Quando é que o meu cachorro torna-se num cão adulto?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

O seu cachorro está a tornar-se num cão adulto? Pode ser difícil aperceber-se. Se o tiver desde que era um pequeno cachorrinho, irá lembrar-se das várias mudanças pelas quais passou: os dentes a aparecer, aprender a brincar ao busca, o treino para fazer as necessidades e socializar.

Mas à medida que o seu cachorro cresce, mais subtil e menos percetível é o seu crescimento no desenvolvimento. É importante que, enquanto tutor, compreenda as mudanças que ocorrem em cada fase de desenvolvimento do cachorro para que possa acompanhar as suas necessidades variáveis à medida que cresce até se tornar num cão adulto.

Quando é que um cachorro torna-se num cão adulto?

O seu cachorro não atinge a maturidade de uma só vez. Tal como os humanos, os cães fazem a transição de bebé para adulto por fases, embora a transição ocorra muito mais rapidamente nos cães.Cão adulto com o nariz encostado a um cachorro a correrem no exterior. Eis o que esperar à medida que o seu cachorro cresce:

  • Maturidade sexual: A maioria dos cães tornam-se sexualmente maturos até aos 6 meses quando ainda se encontram na fase de desenvolvimento de cachorro, física e emocionalmente. Neste momento, os órgãos sexuais do seu cachorro estão totalmente desenvolvidos, podendo reproduzir. Esta é geralmente a melhor altura para castrar ou esterilizar o animal de forma a evitar uma gravidez indesejável e comportamentos adversos, como fugas ou marcação de território.
  • Maturidade física: Em termos físicos, os cães crescem completamente até terem 1 ano de idade, embora as raças grandes possam continuar a crescer até terem 2 anos de idade. Quando o seu cachorro atinge a maturidade física, poderá continuar a ter comportamentos de cachorro, mas as suas necessidades físicas, incluindo o número de calorias necessárias e o exercício que necessita para permanecer saudável, tornam-se as de um cão adulto.
  • Maturidade emocional: Sabe que o seu cão atingiu a maturidade emocional quando deixa de agir como um cachorro ou adolescente e assume totalmente o papel de um cão adulto. Normalmente, os adultos maturos a nível emocional são menos distraídos, são melhores a ouvir e obedecer e têm um comportamento mais calmo e estável. A determinado momento esta mudança difere, mas a maioria dos cães atinge a maturidade emocional até ao seu segundo aniversário.

Como lidar com a adolescência de um cachorro

No desenvolvimento do cachorro, o período entre atingir a maturidade sexual e a maturidade emocional é semelhante à adolescência dos humanos. Esta pode ser uma fase desafiante. Por vezes, o comportamento do seu cachorro poderá lembrar-lhe um adolescente rebelde. Embora nem todos os cachorros exibam problemas comportamentais nesta fase, estes são extremamente comuns. É importante ter paciência, mas ser firme e consistente quando estabelece limites e expetativas de comportamento.

Satisfazer as necessidades do cão em crescimento: Alimentação, cuidados, exercício, entre outros

Embora ainda tenham de crescer um pouco mais a nível emocional, as necessidades físicas do seu cachorro tornam-se nas de um cão assim que atingem a maturidade física. Eis como deverá esperar satisfazer as necessidades variáveis do seu cão em crescimento:

  • Alimento para cão adulto: Os cachorros em crescimento queimam muita energia num dia e precisam de um alimento especializado que tenha um elevado teor de proteína, gordura e calorias para poder acompanhar a evolução. No entanto, quando estiverem totalmente crescidos, devem mudar para um alimento de cão adulto que satisfaça as necessidades nutritivas e impeçam que fiquem com excesso de peso. Para evitar problemas gastrointestinais, é melhor fazer uma transição lenta ao longo de uma semana, reduzindo gradualmente a quantidade de alimento antigo enquanto adiciona o novo alimento.
  • Cuidados veterinários: Com a exceção dos caso de doença ou trauma, os cães adultos saudáveis, normalmente só precisam de visitar um veterinário uma vez por ano para uma avaliação anual de bem-estar. No entanto, em cachorros, os veterinários administram uma série de vacinas começando entre as seis e as oito semanas de idade, terminando com uma dose final às 16 semanas, diz a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA).

uma mulher passeia um beagle na floresta durante o outono.

  • Exercício: O exercício de um cão adulto varia dependendo do tamanho, da raça, do género, da idade e saúde, diz a ASPCA. Algumas raças pequenas e miniaturas podem satisfazer as suas necessidades de exercício simplesmente ao andar atrás de si pela casa e brincarem ocasionalmente, enquanto os cães de raça grande tendem a necessitar de pelo menos 30 minutos por dia de atividade vigorosa para permanecerem calmos e em forma. Sem o impulso de brincar e explorar dos cachorros, o seu cão adulto pode precisar de formas de exercício mais estruturadas, como passear, acompanhar o tutor em caminhadas ou brincar ao busca no quintal e/ou terraço.
  • Produtos para cães: Dependendo do tamanho que o seu cão atinge em relação ao tamanho em cachorro, pode precisar de investir em novos produtos. Para além de uma coleira e trela maiores, o seu cão pode precisar de novos comedouros e bebedouros com um tamanho maior, uma cama com mais espaço, uma casota ou transportadora maior e novos brinquedos mais robustos para resistir a brincadeiras mais brutas.

Pode ser agridoce assistir ao seu cão a tonar-se num adulto, mas por muito divertido que o primeiro ano possa ser, há poucas coisas mais gratificantes para um tutor do que conhecer a personalidade do cão na sua fase adulta. Satisfazer as suas diferentes necessidades irá ajudar a preparar uma relação de amor que será gratificante para ambos durante muitos anos.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob o olhar atento dos seus melhores amigos.

Artigos relacionados

  • O que significa o comportamento do meu cachorro?

    Saiba como interpretar o comportamento do seu cachorro através da linguagem corporal, incluindo o abanar a cauda e a postura, bem como a forma como o comportamento muda com a idade.
  • Porque é que os cães comem relva?

    Se alguma vez observou o seu cão a comer relva pode ter ficado preocupado. Leia quais as razões mais comuns para os cães ingerirem relva.
  • Conselhos para o seu cão não pedir comida

    Dogs running Este comportamento resulta geralmente do fornecimento de remanescentes da sua mesa ou de lhe dar muitos biscoitos. Esses hábitos não apenas aumentam o risco de obesidade, mas também incentivam o desenvolvimento de comportamentos ambiciosos.
  • O chocolate é tóxico para os cães?

    Dogs running É mesmo verdade? O chocolate é tóxico para os cães? A resposta é sim. O perigo para o seu cão depende do tipo de chocolate, o tamanho do seu cão, e a quantidade de chocolate ingerida.

Produtos relacionados