Diabetes em cães: O que necessita saber

Published by
minutos de tempo de leitura

O que é a diabetes?

A diabetes mellitus é um problema que se desenvolve quando o seu cão não consegue utilizar o açúcar (glicose) eficazmente e controlar os seus níveis de açúcar no sangue. A insulina, que é produzida no pâncreas, é essencial para regular a utilização e o armazenamento de glicose no sangue. A produção insuficiente de insulina é potencialmente fatal.

Tal como nos humanos, a diabetes em cães é grave, mas possível de controlar. Existem dois tipos de diabetes e apesar de não existir cura, ambos os tipos podem ser controlados adequadamente através da nutrição, exercício e, se necessário, medicação de insulina regular. Com o alimento adequado e com os conselhos do seu veterinário, o seu cão com Diabetes pode desfrutar de uma vida feliz e ativa.

Qual a causa de Diabetes?

Uma redução na produção de insulina é normalmente causada por um problema no pâncreas. O pâncreas é responsável pela produção da quantidade adequada de insulina para controlar os níveis de açúcar. Em alguns cães, as alterações hormonais ou medicações podem reduzir o efeito da insulina. Se o pâncreas do seu cão estiver debilitado, podem ocorrer sinais a longo prazo e potencialmente fatais e que devem ser controlados.

Os fatores que aumentam a probabilidade de o seu cão desenvolver diabetes incluem:

Condição corporal. Cães com excesso de peso ou obesidade têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes.

Idade. Os cães podem desenvolver diabetes em qualquer idade, mas a idade mais comum é aproximadamente aos oito anos.

Género. As fêmeas têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes.

Raça. Algumas raças de cães, como os samoiedos, schnauzers miniatura, poodles miniatura e bichon frisé têm maior predisposição para a diabetes do que outras raças.

Outros fatores podem incluir uma má nutrição, anomalias hormonais e stress.

O meu cão tem diabetes?

Os sinais de diabetes são difíceis de reconhecer, porque são semelhantes aos sinais de outras doenças, como doença renal. A The Animal Trust indica que os sinais precoces mais comuns de diabetes incluem:

  • Sede excessiva
  • Aumento da micção
  • Perda de peso apesar de um apetite normal ou aumentado

À medida que a doença avança, indicam que pode ver sintomas, como:

  • Perda de apetite
  • Falta de energia
  • Letargia
  • Vómitos
  • Dificuldades visuais e cataratas

Diabetes caninaSe observar qualquer um destes sinais, contacte o seu veterinário. Provavelmente terão de ser realizados exames para garantir um diagnóstico preciso.

IMPORTANTE: Assim que a diabetes for diagnosticada, é importante que o seu cão seja monitorizado regularmente. O seu veterinário irá verificar os níveis de glicose do seu cão e irá ajustar a medicação para manter o seu cão estável.

Tratamento e a importância da nutrição

Embora não exista cura para a diabetes mellitus, a PDSA garante aos tutores que a Diabetes pode ser controlada com insulina, exercício e uma nutrição adequada.

Uma nutrição equilibrada é essencial tanto para ocontrolo da diabetes, como para a saúde geral e bem-estar do seu cão. Quando o seu cão tem diabetes, é ainda mais importante dar-lhe o alimento para cães adequado de forma consistente. Dar um alimento recomendado pelo veterinário com um perfil nutricional consistente irá ajudar a manter o metabolismo do seu cão estável para que possa permanecer saudável.

A fibra é particularmente importante no controlo da doença, porque os níveis moderados a elevados de fibra podem diminuir os requisitos de insulina e os níveis de glicose no sangue. A fibra também faz com que o corpo seja mais recetivo à insulina.

A rotina é fundamental, por isso, a alimentação, o exercício e, se necessário, a medicação devem ocorrer às mesmas horas todos os dias. Isto ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. O seu veterinário e equipa clínica irão fornecer-lhe aconselhamento.

 

Perguntas a fazer ao seu veterinário sobre a diabetes

 

  1. Quais são as opções de tratamento para tratar o meu cão com Diabetes?
  2. A nutrição deve fazer parte do plano de tratamento do meu cão? E quais são as vantagens e desvantagens desta abordagem
  3. De que forma um alimento terapêutico para cães ajuda a controlar a Diabetes no meu cão?
  4. De que forma a nutrição funciona em conjunto com outras opções de tratamento?
  5. Recomendaria algum alimento Hill’s® Prescription Diet® para controlar a Diabetes no meu cão?
  6. Durante quanto tempo terei de dar o alimento recomendado?
  7. E se tiver vários cães? Posso dar-lhes o mesmo alimento?
  8. Qual é a melhor forma (e-mail/telefone) de entrar em contacto consigo ou com o hospital se tiver questões ou dúvidas?
  9. Preciso de marcar uma consulta de seguimento

Artigos relacionados

Produtos relacionados