Plano de crescimento do gatinho

Publicado por Jean Marie Bauhaus 
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Muito acontece durante o primeiro ano de um gatinho. É difícil acreditar que um pequeno gatinho que cabe na palma da sua mão possa transformar-se num gato completamente adulto num período de apenas 12 meses. Através do gráfico de crescimento é possível concluir que as maiores mudanças – e as mais surpreendentes – acontecem durante as primeiras oito semanas. Saiba quais as mudanças que pode observar durante todo o plano de crescimento do seu gatinho.

1-3 semanas: Abertura dos olhos e ouvidos

Long-haired mother cat sleeps with her paw around a newborn kitten.Os gatinhos quando nascem têm os olhos e os ouvidos fechados e passam a sua primeira semana de vida ou mais tempo sem ver e ouvir nada. Os olhos abrem durante a segunda semana, mas a sua visão ainda não está definida por completo, razão pela qual, The Spruce Pets afirma que, devem permanecer protegidos da luz. A coloração azulada dos olhos quando os gatinhos nascem começa a alterar-se à terceira semana, que é a mesma semana em que os seus ouvidos abrem e começam a ouvir, apresentando-lhes um mundo totalmente novo, cheio de som.

Segundo Catster, os gatinhos têm a capacidade de exprimir sons desde o seu nascimento e fazem pequenos sons para que a sua mãe os consiga ouvir e perceber que estão com fome. O ronronar normalmente começa na terceira semana, e os gatinhos tendem a vocalizar mais quando começam a andar, a brincar e a explorar o ambiente.

3-5 semanas: Começam a andar e a usar a caixa de areia

Geralmente, os gatinhos começam a dar os seus primeiros passos à terceira semana de vida. Os seus passos começam por ser instáveis e inseguros, mas à quarta semana o equilíbrio melhora e tornam-se mais confiantes e curiosos para explorar o mundo à sua volta. Se ainda não o fez, este é o momento ideal para proteger a sua casa contra as traquinices do seu gatinho.

Durante a quarta e a quinta semana do seu plano de crescimento, os gatinhos já têm equilíbrio suficiente para se deslocarem até à caixa de areia. É um bom momento para lhes apresentar a caixa de areia, de acordo com a Petful. Os gatinhos geralmente aprendem o que têm de fazer observando a mãe, por isso tudo o que precisa de fazer é indicar-lhes onde fica a caixa de areia. Lembre-se que ainda estão a aprender e que podem ocorrer acidentes.

6-8 semanas: Socialização e as primeiras vacinas

Com cinco semanas de idade, os gatinhos estão confiantes o suficiente com a sua mobilidade, tornando-se curiosos e brincalhões, momento ideal para se socializarem. Brincar e mimá-los, apresentá-los a outras pessoas e outros animais de companhia, permitirá que explorem o ambiente (sob vigilância, claramente) e experimentem novas paisagens, sons e cheiros, para que futuramente estejam preparados para o seu novo lar e para uma transformação emocionalmente saudável e precisa para a fase adulta.

Deve levar o seu gatinho pela primeira vez ao veterinário durante este período. A primeira vacina deve ser realizada entre as seis e oito semanas de vida do seu gatinho. Esta vacina tem por objetivo conferir imunidade contra o vírus da panleucopenia felina e duas doenças respiratórias, a rinotraqueíte felina e o calicivírus felino. O veterinário fará um plano de vacinação e dará informações sobre outros problemas que podem por a saúde do seu gatinho em risco, como a clamídia felina e a leucemia felina. A vacina anti-rábica apenas é administrada à décima segunda de vida do seu gatinho.

Sabia que os gatinhos têm 2 dentições com esta idade, tal como o Homem? A dentição dos gatinhos surge à segunda semana de vida e só está completa à oitava semana de vida. Ao quarto mês de vida a dentição de adulto começa a romper.

9 - 12 semanas: Desmame e aquisição de capacidades

Embora continuem a ser amamentados, os gatinhos podem começar a comer alimentos sólidos à quinta semana. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária Cummings da Universidade Tufts, alguns veterinários recomendam fornecer o mesmo alimento tanto aos gatinhos como à sua mãe, dado a sua elevada quantidade de proteínas, o que permitirá à mãe manter-se saudável durante a fase de amamentação. A transição para uma alimentação sólida termina à nona semana, optando sempre por um alimento de elevada qualidade.

A quantidade e a frequência com que comem vai depender do tipo de alimento que lhes fornecer, seco ou húmido. Segundo o Cornell Feline Health Center, os alimentos húmidos devem ser fornecidos em pequenas quantidades quatro vezes ao dia até aos três meses de idade, e três vezes ao dia a partir dos três meses. Quando os gatinhos atingirem os seis meses, pode reduzir para duas vezes por dia. Se por outro lado, optar por alimento seco, deixe apenas um recipiente com alimento para o seu gatinho comer quando estiver com fome, mas controle sempre o seu peso para garantir que está a fornecer a quantidade adequada de alimento.

Entre comer e socializar, com apenas algumas semanas estão a aprender uma coisa importante: como agir como um gato adulto. De acordo com o Spruce Pets, os gatinhos precisam de ser criados pela mãe ou por um outro gato para aprenderem o básico sobre a caça, a comunicação, a interação entre gatos e o uso da caixa de areia.

Small calico kitten crouches beneach a wicker chair.

3 - 6 meses: Adoção e esterilização

Os gatinhos não devem ser separados da mãe e da ninhada antes de terminar a fase de desmame e o processo de socialização. Segundo a Petful, até à décima semana, os gatinhos continuam a aprender qual é o comportamento que devem adotar com a sua mãe, pelo que é adequado aguardar pelo menos até à décima semana para a sua adoção. Também pode esperar até à décima segunda semana para o próximo reforço vacinal. Os gatinhos estão preparados para serem esterilizados aos seis meses de idade.

Um ano: já não é um gatinho

Quando chega o seu primeiro aniversário, o gatinho deixa de ser considerado gatinho e passa a ser um gato adulto. Embora ainda possa ter comportamentos de um gatinho e ainda estar a crescer, o seu gato recém-adulto está pronto para fazer a transição para um alimento de gato adulto de elevada qualidade. Siga o guia de alimentação que vem na embalagem para determinar qual é a quantidade e a frequência com que deve fornecer alimento ao seu gato.

Embora um gato seja considerado adulto quando atinge um ano de idade, em termos de desenvolvimento, a “adolescência” de um gatinho dura geralmente até aos dezoito meses ou mais. Durante esse período, um gato ainda pode exibir a típica energia de um gatinho, bem como o comportamento típico de "adolescente", onde muitas vezes testa os seus limites e adota um comportamento rebelde, como arranhar os móveis ou marcar o território. De acordo com o gráfico de crescimento elaborado pela Raising Happy Kittens, o seu gatinho pode tornar-se menos afetuoso durante esse período. Mas não se preocupe. Geralmente, após os dezoito meses, os gatos começam a atingir a maturidade e a ficar mais tranquilos, só adquirindo a sua personalidade de adulto no segundo ano de vida.

Observar o crescimento do seu gatinho, desde o nascimento até ser um gato adulto é maravilhoso. Saber o que esperar durante o plano de crescimento ajudá-lo-á a ter um gato com um crescimento mais saudável e feliz.

Biografia da autora:

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde dos animais no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.

PRODUTOS RELACIONADOS