Os cães podem comer quinoa? (É seguro?)

Publicado por Jean Marie Bauhaus
minutos de tempo de leitura

A quinoa é a semente de uma planta que tem vindo a ser consumida por humanos há milhares de anos. A sua popularidade aumentou nos últimos anos, tanto por não conter glúten como também pela sua grande variedade de nutrientes. Para humanos, é muitas vezes consumida como uma alternativa ao arroz e outros cereais. Mas será a quinoa segura para cães? Leia para descobrir os potenciais benefícios de dar quinoa aos cães — assim como possíveis desvantagens.

Os cães podem comer quinoa?

Cão preto com lingua de fora a lamber o canto da boca.
A quinoa é um ingrediente presente em muitos alimentos. É muitas vezes utilizada para substituir alguns cereais como o trigo, o milho e o arroz. Para além de ser uma fonte de hidratos de carbono complexos, fibras, aminoácidos e ácidos gordos essenciais, a quinoa fornece uma série de vitaminas e minerais. Estas incluem:

  • Ferro
  • Cálcio
  • Cobre
  • Zinco
  • Fósforo
  • Potássio
  • Magnésio
  • Manganês
  • Vitamina E
  • Vitaminas B

Os nutrientes essenciais encontrados na quinoa ajudam a ter um pelo saudável e brilhante, dentes e unhas saudáveis e ossos fortes. Os nutrientes da quinoa (e outros cereais e sementes) ajudam a apoiar o metabolismo, os níveis de açúcar no sangue, o funcionamento do cérebro e podem ser boas fontes de energia para as atividades diárias.

A quinoa é segura para cães?

A quinoa é revestida com um químico natural chamado saponina que a protege dos insetos enquanto cresce. Este produto químico tem sido conhecido por causar danos nos tecidos tanto em humanos como em cães, de acordo com o Agencia Universitaria DQ. Além disso, ao proporcionar ao seu cão um alimento equilibrado, a adição de quaisquer ingredientes extra, incluindo quinoa, não é recomendada, uma vez que irá adicionar calorias e perturbar o equilíbrio dos nutrientes na refeição. Isto pode causar problemas a longo prazo.

Alguns cães desenvolvem dificuldades digestivas, quando consomem plantas que não tenham sido devidamente cozinhadas. Oferecer quinoa ao seu cão pode causar problemas de estômago, assim como vómitos, diarreia ou obstipação. Os oxalatos contidos nas plantas também podem aumentar a inflamação em cães, o que poderia exacerbar a dor em cães com artrite. Outra coisa a ter em mente é que a quinoa é frequentemente preparada com outros ingredientes, tais como sal, cebola, feijão, carne e especiarias, que podem ser prejudiciais para a saúde do seu cão. Por esta razão, nunca é recomendado dar ao seu cão quinoa que tenha sido preparada para humanos — nem mesmo que seja só para provar um pouco do que está no seu prato.

Oferecer quinoa ao seu cão

Antes de dar quinoa ao seu cão é sempre melhor consultar o seu veterinário, mas será que os cães podem comer quinoa? Sim, quando é devidamente preparada numa forma digerível e nas quantidades certas como parte de uma refeição completa e equilibrada, a quinoa pode ser dada aos cães. No geral, é sempre bom contornar todos os riscos associados, evitando dar alimentos próprios para humanos ao seu cão.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma apaixonada por animais, escritora freelancer e romancista. Atualmente vive nas Montanhas Ozarks, nos Estados Unidos, com o seu marido e o os seus companheiros de quatro patas, onde gosta de observar uma grande variedade de animais selvagens no seu quintal enquanto bebe o seu café da manhã.

Artigos relacionados

  • Quando é que o meu cachorro torna-se num cão adulto?

    Saiba como reconhecer os sinais de que o seu cachorro se está a transformar num cão adulto e como o pode ajudar a satisfazer as suas necessidades de desenvolvimento e nutrição.
  • Como mudar o alimento do seu cão em 3 passos

    It is important that your dog switches food gradually from their current dog food to avoid digestive upset or tummy trouble.
  • Conselhos para o seu cão não pedir comida

    Dogs running Este comportamento resulta geralmente do fornecimento de remanescentes da sua mesa ou de lhe dar muitos biscoitos. Esses hábitos não apenas aumentam o risco de obesidade, mas também incentivam o desenvolvimento de comportamentos ambiciosos.
  • O chocolate é tóxico para os cães?

    Dogs running É mesmo verdade? O chocolate é tóxico para os cães? A resposta é sim. O perigo para o seu cão depende do tipo de chocolate, o tamanho do seu cão, e a quantidade de chocolate ingerida.

Produtos relacionados