
O que significa o comportamento do meu cachorro?
À medida que os cachorros aprendem a andar, a brincar e a imitar os comportamentos de outros cachorros, aprendem também a expressar-se. Apesar dos cachorros e cães não utilizarem palavras, comunicam o que pensam e sentem através da linguagem corporal e de outros comportamentos expressivos. Compreender a linguagem corporal do cachorro facilitará a comunicação com o mesmo.
Como interpretar a linguagem corporal do seu cachorro
Pode rir-se ou deleitar-se com as expressões faciais do seu cachorro, mas a sua expressividade vai muito além do focinho fofinho. Segundo a The Spruce Pets, dos olhos à cauda, os cachorros usam todo o corpo para comunicar.
Olhos: pálpebras a piscar ou descaídas indicam felicidade ou prazer, especialmente durante momentos agradáveis como receber festas. Olhos completamente abertos indicam atenção. Evitar o olhar fixo e o contacto visual indica submissão ou stress, enquanto olhar fixamente é um sinal de que o seu cachorro está a impor o seu domínio. Tenha também muita atenção às pupilas. As pupilas de um cachorro agressivo ficam dilatadas quando está prestes a atacar.
Orelhas: o tamanho e a forma das orelhas influenciam a facilidade de perceção e compreensão da linguagem. As orelhas de um cachorro ficam eretas e viradas para a frente quando o nível de alerta é elevado. Orelhas encostadas à parte de trás da cabeça são um sinal de medo ou submissão.
Boca: uma boca parcialmente aberta com a língua de fora indica um cachorro feliz e descontraído. Lamber ou mexer a língua como se fosse para lamber é um sinal de apaziguamento. Um cachorro que agarra ou mordisca a boca ou o açaime de outro cão está a tentar impor o seu domínio. Estes gestos são fáceis de identificar, mas não é tão evidente quando um cachorro mostra os dentes. Os lábios virados para cima para expor os caninos é um sinal de domínio e agressão, enquanto os lábios afastados com um sorriso amigável é um sinal de submissão.
Postura: a forma como o seu cachorro se desloca diz tudo. Cães confiantes, bem como os que impõem o seu domínio, andam com altivez e direitos. Outras posturas dominantes incluem chocar, empurrar, encostar e ameaçar outros cães ou pessoas. Os cachorros que se sintam menos seguros tentam parecer mais pequenos, achatando as orelhas, baixando a cabeça ou colocando a cauda entre as pernas. Dar a pata ou virar-se de barriga para cima também são sinais de submissão ou de conforto em relação a si.
Pelo: até o pelo do cachorro pode indicar o seu estado de espírito. Seja medo ou agressividade, um cão com níveis elevados de alerta fica com o pelo levantado ao longo da zona lombar.
Cauda: poderá pensar que a cauda a abanar indica felicidade ou simpatia. No entanto, dependendo dos outros tipos de linguagem corporal, a cauda a abanar pode indicar outros estados de espírito, segundo a The Spruce Pets. Se a área posterior ou todo o corpo do seu cachorro estiver a abanar, isso será certamente sinal de que está entusiasmado e feliz por vê-lo. No entanto, abanar a cauda mais lentamente pode ser indicador de incerteza e hesitação, enquanto a cauda ao alto e a abanar rapidamente, mas com uma curvatura apertada, indica medo ou agressividade.
Como o comportamento do cachorro muda ao longo do seu crescimento
Alguns tipos de comportamentos dos cachorros correspondem igualmente à fase atual de desenvolvimento.
Dentição: quando os cachorros mordiscam e roem com cerca de três semanas de idade, isso é um sinal de que os dentes de leite estão a crescer. Roer e mastigar intensamente, juntamente com uma maior agressividade, entre os três e os seis meses, significa que estão a surgir os dentes definitivos, segundo a Cuteness. Esta é uma boa altura para dar ao seu cachorro um brinquedo para roer e colocar calçado e outros artigos de valor fora do seu alcance.
Socialização: com cerca de quatro semanas de idade, os cachorros demonstram valentia e curiosidade, à medida que se aventuram para mais longe da mãe e dos irmãos para explorar. Esta é uma boa altura para socializar, expondo-os a novas pessoas, animais de companhia e experiências.
Adolescência: com cerca de 12 semanas de idade, é expectável que o seu cachorro tente impor o seu domínio e derrubar os limites estabelecidos, à medida que tentam compreender o seu lugar no agregado familiar. Esta é uma altura em que deve ser firme, mas transmitir igualmente muita tranquilidade. Com seis meses de idade, o seu cachorro deverá sentir-se mais seguro quanto à sua posição na família e confortável em relação ao seu papel.
Maturidade sexual: ainda que possa variar ligeiramente de acordo com a raça, os cachorros atingem normalmente a sua versão da puberdade por volta dos seis meses. As fêmeas apresentam sintomas físicos semelhantes ao da menstruação nos humanos. Os cachorros machos poderão, nesta fase, marcar o seu território, tentar fugir de casa e montar basicamente tudo o que lhes aparece pela frente, segundo o American Kennel Club. Esterilizar ou castrar o seu cachorro é a melhor forma de evitar gravidezes indesejadas e diminuir comportamentos indesejáveis.
Reconhecer o significado de determinados comportamentos dos cachorros e aprender a compreender a linguagem corporal dos cachorros são competências importantes de qualquer tutor de cães. Para além de o ajudarem a estabelecer uma ligação com o seu cachorro, estas competências também o vão ajudar a responder melhor às necessidades emocionais do seu cachorro, para que possa vir a ser um cão adulto emocionalmente equilibrado.
Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger sobre animais de companhia e romancista de Tulsa, Oklahoma (EUA), onde costuma escrever sob a supervisão de imensos patudos.