Personalidades dos gatos: Considerações para o seu estilo de vida

Publicado por
Tempo de leitura

Está a pensar adotar um gato? Os gatos tendem a ser imprevisíveis, o que torna desafiante escolher um gato com uma personalidade que se adeque à sua casa e ao seu estilo de vida. Embora até mesmo o temperamento dos gatos de raça pura seja mais difícil de prever do que o temperamento das raças dos cães, as personalidades das raças dos gatos são, ainda assim, úteis para escolher o gato adequado para trazer para casa. Siga estas orientações, podem ajudar a reduzir surpresas desagradáveis e ajudar a garantir que encontra o gatinho com uma personalidade certa para si.

Gatinho ou gato adulto?

Beige kitten plays on a computer keyboardNa verdade não há nada mais fofo do que um gatinho pequenino, e é difícil resistir à tentação de trazer um para casa. Dependendo do seu nível de paciência e tolerância, deve ceder a essa tentação. Embora possam ser muito divertidos, os gatinhos também são muito desafiantes à medida que descobrem o mundo que os rodeia e desenvolvem as suas personalidades. Se não tiver paciência de lidar durante meses, ou até mesmo nos primeiros anos, com a indisciplina e malandrice de um gatinho, considere adotar um gato adulto. Os adultos tendem a ser mais calmos e há muito por onde escolher. Com aproximadamente os dois anos de idade, a personalidade de um gato está totalmente desenvolvida e é mais fácil ter a certeza do que está a adotar.

Agregado familiar

Quando considerar o tipo de personalidade de gato deve procurar, é importante ter em conta o agregado familiar. Se tiver crianças pequenas, por exemplo, um gatinho poderá não ser o mais adequado, a não ser que tenha imensa paciência e tempo para estar em supervisão constante de modo a proteger um gatinho frágil de pequenas mãos exuberantes. Por outro lado, alguns gatos adultos têm aversão a crianças pequenas. É importante procurar um gato que se irá dar bem com os seus filhos e que não tenha inveja da atenção que lhes dá. Se tiver filhos pequenos, provavelmente é uma boa ideia levá-los a associação de animais consigo e deixá-los brincar e interagir com o gato ou gatinho para ver como ambos se dão. Isto irá ajudar a decidir se um gato em particular se adequa aos seus filhos.

Se já tiver animais de companhia, eles também devem ser levados em conta na sua decisão. Alguns gatos preferem ser o único animal de companhia, enquanto outros dão-se bem com outros animais. Também é importante considerar como os seus animais atuais podem reagir. A Sociedade Humanitária dos Estados Unidos avisa que se tiver um cão grande com um forte impulso de caça, poderá não ser seguro trazer um novo gato para casa. Mais, se já tiver um gato, ele poderá gostar de um novo companheiro felino, ou por outro lado poderá ficar ressentido e reagir mal, provocar lutas, esconder-se ou urinar fora da caixa de areia. E claro, os pequenos animais de companhia, como pássaros, roedores ou répteis terão de ser mantidos em segurança em caso de introdução de um novo potencial predador no cenário.

Estilo de vida e área habitacional

Pense bastante no seu estilo de vida e que tipo de personalidade de gato mais se adequaria. Se estiver muito tempo afastado(a) de casa, talvez fosse indicado um gato mais independente, que não se importe de estar sozinho durante longos períodos. Por outro lado, se for caseiro(a), poderá desfrutar de um gatinho que goste de colo, que adore carícias e que o/a sigua por todo o lado. Gostaria de um gato vocal que lhe diz constantemente como se sente? Recebe muitos convidados em casa? Se assim for, um gato sociável provavelmente terá sucesso na sua casa, mais do que um gato tímido que fica ansioso na presença de estranhos.

A sua casa também devem ser um factor a ter em conta. Alguns gatos adaptam-se bem a pequenos espaços e a serem estritamente gatos de interior, enquanto outros preferem muito espaço para explorar, combater o aborrecimento e gastar energia dentro de uma casa grande.

Pelo comprido vs. Pelo curto

Embora os gatos de pelo comprido, como os do Himalaia ou Maine Coons sejam lindos de observar e agradável de acariciar, o seu pelo requer muita manutenção. Se não tem nem tempo para escovar diariamente nem orçamento para deslocações ocasionais ao groomer, provavelmente será melhor optar por um gato de pelo curto. Mas antes de descartar as raças de pelo comprido, lembre-se que a escovagem diária pode ser uma atividade agradável que favorece a ligação entre si e o seu gato.

Personalidades dos gatos de raça

Red Abyssinian kitten is playing with feather in a pink bag.Depois de identificar o tipo de personalidade de gato que procura, está na altura de procurar as raças de gatos. Para ajudar a começar, existe muita informação sobre raças de gatos online, bem como nas associações de animais locais. Tenha em consideração que existem significativamente menos raças puras de gatos do que raças de cães, e também existem menos diferenças de personalidade entre cada raça. Dito isto, as raças de gatos têm certos traços que o/a podem ajudar a tomar a sua decisão. Por exemplo, os Bengals e outras raças exóticas, como os Abissínios, são conhecidos por serem altamente enérgicos e ativos, enquanto os persas tendem a ser mais descontraídos e relaxados. De igual forma, os gatos de pelo curto americanos (American Shorthairs) não tendem a miar muito, enquanto os siameses têm a reputação de serem extremamente vocais.

Quando fizer uma pré-seleção, é uma boa ideia falar com pessoas que têm experiência com as raças nas quais tem interesse. Se não conhecer ninguém pessoalmente, pode procurar online em fóruns e grupos de redes sociais centrados em certas raças. Também é uma boa ideia falar sobre a raça com o seu veterinário, que pode alertar sobre eventuais predisposições genéticas para problemas de saúde que por vezes resultam de uma reprodução excessiva.

Criador vs. Associações de animais

Muitos gatos de raça pura podem ser encontrados em associações de animais, inclusive gatinhos, se é o que prefere. Contacte uma associação de animais local para saber que gatos estão disponíveis. Mas se estiver a planear recorrer a um criador, tenha o cuidado de investigar cuidadosamente os potenciais criadores e procure um que tenha uma boa reputação. O seu veterinário pode indicar-lhe um bom criador.

Raça pura vs. Raça indefinida

As associações de animais locais têm certamente uma grande variedade de gatos de raça indefinida disponíveis para adoção. Os gatos de raça indefinida, também conhecidos como gatos domésticos ou comuns, incluem muitas variedades que as pessoas tendem a considerar como raças de gato específicas, tais como gatos bicolor, gatos tartaruga e malhados, que recebem a sua classificação devido a característica do seu pelo em vez da sua ascendência. Se não tem preferência por uma raça em particular, um gato de raça indefinida pode ter exatamente a personalidade e o temperamento de que está à procura. Embora os gatos de raça indefinida sejam mais difíceis de prever, não é difícil saber o que esperar deles, simplesmente fale com os colaboradores da associação de animais que os conhecem. Um consultor de adoção deverá conseguir ajudá-lo(a) a escolher um gato que possua os traços que procura. A maioria das associações de animais também lhe permite visitar o gato no qual tem interesse e conhecê-lo antes de decidir sobre a adoção. Outra vantagem dos gatos de raça indefinida é que tendem a ser mais resistentes do que os de raça pura, graças ao seu conjunto de genes diverso.

Seguir estas orientações não irá garantir uma ausência completa de surpresas. Afinal de contas, os gatos são mestres em nos manter alerta, o que faz parte do seu charme. Mas se optar pelo processo de adoção, com o conhecimento sobre o que procurar num gato, a probabilidade de escolher um companheiro felino feliz e para uma casa feliz, será maior.

Biografia da colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia e blogger freelance, que escreveu este artigo sob o olhar atento de dois gatinhos que insistem em estar sempre no colo a receber mimo. Mesmo quando está a digitar.

 

Artigos relacionados

Produtos relacionados