Os cães machos manifestam cio?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Provavelmente já sabe que as fêmeas ficam com o cio, mas então e os machos? Os cães machos também ficam com o cio? Se assim for, quanto tempo ficam com o cio? Eis o que os tutores de animais de companhia devem saber.
Cães machos com o cio?
Os cães machos manifestam cio? Resumidamente: não. O "cio" refere-se especificamente ao período do ciclo reprodutivo da fêmea em que esta fica recetiva a acasalar com machos. De acordo com o American Kennel Club, os machos não ficam com o cio; em vez disso, são capazes de reproduzir todo o ano assim que se tornam férteis, a partir dos 6 meses de idade.
A raça e o tamanho do cão são fatores que determinam quando a fêmea fica com o cio pela primeira vez, mas, em termos gerais, a maioria dos cães atinge a maturidade sexual aos 6 meses; algumas fêmeas ficam com o cio logo aos quatro meses, enquanto que as raças grandes e gigantes podem demorar até dois anos para chegar ao primeiro ciclo de cio. Um ciclo de cio acontece a cada seis a oito meses e dura aproximadamente três semanas. Durante o cio, uma fêmea fica recetiva aos machos e fica com a vulva inchada, presença de sangue na vagina e micção mais frequente.
Cuidados a ter com o seu cão macho na presença de uma fêmea com o cio
Apesar dos cães machos não ficarem com o cio, quando as fêmeas o fazem, pode ter um impacto enorme sobre o seu comportamento.
Quando uma fêmea está com o cio, liberta uma feromona chamada "metil p-hidroxibenzoato", que estimula sexualmente os machos que a detetam. Isso é o comportamento normal, mas pode desencadear o caos para si e para o seu melhor amigo. Se um cão macho não castrado detetar o odor de uma fêmea com o cio nas proximidades, esta passará a ser o foco de toda a sua atenção. Os cães machos deixam de comer, aumentam o comportamento territorial, tornam-se mais agressivos e compulsivos em encontrar a fêmea com o cio enquanto o ciclo durar.
Se tiver um cão macho não castrado que viva perto de uma fêmea não esterilizada, é importante mantê-lo o mais possível afastado da fêmea quando esta está com o cio, caso não pretenda o acasalamento com o seu cão. Leve o seu cão a fazer muito exercício e atividades sozinho e mantenha-o distraído o melhor que conseguir. Alguns sprays de feromonas também podem ajudar nestas alturas, especialmente se existir alguma distância entre os dois cães. Fale com o seu veterinário antes de utilizar qualquer um destes sprays.
Como a castração pode ajudar
Castrar o seu cão pode ajudar a reduzir muitos dos comportamentos negativos associados à maturidade sexual, como a marcação, o montar ou o perambular. Também pode reduzir alguns tipos de agressividade. A castração pode ajudar a reduzir a possibilidade de hiperplasia protática benigna (aumento da próstata), tumores perianais e hérnias e tumores testiculares.
Sabia que: os cães machos não manifestam cio. Mas isso não faz com que a sua maturidade sexual seja menos difícil, para eles e para os seus tutores. Fale com o seu veterinário sobre como lidar com os comportamentos do seu cão, especialmente se não tiver sido castrado.
Contributor Bio
Erin Ollila
Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita criativa. Entre em contacto com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.