Acolher um cachorro: um guia de preparação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Barbara Shannon acolheu cães de organizações de resgate durante anos e apaixonou-se por cada um deles. Mas os seus favoritos? Os cachorrinhos trapalhões.
"Podem dar muito trabalho, mas é tão agradável vê-los crescer e a desenvolverem as suas personalidades", diz Shannon, que vive em Erie, PA. "É preciso muito amor e tempo, mas é a melhor experiência.
Se está a pensar em acolher um cachorro pela primeira vez e não está certo que é algo para si, saiba que embora possa ser desafiante, é com certeza uma experiência gratificante.
Porque é que as associações de animais recorrem ao acolhimento de cachorros
Recrutar voluntários para acolher cães nas suas casas até que possam ser adotados, pode ajudar as associações de várias formas. Algumas organizações de resgaste não têm um edifício físico para alojar os cães, enquanto outras podem não ter espaço para os animais que precisam de ajuda nas suas comunidades. O acolhimento temporário pode beneficiar os cães, permitem-lhes adaptarem-se a viver numa casa de família pela primeira vez e/ou retira-os do stress de viver com outros animais.
Shannon acolheu cachorros da organização The Humane Society of Northwest Pennsylvania, localizada em Erie, PA. A Diretora de uma associação, Nicole Bawol, diz que dá prioridade ao acolhimento de cadelas gestantes e animais muito jovens.
"Uma associação pode ter um ambiente barulhento e stressante", diz Bawol. "Também há sempre cães a entrar e a sair, o que é uma portas de entrada para doenças, e os cachorros, tal como os bebés, são mais suscetíveis a apanhá-las."
Bawol diz que outro motivo pelo qual a associação dá prioridade ao acolhimento de cachorros e gatinhos é a importância da socialização. Por exemplo, a associação recebeu recentemente cachorros resgatados de uma casa por denuncia de crueldade. Os cães com quatro meses de idade não socializavam e exibiam comportamentos agressivos, mas conseguimos dar a volta à situação quando foram viver para um local seguro, diz ela.
"É nessas alturas que vê realmente o poder do acolhimento, pode levar um animal muito tímido e colocá-lo numa casa dinâmica e em algumas semanas, ele poderá ser um animal animado", diz ela.
O que esperar como família de acolhimento de um cachorro
Se quer saber como acolher um cachorro, ajuda ser um tutor experiente, disposto a limpar a sujidade e ter um conhecimento das condições de saúde básicas às quais deve estar atento. Tem de ter tempo diário para, alimentar, passear e brincar, reserve mais tempo do que dedicaria ao seu próprio cão, para as atividades com o cachorro acolhido caso necessite de ajuda comportamental ou médica adicional.
Tratar dos cachorros, especialmente os que vêm de contextos difíceis, pode ser uma tarefa que exija tempo. Shannon é reformada, por isso pode estar em casa com os cães que acolhe grande parte do dia. Mais recentemente, acolheu uma cadela que veio com dois filhotes de duas semanas de idade.
"Eram saudável, por isso, a minha tarefa era principalmente ajudar a mãe nas primeiras semanas com tudo o que pudesse", diz ela. Mas quando os cachorros cresceram e se tornaram mais independentes, a sua casa teve de ser modificada para ser à prova de cachorros.
"Os cachorros roem tudo", diz ela. "Por isso, é importante ter um ambiente seguro para eles".
Após sete semanas na sua casa, os cachorros regressaram a associação, onde, através das redes sociais, foram adotados num par de horas.
"Geralmente, não temos dificuldade em adotar cachorros, especialmente cachorros de raça pequena, que são adotados quase imediatamente", diz Bawol.
O custo do acolhimento
A maioria das associações fornece alguma assistência às famílias de acolhimento. Por exemplo, muitas associações de animais pagam quaisquer cuidados veterinários. Outras fornecem ainda mais. A associação de Erie onde Bawol e Shannon trabalham, por exemplo, fornece tudo desde alimentação e trelas a brinquedos e camas.
No mínimo, enquanto família de acolhimento, deve esperar o seguinte:
- Muita lavagem de roupa: Deve planear mudar e lavar a roupa da cama uma vez por dia quando tem uma cadela com cachorros, diz Shannon.
- Muito tempo e trabalho: Mesmo os cachorros saudáveis precisam de muito tempo e atenção. Por vezes, numa ninhada há um ou dois cachorros que precisam de cuidados especiais, como alimentar por biberão, o que faz com que cuidar deles exija ainda mais tempo, diz Bawol.
- Disponibilizar espaços seguros: À medida que os cachorros crescem e se tornam mais aventureiros, deve fechá-los num espaço por motivos de segurança quando estiver fora de casa ou envolvido(a) noutras tarefas domésticas. Este espaço fechado deve ser um "quarto para os cachorros" designado com uma grades para bebés na porta ou algum tipo de cerca grande para cães.
Mas mais importante ainda?
"Precisa de muito amor e tempo para acolher um cachorro ou cão", diz Shannon.
Requisitos para o acolhimento
Embora cada associação e organização de resgate tenha diferentes protocolos em vigor para aprovar as famílias de acolhimento, a maioria exige a leitura e assinatura de documentos e, pelo menos uma verificação dos antecedentes básicos. Alguns são mais exigentes.
A Humane Society of Northwestern Pennsylvania, por exemplo, exige que os candidatos preencham formulários, sejam submetidos a uma verificação dos antecedentes e realizem um processo de entrevista e visita a casa antes da aprovação.
"Algumas pessoas acham que somos demasiado rigorosos, pois é um trabalho de voluntariado, mas somos responsáveis pelo bem estar destes animais e levamos isso a sério", diz Bawol.
Para Shannon, o tempo e esforço de acolher cachorros vale a pena, especialmente quando sabe que os cães foram adotados.
"Claro que é sempre difícil dizer adeus", diz ela. "Só tenho de me lembrar que sou apenas um passo no seu percurso para encontar o seu lar permanente".
Por isso, se tiver interesse em acolher cachorros ou cães com necessidades especiais, fale com a sua associação local para saber existe algum programa no qual pode participar. A duração do acolhimento varia com base nas necessidades dos cães, e poderão passar meses até aparecerem cães que necessitem de acolhimento, por isso, garanta que está sempre preparado(a). A alegria que o acolhimento pode proporcionar é indescritível e pode desfrutar de assistir ao crescimento dos cães como se fossem os seus próprios.
Biografia da colaboradora
Kara Murphy
Kara Murphy é uma escritora freelance e tutora de animais de companhia que vive em Erie, Pa. Tem uma goldendoodle que se chama Maddie.