lazy dog

O seu cão tem excesso de peso? Tome as medidas necessárias

 

Sabia que 1 em cada 3 animais no Reino Unido tem excesso de peso ou é obeso?* Muitos de nós não nos apercebemos que o nosso cão tem excesso de peso, porque não reparamos e porque ocorre gradualmente com o tempo. Apesar de estar mesmo à sua frente, alguns quilos aqui ou ali podem não ser percetíveis de imediato. Todavia, podem dar origem a problemas de saúde graves.

Obedient dog

Porque é que estar atento ao excesso de peso é importante

 

Mesmo que tenha reparado que o seu cão tem uns quilos a mais, pode não ter noção de como pode estar a afetar a saúde dele. Um excesso de peso de 20% pode ser o suficiente para aumentar o risco do seu cão sofrer de problemas de saúde graves, como diabetes melittus, osteoartrite, cálculos urinários ou problemas cardíacos..

Além disso, o excesso de peso pode ter um impacto negativo no bem-estar, felicidade e qualidade de vida do seu cão, mas também reduzir consideravelmente a sua esperança de vida, em comparação com um animal com peso saudável.

 

O meu cão tem excesso de peso?

 

 

Labrador dog

O seu cão pode parecer-lhe bem para si, mas o peso ideal varia de acordo com o tamanho e a raça. O seu veterinário pode dizer-lhe qual é o peso ideal para o seu cão. No período entre check-ups, pode continuar a avaliar se o seu cão mantém um peso saudável. Coloque a mão na parte lateral do cão e se as costelas não forem fáceis de palpar, é provável que tenha excesso de peso;

Seguem-se outros sinais de obesidade que pode notar::

  • Perda de cintura normal
  • A coleira tem de ser alargada
  • Dificuldade de locomoção
  • Movimentos lentos
  • Falta de ar
  • Mau humor
  • Maior número de horas de sono que o normal

 

O que causa excesso de peso nos cães?

 

O aumento de peso é o resultado de aumento de gordura corporal. Isto normalmente é causado pelo consumo excessivo de calorias, especialmente quando combinado com falta de exercício. Mas há outros fatores que também podem contribuir.

 

IDADE

Os cães mais velhos são menos ativos, têm menos energia, e necessitam de menos calorias, e por esse motivo a nutrição formulada para esta idade é essencial para o peso e saúde em geral.

RAÇA:

Algumas raças de cães têm mais predisposição para o excesso de peso

CASTRAÇÃO/ESTERILIZAÇÃO

Estudos clínicos demonstraram que o metabolismo básico dos cães esterilizados é menor, e necessitam de menos calorias

PROBLEMAS MÉDICOS

Um aumento de peso muito ocasional está associado a problemas médicos que podem exigir um tratamento específico

ALIMENTO EM EXCESSO

Os cães com acesso livre ao alimento comem, como é óbvio, mais do que o necessário - isto inclui restos de alimentos dos membros da família

ALIMENTOS DESEQUILIBRADOS

Muitos alimentos comerciais podem ter excesso de sal e gordura, para melhorar o sabor, mas fazem com que o seu cão se empanturre

 

Fazer exercício com o seu cão

 

Além de fornecer a nutrição correta ao seu cão, a prática de exercício físico com regularidade vai ajudá-lo a perder peso de forma saudável. Seguem-se algumas sugestões de exercício físico que pode fazer em conjunto com o seu cão.

 

Dog sitting in backyard

Passeios rápidos com intervalos

 

Leve o seu cão a passear com uma trela. Durante o passeio, alterne com alguns intervalos de jogging, corrida ou subir escadas para ajudar a aumentar o batimento cardíaco e queimar tanto as suas calorias como as do seu cão.

Squatting with dog

Agachamento com cães

 

Coloque as pernas abertas ao nível dos ombros em posição para fazer um agachamento. À medida que se abaixa, toque no seu cão com o brinquedo preferido dele. À medida que se levanta, levante o brinquedo acima da cabeça para incentivá-lo a saltar para apanhá-lo. Este exercício pode ser feito tanto dentro como fora de casa.

playing and sharing with dog

Brincar à apanhada com o cão

 

Tal como fazia com os seus amigos quando era criança, jogue à apanhada com o seu cão num parque para cães, no seu jardim ou mesmo dentro de casa. Ambos vão poder usufruir de um excelente exercício de cardio enquanto o seu cão tenta apanhá-lo.

anchor

dog eating in green bowl

Escolher o alimento certo para perder peso

 

A alimentação do seu cão afeta diretamente a sua saúde e bem-estar geral. Uma nutrição equilibrada é uma parte essencial de um estilo de vida ativo e saudável. O excesso de alimento para cão, guloseimas e alimentos para pessoas podem causar excesso de peso..

Uma nutrição adequada é muito importante para tratar o excesso de peso do seu cão. Pergunte ao seu veterinário qual é a sua opinião sobre a gama de alimentos de controlo de peso da Hill’s para ajudar o seu cão a perder peso e a manter uma vida saudável e ativa.

Cuidar do seu cão

ARTIGOS E FERRAMENTAS

 

 

Comece o caminho para recuperar o peso ideal do seu cão 

 

Se o seu cão já tem problemas de peso, há muito que pode fazer para melhorar a sua condição corporal

 

Ver menos