É um delicioso complemento para bebidas tropicais e é uma deliciosa adição à salada de fruta, mas será o ananás seguro para cães? Se tem hesitado em alimentar o seu cão com pedaços desta fruta deliciosa, pode na verdade não ter nada a temer. O ananás fresco pode ser um alimento nutritivo para cães, desde que seja dado com moderação.
Os cães podem comer ananás?
Sim, segundo a Mis Animales, o ananás é seguro para os cães. O ananás fresco é rico em vitaminas do complexo B, bem como vitamina C. Contém também grandes quantidades de minerais e eletrólitos, incluindo potássio, magnésio, ferro e zinco. Muitos dos nutrientes do ananás podem ajudar a apoiar o sistema imunitário do seu cão e são bons para a saúde digestiva.
O ananás pode ser um biscoito saudável para o seu cão, quando oferecido em pequenas quantidades. No entanto, o ananás em lata e desidratado por vezes contêm açúcares adicionados e fornece calorias extra de que o seu cão não necessita.
Os cães podem comer ananás?
Por mais nutritivo que o ananás possa ser para os cães, também tem alguns inconvenientes. Embora o elevado teor de fibras possa ser benéfico em pequenas quantidades, em excesso podem causar problemas digestivos, incluindo diarreia e obstipação. Para cães com estômagos sensíveis, mesmo uma pequena quantidade de ananás pode levar a problemas digestivos.
O ananás é rico em açúcar natural, o que pode representar um risco para os cães com diabetes ou para os que correm risco de desenvolver.
Deve evitar oferecer tanto a casca como o caroço central do ananás ao seu cão, segundo o Battersea Dogs Home. Podem causar obstruções intestinais, por isso, contacte o seu veterinário se o seu cão atacar o caixote do lixo e devorar qualquer uma destas partes do ananás. Podem aconselhá-lo sobre se deve levar o seu cão para fazer um exame ou esperar e vigiar.
Como preparar o ananás para o seu cão?
Como é que os cães podem comer ananás? Siga estas diretrizes para oferecer ananás ao seu cão com segurança:
- Confirme junto do veterinário se pode oferecer ananás ao seu cão, pois podem existir problemas subjacentes com os quais o ananás não é benéfico, nomeadamente diabetes.
- Descasque e remova o caroço do ananás para um local que esteja fora do alcance do seu cão.
- Contrariamente aos cães de raça grande, corte o ananás em pedaços pequenos para os cães de raça pequena.
- Se for oferecer-lhe ananás pela primeira vez, deixe o seu cão comer apenas um pedaço e aguarde uma hora para verificar se apresenta quaisquer sinais de problemas digestivos. Pare de dar ananás ao seu cão, se lhe parecer que não reagiu bem. Lembre-se que no máximo dez por cento das calorias do seu cão devem advir de qualquer outra coisa que não seja o seu alimento normal para cães.
- Não dê ao seu cão mais do que dois ou três pequenos pedaços de ananás por dia.
Um pouco de ananás com moderação pode ser um delicioso biscoito que o seu cão pode adorar. Apenas tenha cuidado para não exagerar, e não deixe que o entusiasmo do seu cão por este biscoito se sobreponha ao que é melhor para a sua saúde geral.
Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é uma apaixonada por animais, escritora freelancer e romancista. Atualmente vive nas Ozarks, nos Estados Unidos, com o seu marido e o os seus companheiros de quatro patas, onde gosta de observar uma grande variedade de animais selvagens no seu quintal enquanto bebe o seu café da manhã.
Artigos relacionados
-
Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão
O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.