Requisitos nutricionais dos cães em função da sua idade

Publicado por
minutos de leitura

Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação. Certamente sabe que não deve partilhar do seu alimento com o seu animal de companhia, mas sabe que à medida que ele cresce as suas necessidades nutricionais mudam? Embora os alimentos variem em cada etapa de vida, é importante entender as necessidades do seu animal de companhia, desde cachorrinho até ser sénior.

Quais são os requisitos nutricionais de um cão? 

Os nutrientes são substâncias obtidas dos alimentos e utilizadas como fonte de energia. Os cães gostam de brincar com os seus tutores e para isso necessitam de energia. Os nutrientes, essenciais para o crescimento do animal, são como ferramentas de manutenção para preservar um estado de saúde ótimo. Assim como um carro precisa de gasolina (e outras manutenções) para funcionar, o seu cão necessita de alimento para se desenvolver.

A dieta do seu cão deve incluir diferentes tipos de nutrientes: proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e água. A escolha de uma dieta equilibrada que inclua esses nutrientes ajudará os cães jovens a crescer e os cães mais velhos a permanecerem saudáveis.

Cachorros recém-nascidos

Assim que nascem e durante as primeiras semanas, os cachorrinhos alimentam-se exclusivamente de leite materno. No entanto, se a mãe estiver doente ou os cachorros não tiverem acesso ao leite materno, será necessário administrar leite de substituição. O veterinário poderá orientá-lo sobre como escolher o leite de substituição, assim como orientá-lo sobre como alimentar cachorrinhos recém-nascidos sem acesso ao leite materno.

Com o tempo, eles começam a afastar-se do leite da mãe ou do leite de substituição e começam a digerir alimentos sólidos. Para iniciar o processo de desmame, comece por separar a mãe da ninhada por curtos períodos. Enquanto a mãe estiver ausente, ofereça alimento aos cachorros. Aumente gradualmente o tempo que a ninhada tem acesso a alimento. Deve incentivá-los a comer, mas sem forçá-los.

Cachorros jovens

Uma vez feito o desmame, a sua nutrição passa a ser inteiramente de um alimento para cães; assim assegure-se que escolhe um que seja saboroso e saudável. Os cachorros necessitam e gastam muita energia; portanto, as suas necessidades nutricionais exigem uma maior ingestão de proteínas, para que não lhes falte energia e se sintam nas melhores condições. Assim, inicialmente, os cachorros podem precisar de três a quatro pequenas refeições diárias e depois devem fazer uma transição gradual para duas grandes refeições por dia. Fale com o seu veterinário sobre qual o melhor regime alimentar, para garantir que o seu cachorrinho recebe a nutrição diária adequada.

No início, é normal que os cachorros brinquem com o alimento. Embora as refeições possam começar como um jogo, os cães mais jovens irão apreciar o sabor e mostrar interesse nos sabores e sensações que a mastigação produz. Humedecer ligeiramente os alimentos secos pode facilitar a mastigação.

Cães adultos

A maioria dos cães atinge a etapa de vida adulta por volta do primeiro ano, por isso é importante fazer a transição para um alimento para cães adultos. O alimento para um cão adulto é determinado pelo seu tamanho e nível de atividade. Se tiver dúvidas sobre a quantidade de alimento que deve dar ao seu cão, Jack Russell Terrier puppy eating out of a silver dog food bowl.o melhor é consultar o veterinário, de qualquer modo, nunca o sobrealimente. Nesta etapa de vida, os cães necessitam de uma nutrição de manutenção. Assim, um cão extremamente ativo terá necessidades nutricionais muito diferentes de um cão mais tranquilo. Além disso, um cão de raça grande requer uma dieta com mais alimento do que um cão de raça pequena. Após escolher o tipo de alimento que dará ao seu cão, lembre-se de que existem outros fatores, como a temperatura, que poderão afetar a sua dieta. 

O calor ou o frio extremos farão com que o seu cão gaste mais energia, algo que deve ser compensado por meio da sua dieta. Além disso, uma mudança de atividade, como iniciar um regime de exercícios, exigirá alterar a quantidade e o tipo de alimento que oferece ao seu animal de companhia.

Como os cães adultos não precisam dos mesmos nutrientes que ajudam os cachorros a crescer, a melhor dieta para um cão adulto é aquela especificamente formulada para as suas necessidades de adultos. Por exemplo, Hill’s Science Plan Adult foi formulado especificamente para satisfazer as necessidades de um cão adulto ativo. Alimentar um cão adulto com alimentos para cachorros, após atingir o seu crescimento, pode levar a problemas de peso, já que os alimentos para cachorros são ricos em nutrientes para crescimento.

Cães com mais de 7 anos

Os cães mais velhos, entre sete e doze anos de idade, estão numa etapa de vida muitas vezes negligenciada. Embora o seu cão ainda tenha muita energia e provavelmente não tem dificuldades em acompanhá-lo em brincadeiras ou exercícios, poderá começar a notar um ligeiro abrandamento e que os momentos de brincadeira são mais curtos do que anteriormente. Neste aspeto, os cães não são diferentes dos humanos. Assim como abrandamos com a idade, os cães também. Por isso, é essencial dar-lhes alimentos que satisfaçam as necessidades de um cão maturo adulto. Nesta etapa de vida, necessitam de mais nutrientes que favoreçam a manutenção saudável dos órgãos, ossos e músculos. Oferecer alimentos formulados para satisfazer as suas necessidades neste momento das suas vidas ajudará a que se sintam jovens e ativos. O fato de diminuírem um pouco o ritmo não é sinal do começo do fim; eles ainda têm muita vida e amor, só necessitam de uma dieta para ajudá-los a sentirem-se em forma.

Ainda que o seu cão não tenha começado a diminuir o ritmo, o seu corpo precisa de nutrientes vitais para mantê-lo jovem e ativo. Considere alimentos como Hill’s SCIENCE PLAN Senior Vitality, que foi especialmente formulado para combater os efeitos do envelhecimento. A nutrição adequada pode ajudar a aumentar a sua atividade, interação e mobilidade à medida que vai envelhecendo.

Hill’s SCIENCE PLAN Senior Vitality especificamente formulado para cães com sete anos de idade ou mais. (Os cães de raça grande devem iniciar este alimento a partir dos seis anos.) Se tiver dúvidas sobre a etapa de vida que se encontra o seu cão, fale com o seu veterinário, ele poderá esclarecer se Hill’s SCIENCE PLAN Senior Vitality será uma boa opção para o seu cão.

Cães Séniores 

Normalmente, um cão atinge a etapa de vida sénior aos onze anos de idade, mas isso varia de acordo com o tamanho e a raça do cão. Os cães de raça grande atingem esta etapa de vida mais cedo do que os cães de raça pequena, devido ao stress a que o seu corpo é submetido por serem de raça grande. As necessidades corporais e nutricionais do seu cão mudam novamente com a idade. Terá de modificar a dieta do seu cão devido a alterações metabólicas e imunológicas. Todos os cães são diferentes, por isso, não hesite em perguntar ao seu veterinário durante o check-up anual se ele já atingiu esta etapa de vida ou ainda está próximo.

Alimento para cães séniores é formulado para apoiar a manutenção das funções normais do corpo. Normalmente, o metabolismo diminui significativamente, de modo que os cães mais velhos não precisem de alimentos ricos em calorias. Problemas articulares e de mobilidade são comuns entre cães mais velhos, e é por isso que a Hill's formula alimentos projetados especificamente para promover a mobilidade e promover a boa saúde óssea e articular. Se está preocupado com a saúde do seu cão devido à idade, não hesite em consultar o veterinário sobre os alimentos que melhor atendem às necessidades do seu cão mais velho.

Gerir necessidades especiais

Lembre-se de que os requisitos nutricionais de um cão podem mudar a qualquer momento, independentemente da idade, e especialmente se algo mudar na sua dieta, tal como uma deficiência de vitaminas ou minerais ou uma doença. Caso o veterinário recomende uma alteração na dieta do seu animal de companhia, siga as suas instruções e lembre-se sempre de fazer uma transição gradual para evitar problemas digestivos.

Escolher o alimento para o cão em cada etapa de vida

Para além do alimento, deve sempre disponibilizar água fresca e limpa.

Uma pequena nota sobre como proporcionar uma dieta nutritiva ao seu cão. Quando adora o seu cão, é compreensível que queira mimá-lo com biscoitos e guloseimas. Lembre-se de usar biscoitos para cães saudáveis quando treinar o seu cachorrinho. Os biscoitos não devem constituir mais de 5% da sua dieta.

Decidir que alimento dar ao seu cão não deveria ser difícil. Se necessitar de ajuda para escolher entre o grande número de possibilidades disponíveis, a primeira coisa é limitar as opções, em função da faixa etária do seu cão. Em seguida, verifique com o seu veterinário se deve ter presente outras considerações nutricionais especificas do seu cão. O veterinário levará em consideração a raça, o tamanho e o consumo de energia do seu cão ao ajudá-lo a escolher. Considere a nutrição Hill’s SCIENCE PLAN, uma gama completa que satisfaz as várias necessidades do seu cão nas diferentes etapas da sua vida.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Ela licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em escrita criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Produtos Relacionados