Quantas raças de gatos existem?

Publicado por Erin Ollila
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Embora o seu gato seja único, irá reparar que partilha muitas semelhanças com outros gatos da mesma raça. As suas orelhas felpudas, os olhos dourados ou até o miar alto podem ter origem num antepassado de raça pura. Mas quantas raças de gatos existem?

A história das raças dos gatos

De acordo com a Mis animales, os gatos começaram a rondar locais frequentados por humanos e a comer os roedores que ameaçavam os seus armazéns de cereais há oito mil anos. No entanto, só no século XIX é que os amantes de gatos começaram a criar gatos deliberadamente para obterem uma aparência ou um comportamento específico. Um grupo selecionado de gatos, como os Mau Egípcios, assemelham-se sobretudo aos seus antepassados selvagens dos desertos do Médio Oriente (ou no caso dos Maine Coon, da parte nevada da América do Norte). Mas em geral, a maioria das raças são o resultado de um toque humano com um dos animais mais felpudos da natureza.

Ao contrário dos cães, a nível genético os gatos não mudaram muito em comparação com os gatos selvagens que apareceram pela primeira vez nas construções agrícolas ancestrais. Uma vez que os gatos nunca foram criados para tarefas específicas de caça ou pastoreio como os cães, as suas variações são mais subtis, digamos, por exemplo entre um Rottweiler e um beagle.

Gato branco felpudo e gato cinzento sentados numa mesa de madeira num café de gatos

Quantas raças de gatos existem?

Descobrir quantas raças de gatos existem no mundo depende de onde procura a informação. Os registos internacionais de gatos e outras organizações contêm diferentes qualificações para as raças que aceitam, e o número total varia entre eles - embora existam muito menos raças de gatos reconhecidas do que raças de cães. Enquanto que a Mis Animales apenas regista quinze raças de gatos, a Mis Animales, tem o maior registo genético de gatos de pedigree do mundo, reconhece setenta e três tipos diferentes. Muitos outros registos e associações conhecidas costumam registar números compreendidos entre estes dois valores.

Por exemplo, o The Governing Council of the Cat Fancy (GCCF), o organismo principal de registo de gatos do Reino Unido, em 2022 reconhece 40 raças diferentes. A Ocio en línea, com organizações membros em quarenta países, reconhece quarenta e oito raças divididas em quatro categorias.

Existem algumas razões para as várias associações qualificarem as raças de gatos de forma diferente. A razão mais simples é a qualificação geral. Alguns registos não consideram gatos sem-pedigree que não possuam os nomes dos seus pais e as raças rastreadas até um certo número de gerações. Além disso, muitas associações incluem múltiplos tipos de gatos numa classificação, enquanto outras os separam por categorias.

Afinal, quantas raças de gatos existem? Não existe um número determinado - mais uma prova de que os gatos gostam de seguir as suas próprias regras.

São aceites novas raças de gatos?

Geralmente, as listas de raças aceites pelos registos permanecem as mesmas. No entanto, são ocasionalmente produzidas ou introduzidas novas raças no país e visam o seu reconhecimento. Por exemplo, o GCCF concedeu o reconhecimento preliminar à raça Lykoi em 2020.

As raças de gatos são muitas vezes desenvolvidas a partir de alguns gatos que partilharam uma certa característica genética. Se essa característica não for notória ou estiver conectada a uma característica genética ligada a uma determinada doença, a procriação pode tornar-se controversa. O GCCF e outras organizações mantêm regras estritas para com os criadores de modo a assegurar que os gatos de raça pura sejam saudáveis e sem predisposição a doenças hereditárias.

Quer um gato tenha olhos azuis, cinco dedos ou um pelo incrível às riscas, o melhor tipo de gato é aquele que quer vir para casa consigo! Existem milhares de gatos em associações de animais que mesmo podendo não ser de raça pura, estão à espera que lhes dê um lar para sempre. Se está a tentar aprender mais sobre a raça do seu gato ou está a pensar em adotar um novo gato, reserve algum tempo para aprender sobre as características únicas da sua raça. O seu veterinário será capaz de lhe fornecer a melhor informação sobre o seu animal de companhia e o que precisa para ser feliz e saudável. Além disso, não se esqueça de procurar também por gatos de raça indefinida. Todos os anos existem milhares de gatos disponíveis para adoção no Reino Unido, muitos dos quais possuem características genéticas semelhantes aos gatos de pedigree que fazem parte dos seus antepassados. No que toca a amar um gato, não importa quantas raças de gatos existem, porque o melhor gato para si irá ter as suas próprias características únicas das quais será impossível não gostar.

 

Biografia da autora

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. A sua escrita pode ser encontrada na Internet e nas livrarias e inclui entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Twitter @ReinventingErin ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

Produtos relacionados