Brincadeiras de gatos: Como manter o seu gatinho ativo
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Um gato aborrecido não é um gato feliz. Garantir que o seu amigo peludo é mentalmente estimulado e incentivado através de brincadeiras irá fazer com que seja mais feliz e provavelmente também fará com que tenha mais paz, especialmente se ele tiver comportamentos destrutivos, como rasgar as suas cortinas ou escavar a terra dos seus vasos. O seu gato pode mostrar sinais de aborrecimento ao agir de forma agressiva ou ao mostrar sinais de depressão. Se estiver preocupado com o comportamento dele, o primeiro passo a dar é dirigir-se ao veterinário para garantir que não há nenhuma condição de saúde subjacente que possa estar a causar problemas ao seu gato. Mas se o veterinário não conseguir encontrar nada de errado, poderá simplesmente estar a lidar com um gato aborrecido. Aqui estão algumas ideias simples para o/a ajudar a exercitar a mente do seu gato, quer esteja em casa ou não:
1. Faça da hora da refeição um desafio
Em vez de simplesmente encher-lhe a taça, compre um "dispensador tipo puzzle" que exige que os gatos descubram como fazer sair o alimento por um labirinto ou uma série de obstáculos para poderem comer. Pode comprar dispensadores tipo puzzle ou criar o seu próprio, basta fazer buracos suficientemente grandes para os croquetes saírem através de uma garrafa de plástico vazia (e limpa), ou de um tubo de cartão ou de outro tipo de recipiente. Outro jogo que estimula a mente dos gatos e que é fácil de fazer é esconder os alimentos pela casa. Uma caça ao tesouro para os gatos é fácil de preparar e é uma excelente forma de manter o seu gato entretido enquanto estiver fora e ao mesmo tempo incentiva a atividade física. Tente esconder pequenas quantidades de alimentos pela casa, recortando os copinhos de uma embalagem de ovos.
2. Incentive o seu instinto natural de caça
Ratos elétricos, uma lanterna para gatos, ou mesmo uma simples corda que puxa pelo chão podem ajudar a manter o seu gato estimulado e mentalmente atento ao incentivar o seu instinto natural de caça. Bónus: as suas artimanhas quando se prepara para saltar certamente que o farão rir e irão manter toda a família entretida! Pode aumentar ainda mais o seu interesse ao dar caixas para se esconder no interior, enquanto espera que a "presa" se aproxime. Para além da estimulação mental, este tipo de brincadeira é uma boa forma do tutor, e no fundo toda a família, passarem tempo e estabelecerem uma ligação com o seu gato, bem como para o incentivar a exercitar-se.
3. Deixe-o trepar
Os postes e torres para gatos são ótimos para a estimulação mental e física dos gatos. Codificado no seu ADN pelos seus antepassados está um desejo por sítios elevados onde tinham menor probabilidade de sofrer ataques dos predadores. Também é uma forma mais simples de perseguirem a presa. Os postes e torres para gatos permitem que o seu gato trepe e arranhe tal como faziam os seus primeiros parentes felinos. Pode os encontrar de todas as formas e tamanhos, por isso há uma grande possibilidade de conseguir um que o seu gato irá adorar, e que não choque com a decoração da sua casa. Irá gostar de os ver trepar e brincar às escondidas com o seu novo brinquedo. Poderá reduzir os comportamentos destrutivos, à medida que compreende que pode arranhar e trepar o seu poste, mas não a sua mobília.
4. Dê-lhes uma vista
Os gatos adoram ver o que se está a passar. Se tiver uma janela virada para um alimentador de pássaros ou outro cenário igualmente interessante, crie um sítio confortável para ele poder saltar para cima e observar. É extraordinário o tempo que um gato consegue estar entretido a seguir os pássaros pela janela mantendo a sua mente ativa. Se não tiver uma vista particularmente interessante, pode escolher um canal da televisão com uma paisagem natural de pássaros ou esquilos. Isto pode mantê-los entretidos durante horas. Garanta apenas que a televisão não está à distância das arranhadelas, pois poderão tentar apanhar o que vêm com as patas.
Também há uma série de aplicações para gatos. Se tiver um tablet (garanta que é à prova de gatinhos), pode transferir um destes jogos. Foram concebidos para ajudar a estimular os gatos, pois podem apanhar os objetos com as patas no ecrã e vê-los a deslizar pelo ecrã como se estivessem a brincar com um brinquedo em casa.
5. Adote um amigo
Um segundo gato pode ser precisamente o que o médico prescreveu para o seu gatinho aborrecido, de acordo com a Companion Animal Psychology. Dois gatos podem fazer companhia um ao outro, brincar juntos e até mesmo limparem-se. Mas antes de ir a correr adotar um gato, tenha em consideração os custos adicionais e cuidados associados a ter um segundo gato. Adote apenas se tiver a certeza de que está pronto(a) para a responsabilidade. Além disso, apresente um novo animal lentamente, pois a experiência pode ser esmagadora para ambos os gatos. Outra excelente forma de garantir que o seu gato (e você) são compatíveis com um segundo gato é acolher um gato temporariamente em vez de adotar.
Tal como os humanos, os gatos podem aborrecer-se por estarem em casa sem fazer nada, todo o dia. Mas ao tentar estas simples dicas, pode ajudar o seu gato a lutar contra o aborrecimento e a permanecer estimulado, interessado, ativo e ser um membro divertido da sua família, durante anos!
Biografia da colaboradora
Kara Murphy
Kara Murphy é uma escritora freelance que vive em Erie, Pensilvânia. Tem um gato chamado Olive cujo brinquedo favorito é uma caixa de cartão.