Sensibilidade alimentar e cuidado da pele

 

O seu cão coça-se?

 

 

dog rubbing on grass

Se observar que o seu cão se está a coçar, com comichão, a lamber-se ou a esfregar-se mais do que o normal, isso pode significar que tem problemas de pele. Se verificar alguns destes comportamentos no seu cão, deve examinar as áreas que parecem ser mais problemáticas. Seguem-se alguns dos sintomas mais comuns de problemas de pele em cães:

  • Manchas vermelhas, pontos ou borbulhas
  • Escoriações, crostas ou pele inflamada
  • Descamação da pele ou pele seca
  • Comichão, coçar, esfregar ou lamber
  • Perda de pelo
  • Mau odor da pele

Se verificar alguns destes sinais de problemas de pele no seu cão, visite o seu veterinário para que lhe possa fazer um exame adequado.

 
little dog thoughtful

Causas dos problemas de pele no cão

 

Alergias ambientais

Os problemas de pele nos cães são, por vezes, o resultado de alergias ambientais. As alergias da pele nos cães têm tendência a aparecer em áreas muito específicas do seu corpo, incluindo: focinho, orelhas, patas, base da cauda, debaixo dos cotovelos e nas virilhas. As alergias normalmente aparecem entre os 3 meses e os 6 anos. Não se esqueça de perguntar ao seu veterinário se o seu cão deve fazer um teste de alergia.
As alergias ambientais podem incluir pólen, esporos de bolor e ácaros domésticos. Estes alergénios são transportados pelo ar e podem aparecer durante todo o ano, com excepção do pólen, que é mais comum durante a primavera. A pele do seu cão é uma barreira crucial aos alergénios porque protege a saúde do seu cachorro e é por esse motivo que os cuidados com a pele do seu cão devem ser uma prioridade.
As alergias nas peles dos cães têm tendência a ser crónicas e requerem um controlo permanente. Isto significa que dar banho ao seu cão com um champô anti-comichão ajuda a suavizar a pele do cão. A nutrição também desempenha um papel essencial na saúde da pele do seu cão - mudar para uma dieta formulada para a saúde da pele pode ajudar a acalmar a irritação da mesma no seu cão.

Obedient dog

Parasitas e pulgas

As pulgas, piolhos e lêndeas podem causar irritação na pele dos cães. As mordidelas de parasitas são irritantes, e fazem com que os cães se mordam e cocem, lesando a pele. Alguns cães podem ser especialmente sensíveis, ou "hipersensíveis", a mordidelas de parasitas, ao ponto de uma única mordedura de pulga pode causar muito desconforto ao seu cachorro.

Infeções

Tal como a saúde geral do seu cão, as infeções bacterianas e fúngicas podem causar problemas na pele do seu cão. As infeções podem ser causadas por vários motivos, incluindo alergias, mas as feridas abertas ou os cortes são mais suscetíveis a infeções e normalmente constituem a maior ameaça à pele e saúde geral do seu cão. Consulte o seu veterinário se pensa que o seu cão pode ter uma infeção da pele.

Alergias alimentares

À semelhança das pessoas, os cães podem ter sensibilidades alimentares como resultado de uma reação a determinados tipos de proteínas nos alimentos. O seu veterinário pode efetuar um teste de alergia para determinar se o seu cão tem alergias alimentares e se recomenda uma dieta formulada para aliviar os problemas dos cães com sensibilidades alimentares.

 

Defender a saúde da pele do seu cão

 

A primeira coisa que deve fazer se suspeitar que o seu cão tem algum problema de pele é consultar o seu veterinário. Ele pode ajudar a determinar a causa de qualquer irritação da pele e ajudá-lo a escolher a melhor solução. As suas recomendações podem incluir uma ou todas as medidas seguintes:

 

Medicação:

Pode ajudar a controlar infeções da pele ou prurido intenso

Nutrição:

Pode ajudar a acalmar a pele sensível. Pode também chegar à raiz do problema, ajudando a identificar a causa (por exemplo, sensibilidade ao alimento). Os alimentos com ácidos gordos essenciais também ajudam os cães a terem uma pele saudável e um pelo brilhante.

Suplementos:

podem ajudar o seu cão a obter alguns dos ácidos gordos ou outros nutrientes de que necessita para ajudar a curá-lo.

 

Conversar Com o Seu Veterinário

 

A saúde da pele do seu cão é essencial para a sua saúde em geral. Banho adequado, verificação periódica do pelo e da pele e check-ups veterinários são uma excelente forma de impedir problemas de pele no seu cão e mantê-lo feliz e saudável. Além disso, fale com o seu veterinário sobre a gama de produtos Hill's para sensibilidades alimentares ou para problemas de pele em cães e assim saber se alguma é uma boa opção para a saúde da pele do seu cão.

 

Cuidar do seu cão

ARTIGOS E FERRAMENTAS