
Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão
O Natal é uma época de partilha e boa vontade, nesse espírito, o seu melhor amigo pode ser mimado com mais guloseimas que o normal. Não há mal nenhum em celebrar estes momentos com ele, porém é fundamental saber como o pode recompensar. Existem muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e com certeza não o quer ver vomitar durante a noite de natal (ou em qualquer outro momento)! Aqui tem algumas indicações básicas de alimentos que não deve partilhar com o seu cão. Isso não significa que as festividades terminem!
Que alimentos deve evitar dar ao seu cão durante o natal?
A ASPCA possui uma lista de alimentos que deve manter longe do seu cão. Aqui, vamos referir alguns dos mais comuns e que surgem frequentemente na nossa mesa de natal.
Patas fora destes alimentos:
- Ossos
- Cebola
- Alho
- Uvas
- Produtos com álcool
- Chocolate
- Café
- Nozes
- Fermento
- Carne ou desperdícios de gordura
- Noz moscada
- Alimentos com xilitol
Estes alimentos são muito comuns na época de natal. Por isso fique de olho no seu melhor amigo. Na sua ausência, os cães gostam de farejar o que está na mesa ou no balcão da cozinha. Eles também são especialistas em olhar carinhosamente para os seus convidados ou familiares, tente assegurar-se que ninguém lhe dá alguma coisa sem a sua permissão. Outra questão muito importante é, nunca deixar o lixo destapado ou com a tampa fora do sítio certo, pois é tentador para o seu cão ir comer restos de comida que poderão afetar a sua saúde. Os cães são animais curiosos e inteligentes, se nos veem comer algo pensam que eles também podem comer. Contudo, saber quais são os alimentos que os podem prejudicar ajuda a mantê-lo seguro e evita que ganhem uns quilinhos no Natal como acontece também connosco. No entanto, lembre-se que o que o seu cão mais aprecia é carinho e atenção. Assim nesta euforia do natal nunca se esqueça de dar atenção ao seu melhor amigo… e dar-lhe alguns biscoitos extra. Shhh! Nós não contamos a ninguém!
Biografia do autor
Erin Ollila
Erin Ollila é uma apaixonada por animais de companhia, que acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias.