Como manter o seu gato mais velho ativo?

Published by
min read

À medida que os gatos envelhecem, começam a andar mais devagar, a saltar com mais cuidado e a brincar menos. Embora esses comportamentos sejam normais em gatos mais velhos, são uma preocupação para os seus tutores. Uma maneira de garantir que o seu gato não perde a sua vitalidade é incentivá-lo a exercitar-se para manter a sua mente e o seu corpo ativos e ágeis. O gatinho que levou para a sua casa há alguns anos ficou mais velho e depende de si manter a sua saúde física e mental.

Como não pode colocar o seu gato numa escola de treino, ele precisará de si para ajudá-lo com uma rotina de exercícios. Deseja saber qual é a maneira mais rápida de mantê-lo ativo? Brincar diariamente com ele pode ajudar. Os gatos são animais independentes, e alguns não gostam da ideia de exercitar-se, principalmente se forem mais velhos e tiverem problemas de saúde como artrite. No entanto, se simular e disfarçar o exercício na forma de um jogo, o seu gato fará o exercício diário que precisa para se manter saudável.

Passe tempo a brincar

Existem muitos brinquedos inteligentes que ajudam os gatos mais velhos a exercitarem-se, e tem opções pequenas, grandes, baratas e caras ... comece a testar devagar, pois é possível que o seu gato goste mais de um do que outros. Nas lojas de animais, encontrará inúmeras opções, mas lembre-se de escolher brinquedos e ferramentas apropriadas para a sua idade.Orange tabby kitten lying down playing with yellow ball on floor

Brinquedos pequenos que o seu gato pode gostar:

  • Uma varinha com penas para o seu gato perseguir
  • Erva-Gateira
  • Jogos interativos que deem prémio

Brinquedos grandes que o seu gato pode gostar:

  • Uma torre ou uma árvore para gatos
  • Raspadores
  • Uma roda para gatos (sim, como a dos hamsters!)

Exercícios para gatos que são gratuitos

Os gatos gostam de escalar, mas os gatos mais velhos com artrite podem começar a ter dificuldade em fazê-lo, principalmente se não se exercitarem regularmente. Faça uma mudança nos móveis da sua casa para que o seu gato possa saltar do chão para uma cadeira ou para um banco baixo, e dai para o sofá para deitar-se e dormir. Se tem uma torre de gatos, incentive-o a continuar a usá-la, colocando biscoitos nos diferentes níveis; para motivar o seu gato a saltar e seguidamente comer os biscoitos. E se não tiver nenhum, pode ser uma boa ideia adquirir um ou ter algo semelhante que permita ao seu gato subir e descer.

Tem relva em casa? Utilize para encher uma meia velha! Melhor ainda: costure uma corda na meia para que ela possa ser arrastada pelo chão a uma distância segura e faça com que o seu gato a persiga.

Procure em sua casa objetos que talvez o seu gato gostasse de brincar. Tem alguns tecidos velhos que pode costurar para fazer uma bola? Tente fazer isso: o seu gato irá interagir com ela e persegui-la por toda a casa. Evidentemente, é aconselhável evitar as bolas de lã, pois o seu gato pode engolir os fios ou ficar preso neles e magoar-se. E se for sacos de papel ou caixas de papelão vazios? Se fizer barulhos na caixa, o seu gato irá saltar para caçar a "presa" escondida. Pegue num pau e um barbante e faça uma varinha ou uma "vara de pescar" com a qual o seu gato possa interagir.

Se o seu gato gosta de passar os dias no parapeito da janela, a apanhar sol e a observar a natureza, coloque um alimentador para pássaros do lado de fora da janela. Será como uma televisão, irá atrair visitantes novos dentro para o campo visual do seu gato. Dessa forma, ele irá saltar para ver os pássaros, que estarão mais do que dispostos a divertir o seu gato em troca de alimento.

Tem mais que um gato? A probabilidade de vários gatos brincarem uns com os outros é maior do que um único gato brincar sozinho. Distribua os brinquedos e é muito possível que um deles incentive o outro a começar a mexer-se.

Jogos Mentais 

Gatos mais velhos também precisam exercitar a sua mente, e uma maneira de ajudar o seu gato a manter a perspicácia mental é através de jogos que estejam relacionados com alimentos. Primeiro, em vez de lhe dar uma grande quantidade de alimento de uma só vez, esconda pequenas quantidades por toda a casa. Coloque croquetes em diferentes alturas, para que o seu gato tenha que de se esforçar um pouco mais e incentive-o a encontrá-los. Outra maneira de estimular a sua saúde mental são os brinquedos com “prémios”. Esses brinquedos fazem o seu gato interagir para receber um prémio no final. Lembre-se sempre de deixar outros alimentos num local facilmente acessível para garantir que, independentemente de resolver o quebra-cabeças, o seu gato tenha uma nutrição ideal.

Escolha alimentos nutritivos

A nutrição desempenha um papel muito importante para manter os gatos mais velhos saudáveis e ativos. Antes de fazer alterações na sua dieta, verifique sempre com o veterinário para garantir que os alimentos e recompensas que dá, são adequados para atender às suas necessidades físicas e mentais. De acordo com a revista "Topics in Companion Animal Medicine", para gatos mais velhos "é benéfico uma dieta suplementada com antioxidantes, ácidos gordos e fibra prebiótica".

Se o seu gato gosta de brinquedos de quebra-cabeça, terá que ter em casa “prémios” para o incentivar.  Utilize o alimento seco e húmido da gama Science Plan para fazer “prémios” saudáveis. 

Um último conselho: não deixe passar muito tempo para introduzir jogos e exercícios que mantenham o seu gato ativo no dia a dia. Quanto mais cedo começar, mais saudável e feliz serápara o resto da vida.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Ela licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em escrita criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Produtos Relacionados