O pepino e a curgete são seguros (e saudáveis) para o meu cão?

Publicado por Jean Marie Bauhaus
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se já viu aqueles olhinhos de cachorrinho a olhar para si enquanto corta legumes para a salada, pode ter ficado curioso se pode dar um pouco de pepino ao seu cão. Caso já se tenha questionado se é seguro oferecer este alimento ao seu cão, continue a ler para saber tudo sobre a relação de cães e pepinos, assim como o familiar chegado do pepino: a curgete.

O meu cão pode comer pepino?

Beagle em pé junto a um humano a cortar um pepino
O pepino pode ser um biscoito seguro e nutritivo para os cães. Rico em fibras e antioxidantes, o pepino é uma fonte de vitaminas C e K, assim como minerais, eletrólitos, magnésio e potássio. De acordo com o Mis Animales, o pepino é baixo em calorias, sendo um biscoito excelente para cães que precisam de ter cuidado com o peso. Como membro da família das cucurbitáceas, o pepino é constituído por 96% de água, e muitos cães consideram o pepino um refrescante biscoito de verão.

Mesmo assim, como com qualquer alimento extra ao alimento normal do seu cão, os biscoitos, incluindo o pepino, nunca devem exceder 10% do seu consumo de calorias diário. E, mesmo não sendo rico em calorias, deve certificar-se de que o seu cão recebe o equilíbrio certo de nutrientes. Mesmo para alimentos com vitaminas e minerais úteis, se estiverem a causar um desequilíbrio no consumo diário de nutrientes do seu cão, este pode não estar a beneficiar deles.

Embora o pepino seja nutritivo e não tóxico para cães, não significa que não tenha algum risco. Dar pepino em excesso ao seu cachorrinho pode perturbar o seu trato gastrointestinal e causar problemas no estômago. O risco de asfixia também é uma possibilidade, principalmente se o seu cão come normalmente demasiado rápido. Nunca é boa ideia dar ao seu melhor amigo um pepino inteiro. Em vez disso, corte o pepino em pequenos pedaços antes de o dar ao seu cão. Mas, antes de dar algo a comer ao seu cão, quer seja pepino ou não, lembre-se de falar com o seu veterinário para se certificar que não existem preocupações em dá-lo ao seu cão.

O meu cão pode comer curgete?

Enquanto familiar chegado do pepino, a curgete pode ser igualmente segura, nutritiva e um dos legumes mais saudáveis para cães. Para além do mesmo teor calórico e nutrientes encontrados no pepino, a curgete é também uma fonte de Vitaminas A e B6. A curgete é mais rica em minerais do que o pepino, mas é ligeiramente menos rica em fibras e contém cerca de uma grama de açúcar por chávena.

A curgete, tal como pepino pode causar, embora com baixo risco, asfixia gastrointestinal, pelo que deve ser introduzida da mesma forma quando a oferecer ao seu cão. No entanto, a curgete tem um risco adicional que é mais perigoso. A Experto Animal alerta para que não dê ao seu cão curgete amarga. Este é um sinal de cucurbitacina, também conhecida como "princípios amargos" na fruta. Normalmente, a cucurbitacina é apenas encontrada nos ramos e folhas da planta, mas em raras ocasiões pode entrar no fruto. Por ser potencialmente tóxica, é melhor que prove a curgete antes de a servir ao seu cão. Embora seja ainda mais raro para a cucurbitacina se infiltrar nos pepinos, é possível que atinja este popular legume. Evite dar pepino ao seu cão caso note que está amargo. Tal como o pepino, certifique-se de perguntar ao seu veterinário se o seu cão pode comer curgete.

Qual é melhor para o meu cão?

Beagle com a cabeça para cima perto do balcão da cozinha a observar um humano a cortar um pepino numa tábua de cortar.

O pepino e a curgete são muito semelhantes em teor de calorias e valor nutricional, embora a curgete contenha mais algumas vitaminas e minerais do que o pepino. Se oferece ao seu cão todos os dias um alimento para cão de elevada qualidade, este já deve receber todas as necessidades nutricionais, não sendo preciso adicionar à sua dieta frutas ou legumes pelos seus nutrientes. Qual destes membros da família das cucurbitáceas é melhor, depende apenas de qual o seu melhor amigo gosta mais.

Como oferecer pepino e curgete ao seu cão de forma segura?

Embora cães e pepino possam ser uma ótima combinação, o mesmo não se pode dizer dos pickles, que podem muitas vezes conter alho e cebolas, sendo que ambos são alimentos tóxicos para o cão. O mesmo se pode dizer da curgete quando é preparada para consumo humano, que inclui pão de curgete e pão de curgete sem açúcar - pois pode conter adoçantes artificiais, como xilitol, que podem ser altamente tóxicos para os cães.

Pode dar pepino ou curgete ao seu melhor amigo, tanto crus como cozidos, mas não os tempere. Se estiver a introduzir estes ingredientes pela primeira vez ao seu cão, comece por um ou dois pedaços pequenos, e observe como o seu cachorro reage. Se mostrar sinais de problemas no estômago, não lhe ofereça mais nada. E, como para qualquer biscoito, certifique-se de ficar atento ao seu consumo de calorias.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma apaixonada por animais, escritora freelancer e romancista. Atualmente vive nos Ozarks com o seu marido e o os seus companheiros de quatro patas, onde gosta de observar uma grande variedade de animais selvagens no seu quintal enquanto bebe o seu café da manhã.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • As necessidades nutricionais de um cão, desde cachorro a cão sénior

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.