Será que os gatos são bons com crianças?

Publicado por Christine O'Brien
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Está a pensar em adotar um amigo felino, mas questiona-se se os gatos são bons com crianças? Felizmente muitos gatos são excelentes com crianças. Eis o que deve considerar para encontrar um gato amistoso com as crianças que poderá receber na sua família.

Gatos e crianças

Então, se está a perguntar se os gatos são bons com crianças, provavelmente tem uma criança em casa, ou talvez esteja prestes a ter uma nova criança em casa. Os gatos e as crianças pequenas podem, inquestionavelmente, viver seguros e felizes juntos se adotar um gato com o temperamento certo e controlar o ambiente corretamente. Os melhores gatos para crianças são gentis, amistosos e pacientes. Embora se afirme que muitos gatos são rabugentos, isto deve-se frequentemente ao facto de serem mal compreendidos. Na verdade, a maior parte dos gatos são animais de companhia amorosos.

Segundo a Mis animales, ter um animal de companhia como um gato pode influenciar positivamente a saúde física e emocional de uma criança, bem como o seu desenvolvimento e bem-estar. Os animais de companhia proporcionam uma excelente fonte de conforto para as crianças e têm demonstrado ajudar a reduzir o stress e a ansiedade. Um vínculo mais forte com um animal de companhia está também associado a uma melhor comunicação entre os adolescentes e os seus pais e amigos.

Uma mãe apresenta um gato cor-de-laranja a um rapazinho

Teste de personalidade

Para encontrar o gato que melhor se adapta ao seu lar, deverá considerar as idades e personalidades das crianças da casa.

Os gatos nervosos não tendem a encaixar bem em lares com crianças pequenas. Conforme explica o Experto Animal, os gatos tímidos podem achar estes ambientes agitados e frequentemente imprevisíveis, um local muito stressante para viver. Nestes casos, o seu gato poderá esconder-se ou desenvolver problemas como urinar fora da caixa de areia. Em vez disso, opte por um gato que seja sociável, confiante e que não se incomode com ruídos altos.

Embora divertido, brincalhão e enérgico, um gatinho normalmente não é a melhor escolha se tiver um bebé ou uma criança de tenra idade. Tal como os seus homólogos humanos, os gatinhos necessitam de muito treino. Tal como explica o Cats Protection, os gatinhos ainda estão a aprender a usar as suas garras e podem brincar de forma agressiva, o que pode resultar em ferimentos na criança. Os gatinhos também poderão assustar-se com o comportamento imprevisível ou ruidoso de uma criança pequena, que ainda não compreende que o gatinho não é um brinquedo macio e fofo!

Os gatos jovens e adultos com um temperamento enérgico são ótimos para crianças a partir dos quatro anos de idade, mas não necessariamente para crianças com três anos ou menos. Os gatos adultos enérgicos podem não tolerar as brincadeiras de crianças muito pequenas e podem atacar se a criança perturbar o seu descanso ou os prender inadvertidamente enquanto tentam interagir.

Não descarte a ideia de adotar um gato sénior. Os gatos mais velhos podem ser excelentes companheiros para crianças ligeiramente mais velhas, que apreciarão o seu desejo de se enrolarem num colo quente e são capazes de compreender e responder às necessidades específicas de um gato mais velho.

Conselhos para a adoção

Inclua as crianças no processo de adoção, começando por procurar em conjunto no website de uma associação e nas páginas dos meios de comunicação social. No entanto, antes de escolher um gato, leve toda a família a visitar uma associação de animais. É importante ver como as crianças e o gato reagem uns aos outros.

Faça muitas perguntas aos colaboradores e voluntários da associação sobre os gatos que lhe interessam. Algumas perguntas que poderá querer fazer incluem:

  • Como é que o gato se dá com as pessoas?
  • É social ou tímido?
  • Já interagiu com crianças anteriormente?
  • Apresenta algum sinal de agressão, medo ou excesso de excitação?

Especifique o estilo de vida da sua família — calmo e tranquilo, animado e barulhento ou algo no meio — para que os colaboradores da associação possam ajudá-lo a encontrar o melhor gato para o seu lar.

Não se surpreenda se na associação também lhe colocarem muitas questões. Não se esqueça de que estes se preocupam com o bem-estar dos gatos ao seu cuidado, e querem ter a certeza de que a sua família é a escolha certa. Afinal, ninguém quer estar na triste situação de ter de devolver o gato à associação porque não é adequado para a sua família.

Os melhores gatos para crianças

Seguem-se algumas das raças de gatos mais amistosas, que são adequadas para uma família com crianças pequenas:

  • A Mis animales afirma que os gatos Siameses são barulhentos e extrovertidos. Estes gatos sociáveis adoram fazer parte da família, demonstram uma lealdade incrível para com os seus tutores e adoram brincar com as crianças.
  • Ragdoll: conhecidos pela sua natureza pacata, os gatos Ragdoll adoram a sua família e brincadeiras interativas. Uma vez que são bastante ativos, são bons para lares com crianças um pouco mais velhas. Também se adaptam muito facilmente a mudanças.
  • Birmanês: esta raça é a mais meiga e amistosa. O Experto animal descreve os gatos Birmaneses como “companheiros maravilhosos com muito amor para dar”. Adoram brincar e são pacientes e tolerantes com as crianças, o que faz com que sejam animais de companhia fantásticos. Como benefício adicional, os gatos da raça Birmanês têm um miar suave e tranquilo, o que significa que é menos provável que acordem a criança na hora de dormir.

Embora esta lista lhe dê uma boa indicação de temperamentos baseados em raças, saiba que também é possível encontrar gatos maravilhosos numa associação. Mesmo que não saiba exatamente qual a raça de um gato, isso não significa que não possa ter uma boa noção da sua personalidade durante a visita à associação com as crianças.

Levar o seu gato para casa

Portanto, já chegámos à conclusão que alguns gatos podem ser excelentes companheiros para lares com crianças, mas também é importante preparar-se antes de levar o seu gato para casa. É extremamente importante ensinar as crianças a interagir em segurança com o gato. Dê tempo ao seu gato para se habituar ao seu novo ambiente. Se o seu gato for extremamente sociável, perfeito! Se parecer inicialmente inseguro, não se esqueça de lhe dar muito espaço, incluindo um esconderijo próprio. Permita que o gato se familiarize lentamente com os seus novos companheiros de casa para ajudar a facilitar a sua transição.

A adaptação a novos ambientes pode ser stressante para os gatos e, como consequência, podem desenvolver problemas digestivos ou urinários quando os leva para casa. Se verificar que o seu gato apresenta estes problemas, fale com o seu veterinário para ver se existem quaisquer problemas de saúde subjacentes que precisem de ser abordados e se existem tratamentos que possam ajudar.

O tempo que passar a procurar os melhores gatos para crianças e como preparar a sua família para um gato irá valer muito a pena quando conseguir ver o seu filho e o seu gatinho a formarem um laço de amor e duradouro.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

 

Revisto pela Dra. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados

Produtos relacionados