Os cães e o fogo de artifício: como ajudar o seu cão ansioso

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Cães e fogo de artifício não são uma boa combinação, como deve saber se alguma vez viu o seu cão esconder-se com o som de um relâmpago. É natural querer incluir o seu cão na diversão festiva no exterior, mas os animais de companhia e o fogo de artifício não se misturam.

Muitos cães sofrem de uma fobia a ruídos altos, e os flashes de luz brilhantes que acompanham o fogo de artifício podem aumentar o stress e a ansiedade. Conforme mencionado neste artigo, os cães também têm uma audição muito mais sensível, por isso esses estrondos altos são muito mais assustadores para o seu cão. Se o seu cão, como a maioria, procurar abrigo quando se ouve um foguete, continue a ler para saber como o ajudar a relaxar.

Cão esconde-se por baixo de uma mesa devido ao fogo de artifício no exterior.

Como manter o seu cão calmo e seguro durante o fogo de artifício

Os animais de companhia e o fogo de artifício poderão não funcionar juntos, mas há alguns passos que pode tomar para que as explosões tenham um efeito menor no seu cão. Eis o que pode fazer e o que não deve fazer, para ajudar a gerir o stress do seu cão e ajudá-lo a sentir-se seguro durante o fogo de artifício.

O que fazer

  • Mantenho-os no interior com as janelas fechadas e as cortinas corridas para ajudar a diminuir os ruídos e os clarões. A RSPCA oferece um guia para criar um "refúgio seguro para cães" de forma a que o seu cão se sinta seguro. Se tiver uma cave onde o seu cão possa estar fora do alcance do fogo de artifício em segurança, poderá ser uma opção ainda melhor.

  • Certifique-se de que fazem bastante exercício nesse dia. Isto significa que podem gastar energia adicional que, de outra forma, poderia aumentar a sua ansiedade quando o fogo de artifício começa.

  • Certifique-se de que as janelas e portas são mantidas fechadas e que quaisquer rotas de fuga no seu jardim estão protegidas, recomenda a Battersea Dogs Home. Acredita-se que fogem mais animais de companhia na "Bonfire Night" e Passagem de Ano como resultado de ansiedade provocada pelo fogo de artifício. Desta forma, é essencial tomar todas as precauções para impedir a sua fuga.

  • Certifique-se de que usam uma coleira bem ajustada e que as informações nas chapas de identificação e microchips estão corretas e atualizadas, só para o caso de conseguirem fugir.

  • Forneça-lhes uma distração divertida, como um brinquedo de roer preferido ou um brinquedo cheio da guloseima preferida deles, para ocupar a sua atenção durante o fogo de artifício.

  • Ligue a TV ou o rádio para ajudar a diminuir o ruído do fogo de artifício. Música com sons suaves é normalmente o melhor para ajudar a diminuir a sua ansiedade.

O que não fazer

  • Não leve o seu cão para um espetáculo de fogo de artifício, por muito que adorasse ter a sua presença.
  • Não atue de forma diferente nem reconheça o seu medo. Isso apenas irá reforçar o seu comportamento ansioso.
  • Não os deixe soltos da trela no exterior de uma área cercada durante a altura de fogos de artifício. Se eles se assustarem, podem fugir e acabar por perderem-se.

Dessensibilizar o seu cão em relação ao fogo de artifício

Cão preto esconde os olhos por baixo da pata.
Os cães e o fogo de artifício não tem de ser uma combinação terrível e o medo do seu cão não é inevitável. De acordo com a Dogs Trust, os cachorros que são expostos em segurança e gradualmente a ruídos altos no período de socialização essencial das 3 às 16 semanas lidarão melhor com ruídos altos, como o fogo de artifício.

Se o seu cão for adulto, não é demasiado tarde para dessensibilizá-lo através de terapia de exposição. O UK Kennel Club diz que podem ser reproduzidos sons altos na preparação para a noite de fogo de artifício para dessensibilizar os cães e prepará-los para os ruídos altos.

Eis como dessensibilizar o seu cão...

Enquanto o seu cão estiver ocupado com uma atividade de que gosta, como a receber mimos ou a desfrutar de uma guloseima, reproduza um vídeo ou gravação de fogo de artifício a um volume baixo. Faça isto várias vezes ao longo do dia. Após vários dias, comece gradualmente a aumentar o volume — mas não force. Se eles parecerem assustados, diminua novamente o volume e continue a um ritmo mais lento. Continue a fazer isto até o seu cão conseguir ouvir o vídeo a um volume alto sem se assustar.

Lidar com fobia extrema

Se as soluções acima não ajudarem, o seu cão poderá precisar de assistência adicional para ultrapassar o medo. Casacos especiais para cães demonstraram ajudar a confortá-los durante eventos barulhentos, como espetáculos de fogo de artifício e trovoadas. O seu veterinário também poderá ter algumas soluções para ajudar o seu cão a manter-se calmo, por isso não perde nada em ligar e perguntar.

Fogo de artifício sem stress para os cães

Quando o fogo de artifício começa, o melhor é o seu cão dar por terminada a noite. Fornecer um local seguro e sossegado para que ele relaxe é uma das melhores formas de proporcionar ao seu cão festas felizes.

Biografia da colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob a supervisão dos seus patudos.

Artigos relacionados

Produtos relacionados