Preocupado com as mudanças que podem ocorrer após a esterilização do seu animal de companhia?

Publicado por Emma Milne
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Quando ouve as pessoas a falar sobre a esterilização/castração em gatos e cães, há muitos fatores que podem preocupar os tutores. Pode ter ouvido que esterilizar os gatos e cães causa mudanças no comportamento, peso, pelagem ou até mesmo causar incontinência. Por isso, vamos analisar estes sinais e ver se são realmente um problema ou não.

Comportamento

Uma vez tive uma tutora que foi literalmente arrastada para o meu consultório pelo seu enorme boxer não castrado. O cão cheirou as minhas zonas corporais inferiores, urinou em todo o consultório e estava totalmente fora de controlo. Perguntei-lhe se alguma vez considerou a castração e ela referiu, "Oh! Não queremos mudar o seu temperamento"! Então, que mudanças comportamentais podemos observar?

  • Os gatos e cães de ambos os gémeros têm probabilidade de serem menos agressivos após a castração/esterilização.

  • Os machos, em particular, têm muito menos probabilidade de procurar uma fêmea, por isso, são mais domésticos. Isto também significa que têm menos probabilidade de terem ferimentos ou, particularmente no caso dos gatos, de apanhar determinadas doenças.

  • Os gatos e cães macho que não são castrados urinam em muitos locais para marcar o seu território. Isto pode ser indesejado se acontecer na sua casa ou na casa de outras pessoas. 

Acho que concorda que estas mudanças no comportamento do seu animal de companhia são todas bem-vindas!

Aumento de peso e obesidade

Mudanças nos níveis hormonais após a castração/esterilização torna o metabolismo ligeiramente mais lento. Isto significa que os corpos queimam menos calorias, por isso, na realidade, os animais podem aumentar de peso se não tivermos cuidado. MAS, as excelentes notícias é que isto não tem nada de preocupante. Aqui estão algumas dicas para saber como evitar este problema.

  • Controlar o peso regularmente. A castração ocorre normalmente por volta dos 4-6 meses de idade. Como os animais estão a crescer, é essencial pesá-los regularmente. Pode controlar o crescimento e o seu veterinário também pode garantir que têm um peso saudável. Saber que estão no peso ideal antes da castração significa que está um passo à frente.

  • Lembre-se que o seu animal vai aumentar de peso após a castração se continuar a crescer. Pergunte ao seu veterinário como pode verificar a escala de condição corporal (ECC). Isto irá ajudá-lo a ver se o aumento de peso é saudável.

  • Prepare-se para mudar a alimentação. Pode ser perigoso simplesmente reduzir as quantidades de alimento, porque pode dar menos quantidades de proteína, vitaminas e minerais que as necessárias. O seu animal também terá apetite e muito provavelmente irá estar sempre a pedir comida. Fale com o seu veterinário sobre um alimento menos energético e que deixe o seu animal de companhia mais saciado e satisfeito, como um alimento para gatos ou cães castrados. Não mude de alimento sem falar com um veterinário, porque se o seu animal está a crescer, precisa de garantir que cresceu o suficiente para mudar o alimento. 

  • Dividir o alimento em quantidades mais pequenas e mais frequentes pode ajudá-lo a sentir-se mais saciado ao longo do dia. 3-4 refeições para cães e até 6-8 refeições para gatos é o ideal. Os comedouros com temporizadores são uma excelente forma de fazer isto se não estiver em casa durante o dia. Os alimentos húmidos têm um maior conteúdo de água do que os alimentos secos, por isso, podem ajudar o seu animal a sentir-se mais satisfeito. Experimente alimentos húmidos ou veja se o seu animal come o alimento com a adição de água. Isto pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito.

Mudanças no pelo

Alguns tutores preocupam-se realmente com este problema. É realmente muito raro ver mudanças no pelo após a castração. Algumas raças Spaniel em particular parecem ficar um pouco mais felpudos. Alguns gatos de cor clara, como os siameses, podem desenvolver pelo escuro na zona da sutura após a cirurgia. Estas mudanças são raras, são meramente estéticas e não representam qualquer problema para o gato ou cão. 

Incontinência

As hormonas femininas ajudam a manter a bexiga tonificada e o seu funcionamento. Uma vez que a esterilização remove as hormonas, por vezes, assistimos a incontinência urinária numa fase mais avançada. Isto normalmente apresenta-se sob a forma de perdas de urina quando os cães estão a dormir ou quando mudam de posição. Afeta apenas 5% das cadelas e tende a ser pior em animais de companhia grandes, mais robustos ou idosos. Existem medicamentos disponíveis que podem realmente ajudar com este sinal clínico. Além disso, a menor probabilidade de desenvolvimento de tumores continua a demonstrar que a esterilização/castração é a melhor opção.

Enquanto tutora, bem como veterinária, acho que os benefícios para a saúde associados à castração/esterilização superam de longe estas pequenas preocupações. Pode ler mais sobre os benefícios da castração/esterilização em cães e gatos nos nossos artigos.

Contributor Bio

Dra. Emma Milne

Dra. Emma Milne

 

A Dra. Emma Milne formou-se em Medicina Veterinária em 1996. Trabalhou numa pequena clínica durante 12 anos, sendo que durante sete anos exerceu nutrição clínica. É bem conhecida pelo seu trabalho na área do bem-estar animal e escreveu dez livros sobre animais de companhia.

 

Artigos relacionados