Cão com nariz seco? Quando é que se deve preocupar e quando é que não tem de se preocupar

Published by
min read

Cuidados

Observar o nariz do cão é uma boa forma de avaliar outros problemas. Cães com nariz pálido ou rosado apresentam um maior risco de queimaduras solares. Se a pele sobre o nariz do seu cão estiver seca, vermelha ou a descamar pode ter sido uma queimadura solar. Pergunte ao seu veterinário qual o protetor solar correto para proteger o seu cão.

É importante proteger os cães suscetíveis às queimaduras solares, pois queimaduras consecutivas poderão originar cancro de pele. Se o nariz do seu cão apresentar lesões ou crostas, pode existir um problema dermatológico associado. Peça uma consulta com o seu veterinário. Quando estiver a olhar para o nariz do seu cão, deve também procurar se existe secreção nasal. Caso o seu cão produza secreção nasal espumosa, espessa, com muco amarelo, verde ou até mesmo preto, consulte o seu veterinário. O corrimento nasal pode indicar que o cão tem um problema de saúde. Se existir uma grande quantidade de corrimento nasal poderá ser sinal de um problema subjacente sério, nomeadamente uma infeção respiratória.

Embora normalmente o nariz húmido ou seco de um cão não seja motivo de preocupação, poderá indicar um problema de saúde. Na maioria das vezes, se o nariz seco de um cão for algo para se preocupar, verá outros sinais clínicos associados, como letargia, falta de apetite ou vómitos, indicando que é necessário ir ao veterinário. Se ele não demonstrar alterações do seu comportamento, provavelmente não há motivo para se preocupar, mas mesmo assim deve mantê-lo sob vigilância. Farejar o verdadeiro significado do nariz seco do seu cão permite determinar se ele é saudável ou se é um sinal clínico que se deve preocupar.

Produtos Relacionados