Os cães podem ter uma gripe?

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Esta é a época do ano em que os espirros surgem de forma mais persistente e as ligeiras cócegas na garganta transformam-se em tosse. Fará de tudo para manter a sua família saudável, incluindo o seu animal de companhia. Agora talvez esteja a perguntar-se: "Um cão pode ter uma gripe?". Se está doente, pode começar a ter dúvidas tais como; "Os cães podem contrair gripe através do ser humano?". Claro que gosta do seu animal de companhia e o que mais quer é vê-lo saudável, mas será necessário mantê-lo afastado enquanto se recupera? Aqui fica um breve resumo sobre se uma constipação ou uma gripe do tutor pode deixar o animal de companhia doente, bem como o que fazer para que ele se sinta melhor.

E relativamente ao Coronavírus?

À medida que a situação do Coronavírus (COVID-19) continua a evoluir, é importante ir acompanhando com regularidade as recomendações da Organização Mundial de Saúde à medida que novas informações surgem.

Até à data, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) nos EUA não possui relatos de animais que tenham sido identificados com o vírus, e não há evidências de que cães ou outros animais de companhia possam contrair ou transmitir a versão humana do vírus. Para mais informações, consulte o seguinte artigo:

O meu animal de companhia pode ter Coronavírus?

Os cães podem ter uma gripe ou constipação?

Atchimm! Está com espirros? Tem o nariz entupido ou dor na garganta? Nos seres humanos, as gripes surgem normalmente depois de uma pessoa ter estado em contacto com outra pessoa também doente. Para além de espirros, dor de garganta ou nariz entupido, outros sintomas são, olhos lacrimejantes ou secreções nasais e orais. Então, um cão pode contrair uma gripe através do ser humano?

Ótimas notícias! Se está doente e o seu cão quer lhe dar um beijo e um abraço para elevar o seu ânimo, não precisa do afastar. Algumas infeções, vírus ou até bactérias são específicas de cada espécie, e é por isso que não precisa de se preocupar se pode infetar o seu cão também. Uma gripe afeta apenas os seres humanos. Segundo a PetMD, não pode ser transmitido aos animais.

E um cão pode ficar infetado através de um outro cão? Infelizmente, a resposta é sim. Embora não consiga infetar o seu animal de companhia, isso não significa que o espirro de um outro cão não o faça. De fato, muitos dos sinais clínicos do seu cão são semelhantes aos dos humanos. De acordo com o PetMD, "Embora existam diferenças nos tipos de vírus que infetam os seres humanos versus cães, os sintomas são basicamente os mesmos: espirros, tosse, secreções ou nariz entupido, olhos lacrimejantes". Existem muitos tipos de vírus que os cães podem transmitir entre si. Alguns dos mais comuns são:

Tosse do Canil

A tosse do canil é uma doença respiratória altamente contagiosa, geralmente contraída quando os cães passam algum tempo com outros cães, como por exemplo numa exposição canina ou numa sessão de treinos. O pior é que o seu cão não precisa de estar em contacto direto com um cão infetado. O vírus é muito resistente e pode sobreviver em objetos, como os bebedouros ou brinquedos, onde o cão possa ter deixado saliva. De acordo com o Vetstreet, "uma tosse aguda e irritante como o grasnar de um ganso é o sinal mais comum [de tosse do canil]. Os cães afetados costumam vomitar continuamente, como se estivessem a tentar tirar algo que está preso na garganta". Cães que ficam infetados com tosse do canil geralmente apresentam sinais clínicos num período de quatro a dez dias. O tratamento pode incluir antibióticos, porém é discutível, dado esta patologia ser auto limitante e o seu caráter ser multifatorial.

Black dog sleeps in dog bed and snuggles with yellow stuffed dog.
Os cães podem contrair a gripe dos seres humanos?

A gripe humana apresenta sintomas semelhantes aos de uma constipação comum, porém se apresentar sintomas como dores no corpo e febre, há a possibilidade do problema ser mais grave - uma gripe. O vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, portanto, quanto tossir ou espirrar tape a zona com o braço. Segundo a American Lung Association, ao contrário de uma constipação, que se resolve rapidamente, a gripe dura mais tempo e pode evoluir para condições mais graves, como uma pneumonia.

Felizmente, o seu cão não contrai uma gripe de um ser humano. No entanto, é importante estar ciente que existe uma específica que afeta os cães.

Gripe Canina

A gripe canina é uma infeção respiratória igual à gripe que afeta o ser humano. Segundo a Associação Americana de Medicina Veterináriam (AVMA), "A primeira estirpe identificada nos Estados Unidos, em 2004, foi um vírus influenza A H3N8 ... Em 2015, surgiu um surto em Chicago causado pelo vírus H3N2 ". Os sinais clínicos da gripe canina são semelhantes aos de uma gripe nos seres humanos. O seu cão pode apresentar tosse persistente durante dez a trinta dias. Outros sinais clínicos que podem surgir são espirros, febre ou secreções oculares e nasais. Provavelmente, o seu animal de companhia terá que tomar um antibiótico ou outro medicamento. Esteja ciente: é importante adotar medidas para garantir que outros animais que possa ter em sua casa não fiquem doentes. A AVMA diz: "Cães com gripe canina devem ser isolados para impedir a transmissão do vírus a outros cães ou, no caso do H3N2, a gatos".

Uma visita ao veterinário

Obviamente, que quer proteger o seu cão da mesma maneira que quer proteger qualquer membro da sua família. No entanto, se o seu cão estiver doente, talvez não saiba qual a melhor forma de cuidar dele. Cuidar de um cão doente é semelhante a cuidar de uma criança doente.

Em primeiro lugar, se suspeitar que o seu cão está doente, entre em contato com o veterinário para obter conselhos sobre como proceder. Os animais doentes devem sempre ser examinados por um veterinário para determinar a causa e iniciar um tratamento. Uma recomendação que o seu veterinário provavelmente irá indicar é o descanso absoluto do seu animal de companhia. O descanso é vital para a recuperação do seu cão. Esta indicação não será muito difícil de cumprir, uma vez que ele se sente doente. Porém é algo que deve ser relembrado aos restantes membros da família, especialmente às crianças. Até que o seu cão se sinta melhor, ele não irá ter vontade de brincar ou passear. Felizmente, como o vírus não passa de cães para seres humanos, pode dar-lhe todo o amor e cuidado que ele precisa e fazê-lo sentir que está lá para o ajudar. Nesta fase é fundamental mantê-lo hidratado. Portanto, deve ter sempre o bebedouro com água disponível e deve incentivá-lo a beber.

Se o seu cão precisar de ficar num hotel para cães ou precisar de ser observado num futuro próximo, fale com o veterinário sobre a possibilidade do seu cão estar em contacto com outros animais. Da mesma forma que não quer que o seu animal de companhia saudável entre em contato intencional com um cão doente, é necessário evitar o contacto do seu cão que está doente com outros animais de companhia. Isso também significa que não haverá passeios à tarde no parque para cães.

Com descanso, uma alimentação saudável, ingestão de muita água e talvez alguns medicamentos, o seu cão voltará a ser aquele cão brincalhão e ativo que conhece!

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é apaixonada por animais de companhia e acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar - e até transformar - a opinião das pessoas. O seu trabalho pode ser encontrado na Internet e em diversos documentos. Pode seguir o seu trabalho através do seu Twitter @ReinventingErin ou em http://erinollila.com.

 

Produtos Relacionados