêutico formulado para a saúde urinária, devido ao procedimento com cateter anterior, e ajudar a prevenir a recorrência de CIF e cálculos urinários.
Prevenir um bloqueio urinário em gatos macho
Infelizmente, uma vez que um gato tenha um bloqueio urinário, existe um grande risco que volte a acontecer. Ao primeiro sinal de problemas urinários, deve conversar com o seu veterinário para selecionarem a melhor nutrição para o problema de saúde urinário do seu gato e reduzir o risco de recorrência. Em casos muito recorrentes também é possível que o seu veterinário sugira uma uretrostomia ao seu gato — uma cirurgia que cria uma abertura na uretra acima do bloqueio para permitir a drenagem normal da urina.
O consumo de água é uma parte importante na eliminação de detritos do sistema do seu gato e da prevenção de um bloqueio; tente oferecer-lhe água de uma fonte em vez de um bebedouro, aromatizando um segundo bebedouro de água com algum caldo e mudando para alimentos em lata se atualmente come alimentos secos.
A nutrição também pode desempenhar um papel importante na prevenção do bloqueio. Se o seu gato já tiver problemas de saúde urinários, então um alimento terapêutico para gato pode ajudar a dissolver os cristais ou tornar a formação de novos cristais menos provável e manter um pH urinário saudável que contribua para a saúde urinária geral. Este alimento está disponível através do seu veterinário e deve ser fornecido sob a supervisão de um veterinário; pergunte ao seu veterinário qual o alimento para gato Prescription Diet é o ideal para o seu gato.
O papel do stress
Outro fator importante nos problemas relacionados com a doença do trato urinário inferior felino (FLUTD) é o stress, por isso é importante considerar o nível de stress do seu gato ao avaliar as questões urinárias. Os gatos são suscetíveis a problemas urinários inferiores relacionados com o stress, como AVEPA, que pode resultar no bloqueio. Reduzir o stress do seu gato pode ajudar a reduzir a possibilidade de doenças do trato inferior, incluindo o bloqueio uretral.
O seu gato pode estar com stress se:
- Estiver aborrecido
- A casa tiver demasiados gatos e tem de competir por recursos (ex. tempo sozinho na caixa da areia ou competir por alimento ou água)
- Os outros gatos intimidam-no
- A caixa de areia está suja
Por vezes, receber visitas de fora, mudar ou renovar móveis também pode provocar stress num gato. Se o seu gato tem problemas com bloqueios urinários, considere se há algo que possa estar a causar-lhe stress e tente eliminar esses fatores de stress. Ficam aqui algumas dicas de como eliminar o stress do seu gato:
- Ofereça ao seu gato vários brinquedos para o entreter.
- Certifique-se de ter sempre pelo menos uma caixa de areia a mais em casa do que o número de gatos que tem, para que sintam que têm privacidade. Certifique-se de separar as caixas de areia pela casa. Não se esqueça de limpar as caixas de areia diariamente.
- Certifique-se de ter um comedouro por gato. Pense assim: gostava de ter de partilhar o seu prato com outra pessoa?
- Ofereça ao seu gato uma rede para gato ou uma árvore para arranhar. Os gatos adoram estar em locais altos para poderem ver tudo e terem a privacidade que quiserem.
- Por fim, fale com o seu veterinário sobre determinados alimentos terapêuticos que são formulados para moderar o stress em gatos.
Embora o bloqueio uretral seja comum entre os gatos esterilizados/castrados, não tem de ser um problema para o seu gatinho. Fale com o seu veterinário para determinar qual o melhor tratamento inicial para o seu gato.
Biografia da autora

Dra. Sarah Wooten
A Dra. Sarah Wooten formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da American Society of Veterinary Journalists, a Dra. Wooten divide o seu tempo profissional entre o treino de pequenos animais em Greeley, Colorado, conferências sobre questões associadas, liderança, comunicação com clientes e escrita. Gosta de acampar com a família, de esquiar, mergulhar e participar em triatlos.