A linguagem dos cachorros

Published by
minutos de tempo de leitura

Dog imageA coisa mais importante que pode fazer pelo seu cachorro é, talvez, aprender algo sobre a sua psicologia. Compreender a psicologia do seu cão pode ajudá-lo a ter uma vida feliz e harmoniosa ao seu lado. Não esperamos que se torne num especialista em psicologia canina, nem é necessário. Mas compreender um pouco pode ser benéfico, e se precisar de ajuda e aconselhamento antes que um pequeno problema se torne num grande, deve primeiro entrar em contacto com o seu veterinário.

 

Ler a linguagem corporal do seu cachorro

Os cães sempre se comunicaram entre si através da linguagem corporal. Isto inclui expressões faciais, posturas corporais, barulhos e cheiros. Os cães usam a boca, olhos, orelhas e cauda para expressar emoções. Uma das razões pelas quais são tão bons animais de companhia é a forma como são capazes de comunicar com os humanos. O seu cachorro irá vê-lo como uma extensão da sua própria família canina e será extremamente rápido a interpretar os seus estados de espírito e intenções. Por isso, ao aprender a interpretar a linguagem corporal do seu cachorro poderá também interpretar as suas intenções.

Cão que se faz grande: Se o seu cachorro estiver a sentir-se corajoso ou agressivo, irá tentar fazer-se parecer maior, ficando de pé, com as orelhas e a cauda para cima. Irá também empurrar o peito para fora e levantar o pelo do pescoço e das costas (pelo eriçado). Pode também rosnar e abanar a cauda lentamente.

Cão que se faz pequeno: Por outro lado, um cão submisso irá tentar fazer-se parecer pequeno e agir como um cachorro; isto porque um cão adulto "repreenderá" um cachorro, mas não o atacará. Assim, a submissão irá assumir a forma de uma posição agachada na lateral perto do chão, com a cauda baixa mas a abanar. Poderá também tentar lamber a face do cão dominante ou humano e pode até rebolar.

A cauda do seu cachorro: tudo o que esta revela. A maioria de nós reconhece o abanar da cauda como sinal de amizade e satisfação. No entanto, um abanar exagerado da cauda, como mencionado, pode ser observado em cães submissos, assim como em cães com caudas muito curtas. Mas a causa também pode indicar outros estados de espírito. Se ondular lentamente e rigidamente, é uma expressão de raiva; encolhida sobre os seus membros posteriores significa que o seu animal de companhia está com medo. Um cão ansioso ou nervoso poderá colocar a cauda para baixo mas abaná-la de maneira rígida.

A maneira normal como um cão posiciona a sua cauda varia de raça para raça mas, de um modo geral, uma cauda posicionada acima de 45 graus na direção do dorso expressa alerta e interesse.

Ler a expressão facial do seu cachorro: A expressão facial do seu cachorro irá revelar muito sobre o seu estado de espírito; quer esteja assustado ou nervoso, entusiasmado ou divertido.

As orelhas esticadas para cima indicam alerta ou que está a ouvir; as orelhas para baixo, por outro lado, podem indicar satisfação ou medo. Por isso, de modo a compreender o estado de espírito do seu cão, deve ter em conta várias expressões corporais. Se os olhos do seu cão estiverem semi-fechados, indicam satisfação ou submissão; quando estão arregalados, são sinal de agressão.

Vamos analisar os olhos do seu cachorro: Na natureza, os cães olham uns para os outros até que um recue ou inicie a disputa. Por essa razão, nunca deve tentar fitar o seu cachorro, especialmente se ele estiver nervoso, mas um contacto visual regular reforçará a sua relação e tranquilizá-lo-á.

Será um sorriso? Os cães submissos e algumas raças como os Labradores abrem frequentemente a boca numa espécie de "sorriso" e, de facto, é sinal de simpatia. Mas quando os lábios estão puxados para trás revelando os dentes, é sinal de agressão, não se deixe enganar.

Vamos brincar: Se o seu cachorro quer brincar, irá dar-lhe a pata ou curvar-se e ladrar para chamar a atenção. Podem oferecer um brinquedo, ou chamar a atenção de outro cão para que corram atrás um do outro.

A sua linguagem corporal: Para melhorar a comunicação com o seu cão, pode aperfeiçoar a sua própria linguagem corporal. Por exemplo, agachar-se com os braços abertos é um sinal de boas-vindas. Mas, se estiver muito em cima dele a olhá-lo fixamente é sinal de ameaça. O seu cachorro irá observá-lo para ler os seus sinais corporais mais do que ouvi-lo, e aprenderá rapidamente o que está a sentir, mesmo sem ter de falar.

Artigos relacionados

Produtos relacionados