Como mudar o alimento do seu cão em 3 passos
Quer o seu cão precise de um alimento dietético ou esteja apenas a alcançar uma nova etapa de vida, há várias razões pelas quais poderá precisar de um alimento diferente. Quando chegar a altura de efetuar esta mudança, vai querer fazê-lo de uma forma que não cause quaisquer problemas no estômago. Aqui estão três conselhos que podem ajudar.
Determinar a quantidade certa
Nunca é boa ideia alimentar o seu cão em excesso, por isso certifique-se de que a quantidade é adequada ao seu peso e às suas necessidades de saúde. O seu veterinário é a melhor fonte de informação e aconselhamento, mas, para uma ideia geral, também pode verificar os guias de alimentação na parte de trás da embalagem.
Siga este plano de transição de 7 dias
Depois de acertar as quantidades, diminua gradualmente a quantidade do alimento atual (antigo) ao mesmo tempo que aumenta a quantidade do alimento novo. Os alimentos podem ser combinados num único comedouro ou em comedouros separados, lado a lado. Seja paciente: se o seu cão precisar de um pouco mais de tempo, acrescente um ou dois dias extra ao plano.
DIAS 1-2
DIAS 3-4
DIAS 5-6
DIA 7
Se necessário, adicione alimento em lata como complemento
Alguns cães são mais teimosos do que outros, por isso, embora não seja obrigatório, acrescentar um pouco de alimento húmido pode fazer toda a diferença. Não se esqueça de verificar com o seu veterinário as quantidades adequadas para que o seu cão respeite as suas necessidades diárias de ingestão de calorias.