Começar a usar coleira e trela
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Coleira e Trela
Apesar de faltar algumas semanas até que possa passear o seu cão com trela (antes das vacinas deve sempre levá-lo ao colo para evitar qualquer infeção), pode começar a habituá-lo à coleira ao passeá-lo em casa.
Que tipo de coleira?
A primeira coleira do seu cachorro deve ser de fivela e não de corrente ou deslizante. Ao colocá-la, certifique-se que consegue colocar dois dedos entre a coleira e o pescoço do seu cão. É importante verificar com regularidade, o tamanho da coleira uma vez que o crescimento de um cachorro é muito rápido.
Quando colocar a coleira?
Escolha um momento agradável para colocar a coleira, por exemplo quando o seu cão estiver a comer, a brincar ou sair de casa. Deve estar preparado para o facto de ele quer tirá-la com as patas. Ignore-o e elogie-o quando parar. Depois de algum tempo, distraia-o com algo agradável e tire-lhe a coleira e volte a colocá-la novamente passado algum tempo.
Habituar-se à coleira
É normal que só passado alguns dias é que o seu cão se habitua à coleira. Quando ele começar a ignorar a coleira pode deixá-la ficar permanentemente. Há duas coisas importantes que se deve lembrar; A primeira é que, nesta fase, os cachorros crescem muito rápido e por isso não deve apertar muito a coleira; a segunda é que nas primeiras vezes que o for passear à rua, existe uma grande probabilidade de fugir e perder-se, por isso é importante colocar uma chapinha de identificação na coleira. Mais tarde, quando o seu cão se habituar à coleira, comece a habituá-lo à trela.
Hora de começar a usar trela
Para se habituar à trela pode deixá-lo puxar durante algum tempo. Ocasionalmente, deve pegar na trela e ficar quieto quando o seu cão estiver a puxar. Desta forma, o seu cachorro irá aprender que a trela não é significado de ir para onde quiser porque está ligado a si. Quando aprender a ficar quieto, deve elogiá-lo e depois deixá-lo ir.
Chapinha de identificação
Como mencionado anteriormente, é importante o seu cachorro tenha uma chapinha de identificação na coleira com as informações dos tutores, para o caso de se perder. No entanto, também existem outras formas muito úteis de garantir que o seu cachorro volte para casa são e salvo. Leia o artigo acerca da colocação do microship.