Cronologia do cachorro: Como crescem e se desenvolvem os cachorros até serem cães adultos

Publicado por
minutos de tempo de leitura

O desenvolvimento dos cachorros envolve muitas fases e etapas, à medida que crescem até se tornarem adultos. Quer esteja a pensar quando é que o seu cachorro vai acalmar e parar de roer tudo, ou está simplesmente com curiosidade sobre a transição da fase de cachorro para cão adulto, esta cronologia do cachorro tem as respostas de que está à procura.

1. Quando os cachorros abrem os olhos e ouvidos

Os cachorros nascem com os olhos e ouvidos completamente fechados, experienciando o mundo totalmente através do toque e do cheiro durante as primeiras duas semanas. A PDSA diz que os olhos dos cachorros abrem aproximadamente aos 10-12 dias, seguido dos canais auditivos aos 14-16 dias, permitindo aos cachorros uma forma totalmente nova de experienciar a vida.

2. Quando os cachorros aprendem a ladrar

Assim que os cachorros conseguirem ouvir, começam a imitar os sons que ouvem da sua mãe. Após a abertura dos ouvidos, não demora muito tempo até os cachorros passarem de ligeiros grunhidos para um intenso choramingar e ladrar.Cachorro golden retriever a sorrir e a correr no exterior.

3. Quando os cachorros aprendem a andar

Os cachorros começam a ficar de pé aproximadamente na mesma altura que os seus sentidos se desenvolvem. Até à terceira semana, começam a dar os primeiros passos, dando-lhes uma nova sensação de independência.

4. Quando os cachorros aprendem a brincar

Assim que os cachorros se começam a mexer, não demora muito tempo até saltarem e brincarem com a restante ninhada. Três semanas de idade marca o início da fase de socialização, onde os cachorros aprendem com a mãe e os restantes membros da ninhada o que significa ser um cão.

5. Quando nascem os dentes do cachorro

A terceira semana é uma semana importante na cronologia do cachorro. Para além das outras fases de desenvolvimento do cachorro mencionadas acima, o aparecimento dos pequenos dentes afiados é fundamental. Até à oitava semana, normalmente, têm todos os dentes decíduos (dentes de leite).

6. Quando os cachorros começam a comer alimento seco

Embora os cachorros possam começar a experimentar o alimento seco da mãe, assim que os dentes nascem, é na quarta semana que a produção de leite na mãe começa a reduzir e os cachorros começam a fazer a transição permanente para um alimento seco. Este processo de desmame normalmente demora outras quatro semanas e os cachorros terminam o desmame completo por volta da oitava semana.

7. Quando os cachorros começam a interagir com as pessoas

A quarta semana na cronologia do cachorro também é quando os cachorros começam a criar relações e ligações emocionais com as pessoas à sua volta. Embora ainda seja muito cedo para separar um cachorro da sua mãe e restante ninhada, é uma excelente altura para começar a conhecer o cachorro que pretende adotar.

8. Quando os cachorros iniciam o processo de socialização

Embora os cachorros comecem a aprender sobre o mundo e a ordem social no seio dos restantes membros da ninhada na terceira semana, o período entre a semana quatro e doze é essencial para a socialização. O que aprendem neste período irá determinar se um cachorro se tornará num cão equilibrado ou num cão com problemas emocionais e comportamentais.

Quando mais cedo nesta fase de desenvolvimento os cachorros conseguirem começar a conhecer novas pessoas, interagir com outros animais, explorar o mundo e desfrutar de experiências novas e positivas, melhor será. (É importante garantir que os outros animais que interagem com o cachorro estejam também vacinados e tenham sido observados por um veterinário, de forma a não colocar o seu cachorro em risco).

9. Quando os cachorros precisam de ser vacinados

De acordo com a RSPCA, os cachorros normalmente recebem as vacinas entre a oitava e a décima semana. Quando um cachorro estiver pronto para ser adotado, já deve ter sido vacinado para a esgana, parvovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina e leptospirose. A vacinação deve ser repetida entre duas a quatro semanas mais tarde até ao quarto mês, para garantir a imunidade. A partir dos três meses deve ser administada a vacina da raiva, que é obrigatória por lei. O seu veterinário pode aconselhá-lo sobre o melhor plano de vacinação para o seu cachorro.

10. Quando os cachorros podem começar a ser treinados para fazer as necessidades

Entre a terceira e quarta semana, os cachorros começam a desenvolver o controlo da bexiga e dos movimentos intestinais e aprendem a sair da sua zona de descanso para fazerem as necessidades. Até à semana sete, diz a Dogtime, um cachorro desenvolveu a coordenação física e o controlo muscular necessário para começar a ser treinado para fazer as necessidades.

Os acidentes podem continuar a acontecer, mas à medida que os seus músculos continuam a desenvolver-se e obtêm novas redes neurais, compreenderão melhor como e onde devem fazer as necessidades.

11. Quando os cachorros estão prontos para serem adotados

Após a fase de desmame na oitava semana, estão prontos para deixar a sua ninhada e ir para as suas novas casas. Esta pode ser uma altura delicada. Embora um cachorro desta idade ainda esteja no período de aceitar novos membros da família e novas experiências, também estão a iniciar uma fase de medo que pode durar mais ou menos até à semana doze. Os cachorros desta idade precisam de muito reconforto e positividade para impedir que se tornem adultos ansiosos.

Bonito cachorro castanho e branco com trela a olhar para cima12. Quando os cachorros estão prontos para o treino de obediência

Até à nona semana, depois de terem tido a oportunidade de se habituar à nova casa e formar uma ligação com a sua nova família, um cachorro está pronto para começar o treino de obediência básico. Alguns tutores sentem-se relutantes em inscrever o cachorro em aulas antes de estarem totalmente vacinados, mas é importante não deixar que o cachorro perca este período de socialização crucial. A Blue Cross recomenda minimizar o risco para o seu cachorro ao escolher uma aula de treino com um grupo pequeno, onde a interação entre os cachorros é mais facilmente controlada. Certifique-se de que fala com o veterinário do seu cachorro para saber qual a sua opinião em primeiro lugar.

13. Quando os cachorros aprendem o seu papel no agregado familiar

Na semana doze, os instintos de dominância e submissão de um cachorro começam a ser visíveis e começam a perceber onde se integram na ordem social do agregado familiar. Na semana doze, a fase de medo dá lugar à curiosidade à medida que se tornam mais independentes e assertivos. Agora, precisam de muito reconforto por parte de todos os membros da família. Normalmente, os cachorros estão seguros sobre o seu papel na família até aproximadamente aos seis meses de idade.

14. Quando nascem os dentes definitivos e começam a roer

Os dentes definitivos começam a nascer entre os três e os seis meses de idade, que é quando começam a roer intensamente. É importante proteger a casa do cachorro nesta fase, escondendo ou colocando num local fora do seu alcance algo que não queira que seja roído, bem como algo que pode representar um risco de asfixia ou que possa magoar o cachorro de alguma forma, como fios de eletricidade ou plantas tóxicas. Fornecer brinquedos de roer pode ajudar a impedir que o seu cachorro satisfaça os seus impulsos de roer o tapete da sala ou os seus sapatos preferidos.

15. Quando os cachorros estão prontos para serem castrados ou esterilizados

Os cachorros podem ser castrados ou esterilizados entre o quarto e o sexto mês.  Isto deve ser discutido com o seu veterinário para compreender os benefícios para o seu cachorro e qual a melhor altura para fazê-lo.

16. Quando os cachorros começam a testar os limites

À medida que os cachorros se tornam mais independentes, podem tentar afirmar-se, estabelecer dominância e defender o seu território. É comum os cachorros entre os seis e oito meses de idade ultrapassarem os limites e desafiar a autoridade do tutor, bem como de quaisquer outros animais de companhia.

17. Quando os cachorros atingem a maturidade

Os cachorros normalmente desenvolvem a sua maturidade emocional e o seu temperamento entre os doze e os dezoito meses de idade, embora possam continuar a exibir ocasionalmente comportamentos de cachorro, como roer e mordiscar até aos dois anos de idade.

Geralmente, quando um cachorro atinge os dezoito meses de idade, já estabeleceu o seu temperamento e já se habituou totalmente à sua família. Agora, isso não significa que não vai continuar a ser uma pilha de energia! Isto pode continuar durante alguns anos, dependendo do cão, e é por isso que o exercício regular e o treino são importantes para aprenderem os comportamentos certos.

O desenvolvimento normal do cachorro anda certamente lado a lado com desafios e frequentemente esses desafios vão pôr à prova a paciência dos tutores. Assistir ao crescimento e desenvolvimento de um cachorro até se tornar num cão adulto tem diversos benefícios e vantagens.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob o olhar atento dos seus melhores amigos.

Artigos relacionados

  • Começar a usar coleira e trela

    Dogs running A primeira coleira do seu cachorro deve ser de fivela e não de corrente ou deslizante.
  • O que significa o comportamento do meu cachorro?

    Saiba como interpretar o comportamento do seu cachorro através da linguagem corporal, incluindo o abanar a cauda e a postura, bem como a forma como o comportamento muda com a idade.
  • Os cães machos manifestam cio?

    Provavelmente sabe que as fêmeas manifestam o cio, mas acontecerá o mesmo com os machos? Fique a saber se os cães machos têm um ciclo de cio e como lidar com eles na presença de fêmeas com o cio.
  • Acolher um cachorro: um guia de preparação

    Família de acolhimento pela primeira vez: Conheça o processo para o acolhimento de um cachorro ou cão, tais como, se preparar, os desafios e as recompensas que o acompanham.

Produtos relacionados