Porquê e quando castrar/esterilizar o seu cão ou cachorro

Publicado por Emma Milne
minutos de tempo de leitura

Algumas das perguntas mais comuns que são feitas aos veterinários dizem respeito à castração/esterilização. Também existe alguma confusão em relação às palavras, por isso, vamos falar disso em primeiro - a castração de cão diz respeito aos machos e a esterilização destina-se às fêmeas, no entanto também é frequente utilizar a palavra esterilizar nos machos. Muitas vezes, as pessoas perguntam, "Quando devo castrar o meu cão?" e, "Existe algum benefício em castrar?".

Benefícios de castrar/esterilizar os cães ou cachorros

Todas as cirurgias têm algum risco, por isso, as pessoas naturalmente preocupam-se em sujeitar os animais a cirurgias se não forem necessárias. A castração dos machos significa que ambos os testículos são removidos e nas fêmeas, a esterilização é a remoção dos ovários e por vezes do útero, dependendo da recomendação do seu veterinário. Isto pode ser realizado através de uma incisão no abdómen ou cirurgia laparoscópica. Isto significa que para além de não poderem ter cachorros, também remove as hormonas. Ambos têm benefícios para os cães e para si, o tutor.

Os benefícios da castração são diferentes para ambos os géneros, por isso, vamos falar das fêmeas em primeiro lugar. 

O maior benefício de esterilizar as cadelas é a prevenção de tumores mamários. Quanto mais cedo for esterilizada, mais benefícios obtém. Os tumores mamários em cadelas não esterilizadas tendem a ser mais agressivos e propagam-se mais rapidamente pelo corpo, por isso, a prevenção é definitivamente melhor do que o tratamento. A esterilização também previne uma infeção no útero chamada piometria. Esta doença pode ser fatal e eventualmente exige sempre a esterilização quando surge. Esta cirurgia é mais arriscada, porque o animal está doente e o útero muitas vezes está muito inchado e inflamado.

E em relação aos machos? A testosterona é uma hormona potente e é responsável por grande parte do comportamento do macho. Impulsiona comportamentos, como de competição e para os cães macho, uma das coisas mais importantes é acasalar. Os cães não castrados passam muito tempo a procurar por fêmeas. Isto significa que podem ser difíceis de controlar e é muito mais provável que andem a vaguear sozinhos, que desapareçam nos passeios e o ignorem, porque têm coisas mais importantes em que pensar. 

Também têm mais probabilidade de urinar em locais indesejados. Desta forma, a castração tem alguns benefícios para si enquanto tutor, porque os cães castrados tendem a responder melhor quando chamados, são menos agressivos e mais sociáveis.

Mas a castração também tem benefícios para o cão. A castração previne o cancro dos testículos, tumores no ânus e hérnias nas extremidades posteriores. Os cães não castrados têm maior probabilidade de desenvolver uma próstata aumentada numa idade mais avançada e isto pode causar problemas na passagem das fezes e algum desconforto. A castração impede que este problema aconteça.

Mas a decisão final em castrar o seu cão é obviamente sempre sua. O seu veterinário é a melhor fonte para o aconselhar, caso esteja a pensar em proceder com a castração. Aqui está um link para artigos que o podem ajudar a tomar esta decisão

Quando castrar o seu cão.

As opiniões sobre este assunto variam, por isso, fale com o seu veterinário sobre as suas políticas e discuta o género, a raça e o temperamento do seu cão. No geral, os cães macho podem ser castrados a partir de mais ou menos os 5 meses, mas existem algumas exceções. Se tiver um cão muito tímido, alguns especialistas comportamentais recomendam esperar até amadurecerem um pouco e serem mais confiantes para evitar problemas relacionados com o medo. Além disso, as raças maiores podem ter tendência a desenvolver problemas ortopédicos se foram castrados precocemente, por isso, alguns veterinários recomendam esperar até aos 9-12 meses.

A melhor altura para esterilizar as cadelas é antes do primeiro cio, por isso, é normalmente aos 5-6 meses de idade. Isto significa que têm uma maior probabilidade em não ter tumores mamários no futuro. Também evita uma gravidez indesejada que pode ocorrer muito facilmente se o cio aparecer e não reparar. 

E por fim...

Enquanto veterinária, faço sempre recomendações que faria para os meus próprios animais. Castrei ambos aos 6 meses e castraria sempre qualquer cão meu. Acredito que os benefícios superam de longe os riscos. Vivi quinze anos felizes ao lado dos meus cães e os estudos demonstram que os cães castrados tendem a ter uma vida mais longa. Os cães fazem realmente parte da família, por isso, se quiser maximizar o seu tempo com os seus melhores amigos, recomendo fortemente castrá-los.

Também temos outros artigos sobre os benefícios da castração/esterilização em gatos, como ajudar o seu animal ao longo do processo e que alterações pode ver posteriormente, se tiver interesse.

Contributor Bio

Dra. Emma Milne

Dra. Emma Milne

 

A Dra. Emma Milne formou-se em Medicina Veterinária em 1996. Trabalhou numa pequena clínica durante 12 anos, sendo que durante sete anos exerceu nutrição clínica. É bem conhecida pelo seu trabalho na área do bem-estar animal e escreveu dez livros sobre animais de companhia.

 

Artigos relacionados

  • Compreender e Cuidar do seu Cão Miniatura

    Dogs running Try to get down on your dog’s level – literally – and take a good look around. Does the sofa loom high overhead and the slippery kitchen floor seem to extend for miles?
  • O regresso à escola também pode ser divertido para o seu cão!

    Saiba como facilitar a transição do regresso à escola para o seu cão.
  • Como manter o seu cão seguro no Halloween

    Dogs running O seu cão pode ficar nervoso se crianças mascaradas com roupas típicas desse dia estiverem constantemente a tocar à campainha de casa. Colocar o seu cão num recanto onde se sinta seguro (numa transportadora ou local fechado) durante essa noite pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e a não estar sempre a ir à porta de cada vez que toca a campainha.
  • Picadas de abelhas e vespas

    Todos os cães são curiosos e adoram correr e perseguir coisas ... incluindo insetos! Na maioria das vezes, as picadas de abelha ou de vespa causam apenas uma pequena dor e irritação no seu cão.

Produtos relacionados