Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

Published by
minutos de leitura

O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil saber. Se tem o seu cão desde que era um cachorrinho, lembra-se certamente de todas as mudanças que ocorrem ao longo do seu desenvolvimento: aparecimento da dentição definitiva, quando aprendeu a apanhar e a trazer a bola, a fazer as suas necessidades no local correto e o seu processo de socialização.

No entanto, à medida que passam os anos, o seu desenvolvimento torna-se mais moderado e sutil. É importante como tutor, que saiba todas as mudanças que ocorrem ao longo do seu desenvolvimento, para que possa satisfazer as suas necessidades, à medida que se torna num cão adulto. 

Quando é que um cachorro se torna num cão adulto? 

O seu cachorro não atinge a maturidade de imediato. Como nos humanos, os cães têm uma fase de transição de cachorro para adulto que se divide em diversas etapas, embora essa transição seja mais rápida nos cães. 

Girl in white t-shirt with black Dachshund puppy on her shoulder.

Fases importantes durante o processo de maturidade de um cachorro:

Maturidade sexual: a grande maioria dos cães atinge a sua maturidade sexual aos 6 meses ainda durante o seu processo de desenvolvimento de cachorro – tanto física como emocional. Nesta fase, os órgãos sexuais do seu cachorro estão totalmente desenvolvidos, tornando-o capaz de se reproduzir. Geralmente, este é o melhor momento para castrar ou esterilizar o seu cão, a fim de evitar uma gravidez indesejada ou comportamentos adversos, como fugir de casa ou marcação de território. 

Maturidade física: relativamente à sua componente física os cães ficam totalmente desenvolvidos quando atingem 1 ano de idade, embora os cães de raça grande possam continuar a desenvolver-se até aos 2 anos de idade. Quando o seu cachorro atinge a maturidade física, pode continuar a manifestar comportamentos de quando era cachorro, mas as suas necessidades físicas, tal como a quantidade de calorias que necessita consumir e a atividade física que requer para manter-se saudável, são as de um cão adulto. 

Maturidade emocional: saberá que o seu cão atingiu a maturidade emocional quando parar de demonstrar comportamentos de cachorro ou jovem e assumir por completo o papel de um cão adulto. Normalmente, os cães mais maturos emocionalmente são menos distraídos, ouvem com atenção, obedecem mais e têm um comportamento mais calmo e tranquilo. O momento exato que ocorre esta mudança pode variar de cão para cão, mas a grande maioria dos cães atingem a sua maturidade emocional quanto completam 2 anos de vida. 

Como lidar com a adolescência de um cachorro?

Durante o desenvolvimento de um cachorro, o tempo entre atingir a maturidade sexual e a maturidade emocional é semelhante à adolescência nos humanos. Esta fase é muito desafiante – às vezes o comportamento do seu cachorro pode lembrá-lo o de um adolescente rebelde. Apesar de nem todos os cachorros demonstrarem problemas de comportamento, é algo muito comum. É importante ser paciente, mas firme e consistente ao estabelecer limites e expectativas para o comportamento do seu cão.  

Atender às necessidades do seu cão em crescimento: alimentação, cuidados, atividade física e muito mais 

Atender às necessidades do seu cão em crescimento: alimentação, cuidados, atividade física e muito mais 

Apesar da sua maturidade emocional ainda estar em desenvolvimento, uma vez que atinge a maturidade física, as necessidades físicas de um cachorro são as mesmas que as de um cão adulto. Veja como deve satisfazer as suas necessidades durante o seu crescimento: 

Alimento para cães adultos: os cachorros em crescimento consomem muita energia diariamente, e por isso necessitam de alimentos formulados com um elevado teor de proteínas, gorduras e calorias. Uma vez que estiverem totalmente crescidos, devem trocar o seu alimento para um alimento para cães adultos por forma a satisfazer as suas necessidades nutricionais e impedir o aumento de peso.  Para evitar problemas digestivos, deve fazer uma transição gradual por num período de 7 dias, reduzindo a quantidade do alimento atual e aumentando a quantidade de novo alimento.

Cuidados veterinários: os cães adultos, exceto se tiverem alguma lesão ou doença, normalmente precisam apenas de ir ao veterinário uma vez por ano para um check-up. Já os cachorros necessitam de ir mais vezes para administração de uma série de vacinas a partir das seis a oito semanas de idade, sendo a última dose administrada às 16 semanas, segundo a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA).  

Exercício: as necessidades de atividade física num cão adulto variam de acordo com o tamanho, a raça, o género, a idade e o estado de saúde, segundo a ASPCA. Algumas raças pequenas e mini podem satisfazer as suas necessidades de atividade física simplesmente a andar pela casa e a brincar, enquanto que cães de raça grande necessitam de fazer pelos 30 minutos por dia de exercício para se manterem calmos e em forma. Sem a vontade de quando era cachorro de brincar e explorar, o seu cão adulto pode precisar de formas mais estruturadas de exercício, nomeadamente passeios ou brincadeiras no quintal ou terraço da sua casa. 

Complementos: dependendo do tamanho atual do seu cão em relação ao seu tamanho em cachorro, pode necessitar de determinados complementos. Além de uma coleira maior e uma trela, o seu cão pode precisar de um comedouro e um bebedouro maiores, uma cama mais espaçosa, uma transportadora maior e novos brinquedos com um tamanho adequado e mais resistentes. 

Ver o seu cachorrinho tornar-se um cão adulto pode ser um misto de alegria e tristeza – mas por mais divertido que seja o seu primeiro ano de vida, há poucas coisas mais gratificantes que descobrir qual vai ser a personalidade do seu cachorro no futuro. Atender às suas necessidades irá ajudar a criar um relacionamento de amor entre ambos durante muitos anos.